Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Incompetente ou negligente?


Na capital da São Paulo e região ninguém contrai Febre Amarela, se não viajar para fora dali.

Quanto houve o "alerta amarelo", uma campanha do PIG de vacinação em massa, o secretário de saúde de São Paulo, Januário Montone (um homem ligado a José Serra - na foto ao lado de Kassab), foi no mínimo negligente.

Para quem mora na cidade de São Paulo, somente quem viaja para regiões endêmicas ou de transição deveria vacinar. Outros não deveriam ter se vacinado, porque além de desnecessária, algumas raras pessoas sofrem efeitos colaterais.

O Ministro da Saúde fez um pronunciamento na TV esclarecendo.

O secretário de saúde da prefeitura de São Paulo, também deveria ter feito uma campanha esclarecedora, sobretudo nos postos de saúde SOB SEU COMANDO, onde era oferecida a vacina.

Januário Montone ficou calado.

Ou é incompetente para ocupar o cargo, pois o programa de monitoração e controle Nacional da Febre Amarela é amplamente conhecido pelas autoridades de saúde há muito tempo, e implementado junto às prefeituras há anos.

Ou foi negligente. Não sabemos se foi negligente de propósito, para faturar politicamente uma possível crise fabricada no noticiário para desgastar o governo federal.


Por conta dessa negligência, uma senhora de 79 anos faleceu devido a efeitos adversos da vacina (causa já comprovada).

Outro caso de óbito, da enfermeira Marizete Borges de Abreu, 43 anos, ainda está em investigação, para confirmar, mas pelos sintomas, tudo indica que também foi decorrente da vacinação contra-inicada.

Nenhuma das duas iria viajar para fora de São Paulo.

Seja por incopetência ou negligência, um prefeito sério já teria demitido este secretário.

Porém o prefeito de São Paulo é Gilberto Kassab. O último cidadão que reclamou em um posto de saúde, foi escorraçado aos gritos pelo prefeito.

Estas senhoras, infelizmente, sequer podem reclamar mais. Mas alguém tem que se responsabilizar perante as famílias das vítimas, pelo descaso no atendimento dos postos de saúde.

A ficha do secretário sde saúde é a seguinte:

Ex-presidente do Fundo Nacional de Saúde, Januário Montone, 49 anos, trabalhou com José Serra no Ministério da Saúde e foi o primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Associou o Brasil ao Fundo Rotativo de Imunobiológicos da Organização Pan-americana de Saúde - OPAS, e iniciou a integração da Funasa ao Sistema Único de Saúde - SUS, acelerando o processo de descentralização das unidades de saúde e saneamento.

Com essa bagagem de conhecimento no Ministério da Saúde, não dava para ser omisso diante de uma campanha alarmista promivida pelo PIG.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração