Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As duas caras da Marina Silva

O SÚBITO INTERESSE, de alguns meios de comunicação e de setores empresariais poderosos, pela candidatura da senadora Marina Silva, recomenda aos nacionalistas brasileiros alguma prudência. A militante ecológica é apresentada ao país como a menina pobre, da floresta profunda, que só se alfabetizou aos 16 anos e fez brilhante carreira política. Tudo isso é verdade, mas é preciso saber o que pensa realmente a senadora do Brasil como um todo.

Convém lembrar que a senhora Silva (que hoje se vale do sobrenome comum para atacar Dilma Rousseff) esteve associada a entidades internacionais, e recebeu o apoio declarado de personalidades norte-americanas, como Al Gore e o cineasta James Cameron.

James Cameron, autor de um filme de forte simbolismo racista e colonialista, Avatar, intrometeu-se em assuntos nacionais e participou de encontro contra a construção da represa de Belo Monte. A respeitável trajetória humana da senadora pelo Acre não é bastante para faz er dela presidente da República. Seu comportamento político , ao longo dos últimos anos, suscita natural e fundada desconfiança dos brasileiros.

Seus admiradores estrangeiros pregam abertamente a intervenção na Amazônia, “para salvar o mundo”. Não são os ocupantes do vasto território que ameaçam o mundo. São as grandes potências, com os Estados Unidos de Gore em primeiro lugar, que, ao sustentar grandes e bem equipados exércitos, pretendem governar todos os povos da Terra.

Al Gore, que festejou a candidatura verde, é o mesmo que pron unciou, com todas as sílabas, uma frase reproduzida pela imprensa: “Ao contrário do que os brasileir os pensam, a Amazônia não é só deles, mas de todos nós”. Desaforo maior é difícil. Ninguém, de bom senso , quer destruir a Natureza, e será necessário preservar a vida em todo o planeta, não só na Amazônia.

A senadora Marina Silva tem sido interlocutora ativa das ONGs internacionais, tão zelosas em defender os índios da Amazônia e desdenhosamente desinteressadas em ajudar os nativos da região de Dourados, em Mato Grosso do Sul, dizimados pela doença, corrompidos pelo álcool e, não raras vezes, assassinados por sicários. Argumente-se, em favor da senadora, que o seu fervor quase apostólico na defesa dos povos da Floresta dificulta-lhe a visão política geral.

Mas seu apego a uma só bandeira, a da ecologia radical, e o fundamentalismo religioso protestante que professa, reduz em as perspectivas de sua candidatura. Com todos os seus méritos e virtudes, não é provável que entenda o Brasil em toda a sua complexidade, em toda a sua inquietude intelectual, em toda a sua maravilhosa diversidade regional. As conveniências da campanha eleitoral já a desviaram de alguns de seus compromissos juvenis.

Esse seu pragmatismo está merecendo a atenção do ex-presidente Fernando Henrique, que pretende um segundo turno com a aliança entre Serra e Marina. Como sempre ocorre com os palpites políticos do ex-presidente, essa declaração é prejudicial a Serra e, provavelmente, também a Marina. Ela, vista por muitos como inocente útil daqueles que nos querem roubar a Amazônia, é vista pelo ex-presidente como inocente útil da candidatura dos tucanos de São Paulo .

É possível desculpar a ingenuidade na vida comum, mas jamais aceitá-la quando se trata das razões de Estado. José Serra poderia ter tido outro desempenho eleitoral, se tivesse desouvido alguns de seus aliados, como Fernando Henrique, que lhe debitou a política de privatizações, e Cesar Maia, que lhe impôs o inconveniente e troglodita Indio da Costa como vice. O apego de Marina a uma só bandeira e o fundamentalismo religioso não a ajudam. Jornal do Brasil

12 Comentários:

IV Avatar disse...

Para Marina a riqueza do pre-sal não pode ser explorada pq polui
A Petrobrás também polui
Hidrelétricas agridem o meio ambiente e por isso devem ser paralizadas
Vamos voltar pra mata amazônica então
Ah, como a mata amazônica vai ser internacionalizada por Marina, sobra o que pros brasileiros então
Como diz o Plinio, a Marina deve um ecocapitalismo tosco

Anônimo disse...

No RS haverá feriadão de Finados sem necessidade de 2° turno. É Dilma e Tarso no 1° turno. Vamos curtir o Feriadão sem nova Votação.
Osvaldo Trevisan

eliz disse...

Marina não me transmite confiança de umna administração eficiente e capaz. Ela iria governar com quais partidos????

alex disse...

Helena ... Zé .. Blognautas
Por aqui, tudo calmo. Só cantorias.

Esse negócio de bala de prata e coisa da cabeça de vcs!!!

SERRA CANTA LIG LIG LIG LIG LÉ ...LIG LIG LIG LIG LÉ

http://www.youtube.com/watch?v=XuLwsJCWHeg&feature=player_embedded

Airton disse...

Marina é totalmente despreparada para ocupar o cargo máximo do país.
Ela é uma pessoa facilmente manipulável e colocaria nossa soberania em risco.

http://metalcadente.blogspot.com/2010/09/serra-e-os-companheiros-de-campanha.html

Paulo Gondim disse...

Não sei porque tanta preocupação com a MARINA. Nem seu vice, que declarou 359 e tantos milhões no TSE, como patrimônio, foi capaz de lhe oferecer um kit beleza, com um batom,um blanche e um lapis para os olhos. Imagine os demias empresários... Daí, suas manifeestãções distorcidas da realidade. Foi candidata para fazer o "serviço sujo do Serra", segundo seu partido. Nem isso conseguiu fazer. Vai ter alguns holofotes até dia 03/10, após as apurações. Daí para frente, vai continurar com o mandato de senadora, que o PT não reivindicou, até por piedade. sen A partir de março/11, ibernará no esquecimento natural de todos os traidores. Resumindo: Marina jogou todo seu curriculo no lixo. Traiu sua primeira religião, traiu seu partido político e embarcou numa canoa furada. Acho que nem sua religião a quererá mais. Tenho minhas dúvidas....Em política não há espaço para traidores. É a regra.

Ferrugem¹³França disse...

Segundo o DIAP, o PV deve eleger no máximo 1 Senador dos 81 e no máximo 18 deputados federais dos 513.
Pergunto. Como ela vai Governar???
Já sei, no primeiro deslize, Xô Marina e assume o Bilionário.

Saudações

mariazinha disse...

texto de Mauro Santayna:

As duas faces da candidata

Jornal do Brasil
Este texto de Santayana está esplêndido. Pinta d. marina como a vejo, uma pobre coitada em busca do poder de LULA; só que ela nunca se parecerá com ELE. Só tem seu sobrenome e, isto, não a qualifica. Além de tudo é uma grande traíra. ECO!

alexandre disse...

O texto aí é do grande Mauro Santayana.
O PIG alardeou qua a Gisele bundchen e o mega hipócrita Pedro Simon apoiam Marina silva.
mauro Santayana não apoia Marina silva. nem eu.

ABEL disse...

olha eu sou evangelico, voto em Dilma, leio todos dias esse blog e acho uma maravilha, mas essa materia que fala de Marina eu nao achei de acordo dizer que o nao desenvolvimento eleitoral dela é por causa do fundamentalismo religioso.
mas admiro muito Marina e nao vou votar nela por sou do pt, a prefeita da cidade é do pt e sou amigo de Walter Pinheiro (candidato ao senado pela Bahia), trabalho no gabinete aqui e sei o que o governo Lula representa para o meu municipio, eu nao concordei com a opniao de Marina quando ao aborto e casamento homossexual, mas admiro muito ela

JM Produções disse...

Na minha fé cristã evangélica me considero fundamentalista, como tal tento preservar as idéias básicas do cristianismo, não vejo nisso um algo que me impeça de ter idéias e ideais que contribuam para o bem comum, concordo que a candidata Marina tem sido usada como "inocente útil", porém considero um preconceito velado e não concordo que sua fé seria obstáculo para ela traçar metas e um plano de governo que contemple os brasileiros como todo. Voto na Dilma porque sou eleitor do Lula e como a maioria dos brasileiros vejo que ele tem sido o melhor presidente que eu vi governar nos meus 46 anos. Voto na Dilma pela promessa de continuidade que ela está fazendo. Espero que todos Petistas (governantes e/ou militantes) à partir de agora falem a mesma língua, do Lula e dos anseios dos eleitores.

Bom Dilma !

Marisps disse...

Pode ser útil, mas de inocente a Bláblárina não tem nada!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração