Pages

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Morre em São Paulo a primeira vítima de Eliane Cantanhêde

- Eliane Cantanhêde, colunista
da Folha de S. Paulo, casada
com um publicitário do PSDB.
"Se na remota hipótese de alguém morrer por tomar desnecessariamente a vacina a Sra.Eliane Cantanhêde vai se responsabilizar? Ou vai culpar o governo de novo?

Em vez de focar nos inúmeros problemas reais do nosso sistema de saúde, a imprensa prefere criar factóides que em nada ajudam a população."

A Folha de São Paulo, que faz terrorismo anunciando em manchetes de capa quando se trata de culpar o governo Lula pela frebe amarela, ontem, publicou, bem escondido, somente para seus assinantes, essa matéria aqui em que diz."Enfermeira que entrou em coma após imunizar-se contra febre amarela tem doença auto-imune e usa corticóides continuamente" e ainda: A enfermeira Marizete Borges de Abreu, 43, que está em coma em um hospital de São Paulo com suspeita de febre amarela vacinal, tinha ao menos três contra-indicações para a vacina: é portadora de lúpus -uma doença auto-imune-, usa corticóide continuadamente e não pretendia viajar para áreas de risco".

Terror causado pela Folha...

A dona Eliane Cantanhêde, não fez esse alerta. Ela dizia sim que todos poderiam morrer caso não se vacinassem. Está aqui, leiam . E aqui, olha o que a dona escreveu..."Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo! A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e pode ser fatal..Senão, Lula, o aedes aegypti vem, pica e mata sabe-se lá quantos neste ano --e nos seguintes.". E-mail: elianec@uol.com.br


A imprensa faz sua primeira vítima


Morreu a enfermeira Marizete Borges de Abreu, 43, que estava internada em São Paulo com suspeita de febre amarela vacinal. Em coma desde sábado no Hospital Geral de São Mateus, ela teve falência múltipla dos órgãos. Segundo o hospital, a paciente tomou a vacina contra a febre amarela no último dia 17. Ela não ia viajar para nenhuma área de risco e não necessitaria ser vacinada. De acordo com a Secretaria de Estado da saúde, amostra do sangue da paciente foi coletada e encaminhada ao Instituto Adolf Lutz para esclarecer as causas da sua morte. Não há previsão de data para os resultados ficarem prontos.

A mulher era funcionária do hospital e trabalhava como encarregada de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela estava internada em estado grave desde o último sábado e respirava com a ajuda de aparelhos. De acordo com o médico infectologista Paulo Olzon, cerca de 5% das pessoas vacinadas apresentam efeitos colaterais. Os mais comuns são febre alta e dores pelo corpo. "Os efeitos se assemelham aos sintomas da gripe, duram cerca de quatro dias e passam com repouso", explica o médico.

Complicações mais graves, no entanto, afetam uma em cada 200 mil pessoas vacinadas. "A encefalite, que é uma inflamação no cérebro, é um dos efeitos colaterais mais sérios, assim como o comprometimento progressivo de fígado e rins". [+]

Secretarias investigam casos de reações à vacina

As secretarias de Estado da Saúde investigam os casos de pessoas suspeitas de terem ficado doentes após tomarem a vacina contra a febre amarela. Ao todo, 39 pessoas apresentaram manifestações leves, como erupções na pele e febre, de acordo com as secretarias.Já os casos de suspeita de reação grave à imunização são três, segundo informações disponibilizadas até agora por secretarias. Em dois deles, registrados em Goiás e São Paulo, há suspeita de que os pacientes tenham recebido a vacina indevidamente.

A secretaria de Goiás investiga uma morte de um vigilante da Universidade Federal do Estado que mesmo já com danos no fígado causados pela hepatite B recebeu a vacina. O caso, que chegou a ser registrado como de febre amarela silvestre, é acompanhado pelo Ministério da Saúde. Especialistas do Instituto Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz farão uma análise do vírus da febre amarela encontrado no corpo do paciente, para saber se é proveniente da vacina, que é feita com o vírus atenuado. Em Brasília, uma mulher está internada em coma, com suspeita de reação vacinal e em Mato Grosso do Sul a morte de um homem também e investigada.

Não vi até agora nenhum jornal mostrar a incidência da febre amarela nos últimos 10 anos para uma comparação. Repare na média de casos do período FHC e Lula, será por isso que ninguém mostra os números?

1996 - 15 casos
1997 - 3 casos
1998- 34 casos
1999 - 76 casos
2000- 85 casos e 42 mortes
2001 - 41 casos e 22 mortes
2002 - 15 casos e 6 mortes
2003 - 64 casos e 22 mortes - obs: 58 dos casos diagnosticados na região sudeste, principalmente MG
2004 - 5 casos e 3 mortes
2005 - 3 casos e 3 mortes
2006 - 2 casos e 2 mortes
2007 - 6 casos e 5 mortes
(fonte : Min.Saúde)

Todos esses casos são da forma de transmissão em área silvestre da febre amarela. Desde a década de 1940 que não há relatos da transmissão urbana da febre amarela. Veja bem, transmissão em zona urbana é diferente de diagnóstico em zona urbana. A forma silvestre é endêmica pincipalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste e se comporta de forma cíclica, com surtos a cada 5-7 anos

Colaboração de Rosane Franco

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração