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domingo, 29 de junho de 2008

Pesquisa mostra Dilma como a mais conhecida.Eleitor elogia ação social do Presidente,43% querem terceiro mandato

Ministra já empata com Marta Suplicy, candidata do PT à Prefeitura, nas intenções de voto ao Planalto e 62% podem apoiar nome indicado por Lula

Dos 37 ministros do governo Lula, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), é a mais conhecida da população e está tecnicamente empatada com Marta Suplicy, candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, nas simulações de intenção de voto para a Presidência, em 2010. Pesquisa realizada pelo Vox Populi em todo o País, sob encomenda do PT, revela que Dilma tem de 8% a 9% das preferências, dependendo do cenário. Marta, por sua vez, obteve de 8% a 10% quando seu nome foi posto à prova para a eleição ao Planalto.

Feito para avaliar a imagem do PT, do governo e de potenciais candidatos à Presidência, o levantamento mostrou que 62% dos eleitores podem votar no candidato apoiado pelo Presidente Lula. Desse total, 21% votariam "com certeza" e 41%, "dependendo do candidato". Conclusão: não apenas o presidente é um bom cabo eleitoral, mas também Dilma - sua favorita para a sucessão ao Planalto- ganhou musculatura política. De quebra, a pesquisa exibiu a recuperação do PT, apontado como partido "forte" por 76% dos entrevistados.


O tamanho da transferência de votos de Lula subiu, acompanhando o aumento de sua popularidade. Em abril de 2007, apenas 14% cravavam com certeza a escolha de um candidato indicado pelo presidente. Já o patamar dos que não apoiariam o concorrente chapa-branca diminuiu pela metade: eram 20% no ano passado e hoje são 10%.

Embora Dilma apareça na frente na lista dos auxiliares de Lula, o grau de desconhecimento da equipe é grande. Quando os entrevistadores pediram a identificação espontânea dos ministros de Lula, 75% não souberam dizer nenhum nome. O segundo mais lembrado depois da chefe da Casa Civil foi o ministro da Cultura, Gilberto Gil. Apesar de ser filiado ao PV, Gil é visto como ministro do PT. A pesquisa, feita entre os dias 22 e 25 de maio, ouviu 1.800 pessoas em 153 municípios, incluindo a zona rural.

Os resultados do levantamento animaram Lula e vão orientar a estratégia do Planalto e do comando petista. Nas campanhas municipais - tidas como o primeiro teste para a eleição presidencial de 2010 -, o partido vai associar a imagem de seus concorrentes ao desempenho do governo, amparado em dois pilares: programas sociais e política econômica. Com essa tática, quer dar um caráter plebiscitário à disputa, de aprovação ou rejeição a Lula.

Na opinião de 65% dos entrevistados, o PT deve ter candidato próprio à Presidência, embora partidos que integram a base aliada do governo no Congresso, como o PSB do deputado Ciro Gomes (CE), sonhem com a bênção de Lula. Mesmo assim, 54% juram não ter preferência partidária. Dos que têm posição ideológica definida, 25% escolheram o PT como legenda favorita. O PMDB aparece bem atrás, em segundo lugar, com 7%, seguido pelo PSDB, com 6%, e pelo DEM, com 2%. Tanto o PDT como o PTB foram citados por apenas 1% e todos os outros partidos somaram 5%.

Para 57% dos eleitores, a atuação do partido de Lula na política é positiva, enquanto 25% a consideram "mais ou menos" e 12%, negativa. Além disso, 63% acreditam que, de maneira geral, a legenda "ajuda o Brasil a crescer".

"A pesquisa reforça nosso sentimento de que o PT e o presidente Lula são forças políticas capazes de pautar a disputa política entre a continuidade da mudança e o retrocesso no projeto nacional, com óbvios impactos eleitorais", argumenta Berzoini.

Ao medir o recall das agremiações, a pesquisa realizada pelo Vox Populi constatou, ainda, que o PT é o partido mais lembrado pelos eleitores, com 36% das opções. Em seguida vêm o PMDB (22%) e o PSDB (15%). O DEM, que faz oposição ferrenha ao governo, ocupa o quarto lugar, com 4%, em situação de empate com o PDT. O trio formado por PSB, PTB e PV também tem o mesmo porcentual de lembrança, na casa dos 2%

Eleitor elogia ação social do presidente

"Qual foi a melhor coisa que Lula fez?"

A resposta a essa pergunta, feita em pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, indica que a percepção dos eleitores sobre o governo do PT é amparada em dois eixos. Dos 1.800 entrevistados, 34% escolheram os programas sociais e 20%, a política econômica como os mais vistosos feitos do presidente.

No bloco social, o programa Bolsa-Família foi citado por 27% e é responsável por grande parte da popularidade de Lula. Mesmo assim, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias - que coordena o Bolsa-Família -, é conhecido por uma parcela de apenas 1% dos eleitores.

A pesquisa do Vox Populi mostrou que as regiões mais pobres do País dão mais importância às políticas sociais, enquanto o sul e o sudeste, mais desenvolvidos, mencionam a estabilidade econômica como a conquista mais relevante.

Nesse capítulo, os entrevistados aplaudiram o controle da inflação, os reajustes salariais e o pagamento da dívida externa. Os três itens, porém, aparecem em situação de empate técnico com criação de empregos e investimentos em educação, lembrados por 6% dos consultados.

A pesquisa quis saber também se os eleitores votariam em Lula mais uma vez, se houvesse a possibilidade de ele se candidatar em 2010: 43% responderam que "com certeza", 19% disseram que poderiam votar e 32% não o escolheriam. O porcentual dos que não souberam ou não responderam a essa questão ficou em 7%. . Com informações do jornal O Estado de S.Paulo

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