Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Depois de Dilma, Ayres Britto também desmente Estadão

O presidente do STF, Ayres Britto, também desmentiu notícia falsa do jornal Estadão, em nota oficial e em entrevista.

http://goo.gl/OQ54H

Que jornalismo é este. Duas pessoas conversam. O Estadão inventa o que elas conversaram sem ouvir nenhuma das duas?

Da editoria Veja-Cachoeira a gente esperava esse tipo de coisa, mas o Estadão era reacionário com compostura. Agora não é mais.

Ayres Britto disse, na entrevista, que na reunião ocorrida ontem (29) com a presidenta da República, eles trataram apenas de assuntos da administração pública e da participação do Judiciário na Rio+20, que ocorre em junho no Rio de Janeiro. Não trataram da confusão aprontada por Veja-Gilmar Mendes contra o presidente Lula, desmentindo o jornalão.

A mentira publicada - http://goo.gl/78LQG

Antes disso, em nota oficial da Presidência da República, a presidenta já havia desmentido em nota:
A Presidência da República informa que são no todo falsas as informações contidas na reportagem que, em uma de suas edições, apareceu com o título “Para Dilma, há risco de crise institucional”, publicada hoje no diário O Estado de S. Paulo. Em especial, a audiência de ontem da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, tratou do convite ao presidente do STF para participar da Rio+20 e de assuntos administrativos dos dois poderes. Reiteramos que o conjunto da matéria e, em especial, os comentários atribuídos à presidenta da República citados na reportagem são inteiramente falsos.
Contrariando a prática do bom jornalismo, o Estadão não procurou a Secretaria de Imprensa da Presidência para confirmar as informações inverídicas publicadas na edição de hoje. Procurada a respeito da audiência, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou ao jornal Estado de S. Paulo e à toda a imprensa que, no encontro, foram tratados temas administrativos e o convite à Rio+20.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Estadão admite que inventou, usando como desculpa que "inferiu"


Após o desmentido da Presidenta, o jornalão publicou uma nota dizendo que "mantém as informações publicadas". Depois de escrever algum blá-blá-blá- mi-mi-mi-mu-mu-mu ... o jornalão soltou a pérola de dizer que "inferiu" (para usar uma palavra da moda, desde as recentes "inferências" de Gilmar Mendes) ter havido esse assunto pela "leitura" do "ambiente dentro e fora do Planalto".

Uau! Talvez mãe Diná, Walter Mercato e outros adivinhos e astrólogos possam trabalhar na editoria política do "Estadão", ou, quem sabe, meteorologistas para prognosticar as "chuvas e trovoadas" políticas?

Gilmar Mendes deve 'se virar' com seus fantasmas por conta própria

Ayres Britto, ao falar à imprensa (dia 30), disse não ver risco de crise entre os Poderes após declarações do ministro Gilmar Mendes sobre o encontro ocorrido com o presidente Lula.

Perguntado se o episódio criou mal-estar institucional, o presidente foi categórico: “De jeito nenhum, não vejo por esse prisma por nenhum modo (...) Isso não nos tira do eixo, não perdemos o foco, que é nosso dever de julgar todo e qualquer processo, inclusive esse, o chamado mensalão, com objetividade, imparcialidade, serenidade, enfim, atentos todos nós à prova dos autos”, destacou Britto.

O presidente do STF disse não ter opinião sobre a tese de que há um grupo formado para difamar o ministro Gilmar Mendes ou para prejudicar o julgamento do mensalão. “O ministro Gilmar vê as coisas sob esse prisma, e ele certamente tomará as providências necessárias ou compatíveis com o quadro que ele mesmo traçou”. (com informações da Agência Brasil)

7 Comentários:

Luiz Antonio Barbosa disse...

A Secretaria de comunicação do Planalto emitiu a seguinte nota:
http://www2.planalto.gov.br/imprensa/notas-oficiais/nota-a-imprensa-14

O STF emiti a seguinte:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=208716

O Estadão emiti esta:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,estado-divulga-nota-e-mantem-as-informacoes-publicadas,880024,0.htm

Alguém tem que colocar ordem na casa, ora tá igual casa de mãe Joana, ou quem pauta os poderes constituídos é o Estadão – acho que alguém com poderes legítimos e constitucionais está se furtando em usá-lo. tem que ser mais claro? Falta pulso em alguém, há momentos que quem pode manda quem tem juízo obedece…

Francisco Xavier de Carvalho disse...

Lula! Processa Gilmar M...
Francisco

Mario Santanna disse...

Eu vou 'inferir' entao,que o jornalismo praticado pelo Estadao e de pessimo nivel e totalmente desprovido de veracidade nas suas informacoes.Trocando em miudos,e que nem fofoca de comadre e lixo puro.

niver de grazzy disse...

Inferir é a palavra da moda, agora?

Allagi Nootropias disse...

Infiro, a partir dos jogadores de letrinhas, que a maioria das revistas e jornais estão para a verdade da reportagem o que os correios estavam à mente de Chico Buarque em o "Meu Caro Amigo" - no meu entender interferir na expressão verdeira do postador para deixar passar apenas o que era do interesse de uma classe dominante (no caso da música: a ditadura)...

Allagi Nootropias disse...

Infiro, a partir dos jogadores de letrinhas, que a maioria das revistas e jornais estão para a verdade da reportagem o que os correios estavam à mente de Chico Buarque em o "Meu Caro Amigo" - no meu entender interferir na expressão verdadeira do postador para deixar passar apenas o que era do interesse de uma classe dominante (no caso da música: a ditadura)...

Allagi Nootropias disse...

Infiro, a partir dos jogadores de letrinhas, que a maioria das revistas e jornais está para a verdade da reportagem o que os correios estavam à mente de Chico Buarque em o "Meu Caro Amigo" - no meu entender a interferir na expressão verdadeira do remetente para deixar passar apenas o que é do interesse de uma classe dominante (no caso da música: a ditadura)...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração