Pages

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cunhado de Alckmin é acusado de integrar organização que troca contratos públicos por doação de campanha eleitoral


Depoimentos obtidos pelo Ministério Público de São Paulo revelam a eminência e o poder do empresário Paulo César Ribeiro em negócios sob suspeita de prefeituras do interior do Estado, entre elas a de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Irmão de Lu Alckmin, mulher do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Ribeiro é alvo de inquérito do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público. A apuração corre sob segredo.

Paulo Ribeiro, o Paulão, é apontado como lobista de uma organização que, em troca de contratos para fornecimento de merenda escolar, fazia doações em somas elevadas para campanhas eleitorais de prefeitos. Em 27 de dezembro, promotores e oficiais da Polícia Militar vasculharam dois endereços do investigado em Pindamonhangaba: a casa e o escritório do empresário sofreram batidas simultâneas, resultando na apreensão de documentos.

Sócio do Cemitério Memorial da Paz, em Pindamonhangaba, o cunhado do governador foi citado em relatos a promotores de Justiça. Seu nome consta de arquivos digitais que indicam a existência de uma suposta planilha de propina mensal - cada desembolso era tratado pelo grupo como "investimento". O acervo foi apreendido pela promotoria.

Algumas expressões codificadas foram traduzidas pelos investigadores. Em uma delas, o empresário aparece como "P. Ribeiro" ao lado da quantia de R$ 10 mil e da sigla "V27", que seria referente a contrato da empresa Verdurama Comércio Atacadista de Alimentos Ltda. com a administração municipal.

O raio de ação de Ribeiro alcança diversos municípios paulistas, de Minas e do Espírito Santo. O foco central ficava em Pindamonhangaba - administrada pelo prefeito João Ribeiro (PPS), em segundo mandato, que tem como vice Myrian Alckmin, sobrinha do governador.

Era na prefeitura da cidade, segundo a promotoria, que o lobista agia com maior desenvoltura e prestígio - ele perdeu influência à medida em que o rastreamento do Ministério Público avançou, provocando a exoneração do secretário municipal de Finanças, Silvio Serrano, em fins de outubro. Serrano seria o atalho da organização na prefeitura. Na ocasião, o prefeito João Ribeiro disse que afastou o secretário "para que não pairassem dúvidas sobre a administração". Também caiu o diretor do Departamento de Licitações, Marcelo dos Santos.

Ouvido em 30 de novembro, Genivaldo Marques dos Santos, ex-sócio diretor da Verdurama, revelou que na campanha para reeleição de João Ribeiro houve solicitação de verbas.

Em 24 de setembro depôs João Bosco Nogueira, ex-vice-prefeito entre 2004 e 2008 e tio de Myrian Alckmin. Ele declarou que "depois da eleição participou de reuniões na residência de João Ribeiro para a formação da equipe de governo". Nesses encontros, assinalou, "sempre estava presente Paulo Ribeiro, que participava ativamente".

Fundos.

À promotoria, Nogueira foi incisivo: "Afirma que Paulo Ribeiro participou da campanha angariando fundos para o seu financiamento, sendo que João Ribeiro se referia a ele como lobista. Afirma que, ao cobrar João Ribeiro a respeito da presença de Paulo nas reuniões para a formação da equipe de administração, ele justificou que Paulo o ajudou financeiramente na primeira campanha para prefeito e na campanha a deputado estadual buscando fundos junto a empresários".

Segundo Nogueira, foi o lobista quem indicou Serrano para compor o secretariado e montou a equipe do Departamento de Licitação e Compras, "formada integralmente por pessoas de fora da cidade". Ele contou que "várias vezes se deparou com Paulo no Departamento de Finanças da prefeitura, local habitualmente frequentado por ele".

Nogueira disse que, "durante o período que esteve na administração, percebeu que tudo que seria comprado ou qualquer obra a ser realizada por qualquer secretaria tinha de passar pelo secretário de Finanças, que encaminhava todo procedimento de compra ou contratação, contatando fornecedores, discutindo preços, tudo era centralizado nele, o que gerou uma hipertrofia dos poderes da secretaria".

O contrato da merenda foi alvo de Comissão Especial de Inquérito na Câmara da cidade. Três vereadores subscrevem relatório pela abertura de investigação sobre suposta omissão do prefeito. "Há que se conceder a ele (João Ribeiro) o benefício da dúvida, a resposta só pode ser dada no âmbito de uma comissão processante", diz o texto, assinado pelos vereadores Ricardo Piorino (PPS), relator, José Carlos Gomes Cal (PTB) e Isael Domingues (PSDB). Piorino, agora presidente da Câmara, recusou-se taxativamente a dar acesso aos documentos da comissão. "Os autos estão sob sigilo e disso não abro mão." A Folha esqueceu de publicar. O Estadão, milagrosamente, não

7 Comentários:

Unknown disse...

... a Justiça no Brasil tem a consciência muito cega e indiferente, não tem atitude, são Juizes tímidos de Justiça...
Assistimos o Escandalo do Resultado das Licitações das Obras do Metro de 4 Bilhões.
Assistimos o Diretor das Obras do Rodoanel, Paulo Preto que tinha Autoridade de alterar os contratos e o fez para diminuição da qualidade dos materiais e para o aumento de 268 milhões nos custos...
Assistimos o Livro do Amaury Ribeiro Junior falando das operações da Filha do SErra em Paraisos Fiscais com a Irmã do Banqueiro Daniel Dantas...
Assistimos o Juiz Gilmar Mendes tirar as algemas e libertar o Banqueiro Daniel Dantas...
Assistimos o Serra Ligar para o Gilmar Mendes no Tribunal...
Quantos Cacciolas temos mantidos no anonimato protegidos e blindados pela Mídia.
O Senador eleito de São Paulo que pegou 300 mil com Paulo Preto para comprar um apartamento pra ele, isso Pode?
Os Escandalos das CPIs que a Câmara de SP não deixa serem feitas, deveriam ser investigados pelo Judiciário, MP, PF e cada um cidadão Brasileiro.
Tinha de ser feito algo para evitar mais roubo no Brasil.
Vejo o Boris Casoy e a OAB, preocupado com o Passaporte Diplomático do Filho do Heróico LULA de 87% de aprovaçãopelo Povo, que ele nem usou.
Isso é uma vergonha.
Tinham de investigar a OAB para ver que vantagem eles tem em impedir com suas Provas de Selkeção, o Direito dos Advogados Formados exercerem a Profissão. Isso deve de ser inconstitucional pois fica desigual, desrespeitoso e desumano com o Profissional diante de toda a Nação, que agora com o sucesso do Governo LULA que matou a Fome de 500 anos, quer ser Livre para sempre.
Eles estão fazendo tudo para para retrocederem o Brasil.
Eles acusavam a Dilma de assassinatos. Eles acusaram Anita Garibaldi e o Giusepe Garibaldi.
Eles acusarem o Tiradentes e o Che Guevara.
Eles acusaram Zumbi, Pagu, Laura Brandão, Olga, Luiza Mahim, Zeferina e Maria Felipa. Agora estão acusando o Cesare Battisti que já atestou mil vezes que é inocente.
Culpado é o Cacciola que esta pra ser solto. Battisti é um Revolucionário que lutou contra as forças e Políticas Nazifascistas que avançam ameaçadoramente para a sua crucificação.
Battisti é um lutador contra os acumuladores do Capital que submetem os povos a Fome e a Miséria igual a que tivemos no Brasil e que durou 500 anos e que LULA faz acabar.
Temos de libertar o Revolucionário Barristi e botar na cadeia os Privatizadores do patrimônio da Nação.
Os maiores crimes do Brasil foram a Escravidão e as privatizações que tanto custaram pobreza, fome e sofrimentos.
Temos de abrir os olhos da Justiça e mantermos os nossos bem abertos para que não façam mais injustiças.
Abra os olhos Brasil.
A Justiça tem de enxergar os verdadeiros criminosos, para Jesus não ser mais Crucificado.
Cada inocente ou Patriota crucificado é a Jesus que estão crucificando.
Abração Amigo para todos.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>


PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS - Stf, Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

MENTEM E ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

Joao Batista disse...

Caros amigas e amigos
Voces perceberam que denuncias de falcatruas envolvendo a tucanagem só aparecem depois das eleições?? Em São Paulo, tanto a midia quanto as autoridades, agem de forma a blindar os plumados...

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

É O PARADOXO ... E A MINHA DÚVIDA ... >>

NÃO SEI SE ESSES " ASSESSORES/aspones " SÃO INOCENTES , INCOMPETENTES OU ADERENTES AO PIG /PIC E À DIREITA ??? >>

ACORDA, DILMINHA ... – Anjo da Esperança - !!!

>>padrealberto.blogspot.com

Morais disse...

Queremos que o ministério público realmente continue as investigações independente de ser cunhado do governado e que cobre do mesmo o retorno do dinheiro público além de colocá-lo uns anos na cadeia.

Neide disse...

Se o pig for fazer reportagem sobre o cunhado de ai de mim, vai ficar sem verbas. Tem q engolir seco, para não perderem as boquinhas. Já imaginaram globo, sbt, faia, estadinho e outros mostrando as falcatruas deste povo? Iam sobrevirem d q? Pensem se tivesse um parente distante da Dona MARISA, DEUS nos livre e guarde de uma hora destas. Pq o Brasil fechava as portas. Mas um dia a ksa vai cair, tenho fé em DEUS. E eu er a maioria do povo brasileiro vai dar razão a quem tem. Abaixo o pig, e avante a lei de medios.

Anônimo disse...

O cunhado do xuxu é 171.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração