Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ganância do Banco Itaú joga contra o Brasil: mesmo com lucros recordes, demitiu 4.400 trabalhadores.




O Banco Itaú-Unibanco foi o "grande" vencedor da prova de "São Pilantra" em 2011.

Trata-se de um protesto bem humorado, promovido pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (foto). O nome da competição é uma paródia à tradicional corrida de São Silvestre, também realizada no final do ano.

O bancão fez por merecer o "troféu" devido à demissão de 4.400 funcionários, na contra-mão dos lucros exorbitantes (só nos nove primeiros meses do ano, o banco teve lucros de R$ 10,9 bilhões).

No Brasil foram criados 2,32 milhões de empregos de janeiro a novembro. O crescimento da economia foi bastante bom diante do cenário mundial. Mesmo assim, bancões privados como o Itaú, agem como quinta-coluna da nação gerando desemprego sem necessidade, o que joga contra a pujança da economia brasileira, prejudicando todo o setor produtivo. 

Nada justifica essa ganância sem limites, para aumentar o já exorbitante lucro dos banqueiros às custas de mandar trabalhadores e trabalhadoras chefes de família para o olho da rua às vésperas do natal, sem justificativa.

O bancão depaupera os trabalhadores e a economia da nação, mas continua soltando polpudos patrocínios para o "Jornal da Globo", onde conta com "Bill" Waack para jamais dar esse tipo de notícia.

É hora dos brasileiros usarem seu poder de escolha e trocarem suas contas e suas poupanças para bancos que tenham mais responsabilidade social e compromisso público com o desenvolvimento nacional. (Com informações da  Rede Brasil Atual)

8 Comentários:

Anônimo disse...

Bem, a aventura de se apresentar como o banco mais sustentável durou apenas uma semana. O CONAR justificou a retirada da peça publicitária dizendo que o banco não poderia provar "que é o mais sustentável". Para o Itaú, sustentabilidade é lucro, ainda que à custa de demissões. O banco deveria saber que o capital de uma empresa também é composto por ativos intangíveis (ética, direitos humanos, solidariedade, sustentabilidade, etc.).
Ary

Reg disse...

Apesar do lucro fantástico, será que está na lista de devedores da previdência social?

Leila Farkas disse...

Essa corrida é muito boa sacada!

NA ESCUTA disse...

quero ver como vao se portar os clientes. Quanto menos funcionarios, pior o atendimento e contra o crescimento do nosso pais, como podemos nos denfender? Trocando de banco, tem muitos bancos oficiais que contribuem na agricultora e habitacao, vamos dar apoio a isso, Seu dinheuro pode ajudar muita gente sem sair do seu bolso.

Anônimo disse...

O BANCO ITAU PERDEU CREDIBILIDADE QUANDO SEUS CLIENTES FORAM ROUBADOS NO FAMOSO ASSALTO NA AV PAULISTA DAI PRA DECADENCIA TOTAL É QUESTÃO DE TEMPO.

josé lopes disse...

O Itaú publicou hoje no Globo um encarte com papel especial de duas folhas com centenas retratos. Não sei se são clientes, ou funcionários ou figurantes. De qualquer forma, podia se contar nos dedos o número de indivíduos de pele negra ou, como quiserem, de origem afro-decedente. Outra propaganda de final de ano que me deixou de queixo caído foi a do PTB. Duas dezenas de indivíduos,políticos, homens e mulheres também não havia um negro. Aparentavam ser pessoas bem sucedidas e ricas, sem qualquer identificação com o povão. Não preciso dizer mais nada tirem suas conclusões.

Rogério Martins disse...

Bem feito pro governo do PT, pelo qual eu tanto lutei. Quem mandou ficar alizando os banqueiros...? Banqueiro é isso: LUCRO, LUCRO, LUCRO... Se o BACEN fosse mais energico com os bancos e protegesse mais o povo contra a ganancia bancária, talvez essas demissões não fosse tão longe. A receita é: BANQUEIRO DEMITIU? BACEN aperta, arrocha...

Tadeu disse...

Numa provável nova política de aumento dos ganhos do banco o Itaú modificou a política de isenção de tarifas bancárias. Quem possuia certa quantia guardada na poupança estava isento da cobrança da tarifa. Esse ano quantia necessária para essa isenção simplismente dobrou. Assim o banco está há alguns meses se deliciando com tais taxas de diversas contas cujos donos haviam feito economias visando tal isenção. Não bastando isso a Itaucard deu um golpe nos proprietários de cartões de crédito que possuiam isenção de anuidade. Alegando decisão do banco central, decidiram começar a cobrar anuidades altíssimas de uma hora pra outra de pessoas que só aceitaram os cartões por serem isentos de anuidade. Espero que a imprensa e os consumidores utilizem essas informações para fazerem as melhores escolhas e divulgar à população.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração