Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Veja une-se a banqueiros para convencer leitor burro a pagar juros de agiotagem

A revista Veja, sabuja de banqueiros, apronta mais uma:

Esse "em alguns casos" citado acima, é esclarecido em outro texto: trata-se do HSBC

Ora, ninguém vai "perceber efeitos da redução de juros" se não for na agência exigir refinanciar sua dívida, ou se não trocar de banco.

Vocês acham que bancos privados vão ser "bonzinhos" a ponto de baixar juros automaticamente para quem já tem dívidas contratadas e ficar acomodado sem reclamar? É claro que não.

Mas a Veja tem seus papagaios que ainda pensam que os banqueiros seriam "bonzinhos" e baixariam juros no piloto automático:


Esses leitores e a revista se merecem.

Além disso, há na "reporcagem" acima, o merchandising descarado do banco privado Santander.

Em outro texto, na mesma data, no site da revista, chega a surtar em matéria de lamber as botas dos banqueiros. Escreve coisas para fazer propaganda negativa de bancos públicos, explorando viés ideológico:
O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) agiam a soldo do Palácio do Planalto, que, preocupado em estimular a economia, não pensou duas vezes em intimar os “seus” a serem indutores da redução dos chamados spreads (diferença entre o custo de captação e de empréstimo no setor).
Mas como mentira tem perna curta, a Veja acaba entregando o jogo, sem querer, já no título da "reporcagem":


Ou seja, de fato existe uma tentativa dos bancos PRIVADOS de falarem que baixam juros, mas não estão cumprindo na prática para a maioria dos clientes.

A catimba é dos bancos PRIVADOS, como o corpo do texto acaba entregando:
...Em alguns casos, como no Santander, gerentes do segmento pessoa física nem estavam a par das reduções. “Tenho recebido seguidos e-mails de clientes perguntando sobre as novas taxas, mas nada mudou internamente. Continuamos fechando operações com os juros de sempre”, afirma uma gerente...
No HSBC, por exemplo, não basta ter conta salário no banco e ser adimplente. Para ter acesso a um crédito mais barato, os clientes devem investir em produtos do banco, tais como fundos ou seguros; não podem ter nenhum contrato de financiamento ativo na instituição; e ainda precisam de um avalista que seja correntista – alguém com renda suficiente para eventualmente arcar, em caso de atraso, com as parcelas do empréstimo que o tomador inicial almeja.
Se dependesse da Veja, o Brasil continuaria na roda presa dos juros escorchantes, e os brasileiros extorquidos pela agiotagem dos banqueiros privados.

E se depender dos bancos privados, continuará financiando revistas como a Veja e telejornais como os da TV Globo, para "convencer" brasileiros a se acomodarem à agiotagem.

Leia também:
- Que tal você mesmo reestatizar o BANESPA? Ou o BEMGE, BANERJ, BANEB, MERIDIONAL?

4 Comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Zé Augusto,

parabéns pelo blog...

excelente conteúdo...

e se puder, visite meu blog > POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

um grande abraço...

André Candreva

Sergio Navas disse...

Caro Zé Augusto, sou eleitor e simpatizante do PT em quem voto desde sua fundação, além de votar milito apesar de não ser associado ao partido.
Porém não posso faltar com a verdade, minha esposa procurou o gerente do Banco do Brasil do qual nossa Corretora de seguros é correntista, para saber sobre a redução de juros e êle informou que não é nada disso do que a mídia tem divulgado, e as taxas que ele apresentou não foram nada atrativas.
Este fato foi motivo de comentário meu com um amigo onde levantei a seguinte questão, não seria este assunto dos juros, mais uma tentativa da mídia de desmoralizar a presidenta ante a opinião pública, divulgando uma redução de juros que na prática ao cidadão comum.

A verificar

abçs a todos

Bancário disse...

Tem muito cartão ai que se gaba de não cobrar anuidade mas cobra uma taxa de 15% a.m. isso é agiotagem, uma divida de R$ 400,00 no cartão se transforma em R$ 4.000,00 rápido.

luis disse...

credicar cobra 17 possento ao mes,no restante da fatura para o mes seguinte,,,,,,,..

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração