Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Banco do Brasil derruba juros de novo. Consignado chega a 0,79% ao mês.

Com a queda da taxa básica de juros SELIC de 9,75% para 9% ao ano, o Banco do Brasil fez uma segunda rodada de cortes nas taxas de juros.

A taxa de juros mínima no crédito consignado para aposentados do INSS que já havia sido reduzido para 0,85% ao mês, caiu para 0,79%.

Eis as novas taxas divulgadas pelo BB:


Todo cuidado é pouco com banqueiros privados

Depois de resistirem no início e até tentarem sabotar, plantando notas na imprensa de que tal corte seria insustentável e levaria os bancos públicos a terem prejuízos, os bancos privados cederam, quando sentiram a perda acentuada de clientes batendo na porta.

HSBC, Santander, Bradesco e Itaú (o último a aderir) anunciaram também cortes nas taxas para não perderem clientes para os bancos públicos.

Mas todo cuidado é pouco. Estes bancos privados anunciaram cortes significativos em linhas de crédito específicas, para perfis de clientes específicos e um dos motivos é gerar apenas efeito psicológico para desestimular a clientela a procurar outro banco.

Muitas vezes, na hora em que o cliente reclama e fala em trocar de banco, eles oferecem refinanciar dívidas, porém se o cliente não jogar duro, eles oferecem apenas descontos simbólicos nas taxas ou aquém do que os bancos públicos oferecem.

Os cidadãoes brasileiros correntistas não devem se deixar enganar. É preciso comparar o que um banco público oferece, antes de aceitar descontos simbólicos em um banco privado.

E não custa lembrar: quem é de esquerda ou nacionalista ou social-democrata de verdade, deve trocar ou manter suas contas, poupanças e empréstimos em bancos públicos para fortalecer o sistema financeiro sob controle social do povo, através do Estado.

Afinal quem deve ter controle social sobre a moeda? O povo organizado na forma de Estado, ou banqueiros privados, cujo capital é apátrida?

Leia também:
- Que tal você mesmo reestatizar o BANESPA? Ou o BEMGE, BANERJ, BANEB, MERIDIONAL?

- Dilma leva a entender: ou muda de banco, ou os bancos não mudam

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração