Pages

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ibope-SP: Serra empaca e atinge teto de votos abaixo de 1/3 do eleitorado

A pesquisa Ibope de intenção de voto para prefeito de São Paulo, mostrou que os candidatos mais conhecidos aparecem na frente, refletindo um efeito "recall" de eleições passadas, coisa de deve mudar quando a campanha começar para valer.

A situação mais preocupante é de José Serra (PSDB), apesar de aparecer na liderança com 31%, sua rejeição é maior (35%), ele é conhecido por 100% do eleitorado e está empacado praticamente nos 30% que pontuou no último Datafolha, o que indica parecer um teto de votos.

O tucano está na desconfortável situação de ser totalmente conhecido, não conseguir 1/3 de intenção de votos, e ter mais de 1/3 de rejeição.

Mesmo com Serra sendo beneficiado com inserções do PSDB na TV dias antes da pesquisa, não conseguiu convencer mais paulistanos a votar nele, desde a última pesquisa (do Datafolha).

O candidato do maior partido de oposição aos demotucanos paulistas, Fernando Haddad (PT) não teve horário eleitoral na TV neste semestre e permanece desconhecido do grande público, por isso tem muito potencial para crescer, pois na pesquisa espontânea, 60% disseram ainda não ter candidato.

Eis os números:

No cenário pesquisado, o resultado foi:
José Serra (PSDB): 31% das intenções de voto
Celso Russomanno (PRB): 16%
Netinho de Paula (PC do B): 8%
Soninha Francine (PPS): 7%
Gabriel Chalita (PMDB): 6%
Paulinho da Força (PDT): 5%
Fernando Haddad (PT): 3%
Carlos Giannazi (PSOL): 1%
Luiz Flávio Borges D’Urso (PTB): 1%
Levy Fidelix (PRTB): não pontuou
Branco/nulo: 11%
Não sabe/não respondeu: 10%


Rejeição:

Netinho, 38%; Serra, 35%; Levy Fidelix, 19%; Paulinho, 18%; Soninha, 17%; Russomanno, 13%; Haddad, 12%; Chalita, 11%; D’Urso, 11%; Giannazi, 9%; Poderia votar em todos, 6%; Não sabe/não respondeu, 11%.

Espontânea:

Não sabem: 60%
Branco ou nulo: 13%
Serra: 11%
Os demais nomes citados ultrapassam 2% cada um.

3 Comentários:

Luis disse...

Haddad eu nao sei, mas o resto eh resto mesmo, muito ruim, SP eh inviavel, coitada da paulistada.

Felipe disse...

O engraçado no IBOPE foi a ficha com os candidatos sem o partido, para não "estimular".
O que isso significa? esconder o Haddad até o dia da eleição?

Andre Luis disse...

No final da campanha, esse "shared" de Serra cairá para 20% pois, ele terminará sua carreira política abraçado com as "viúvas da ditadura" que juntos com o vampiro, e longe do "procurado" Maluf, acreditam que estão passando um verniz liberal. O 11% de saldo deverá ser capitalizado por Chalita e Russomano. Haddad precisa acelerar, principalmente na internet, pois é, sem dúvida, o mais competente. É muito importante sua proposta de isenção de IVeicular para veículos com até quatro anos. Da mesma forma, é brilhante seu entendimento sobre as CEPACs e a imagem do Estado somente com a preocupação de arrecadar. Sua proposta de isenção de contrapartida em áreas com necessidade de adensamento é incisivamente oposta à que Prefeitura pratica. Haddad tem se mostrado muito transparente, com uma lógica muito boa em sua mensagem. Mas é preciso correr porque a "turma do gel" vem deslizando por aí ...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração