Pages

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Só falta de confiança em Gilmar Mendes explicaria atitude de Gurgel

Deu no Brasil 247, na nota "Caiu a casa de Gurgel":

Em depoimento à CPI do Cachoeira, o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre disse que a decisão de não levar adiante as evidências reunidas na Operação Vegas, em 2009, foi da subprocuradora da República Cláudia Sampaio Marques. Ela é esposa do procurador-geral da República, Roberto Gurgel... De acordo com o delegado, ela enviou ofício à PF, naquele ano, dizendo não ter identificado indícios na Operação Vegas que justificassem a abertura de investigação. O problema é que boa parte das evidências sobre as relações entre o senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que embasam a CPI, saiu dessa operação...

Comento, olhando por outro ângulo possível.

- Gurgel designou alguém de sua absoluta confiança, a própria mulher, que é subprocuradora, para analisar o inquérito, e ela respondeu ao delegado, após um mês, não ter encontrado elementos jurídicos que fundamentassem um pedido de investigação ao Supremo;

- Por outro lado, Gurgel não arquivou o inquérito, como acontece quando não há crimes.

- Em nota recente, ele disse que a decisão foi "estratégia de investigação".

Ligando os pontinhos, há duas conclusões possíveis:

1) Ou o Procurador-geral de fato prevaricou ou, no mínimo, falhou, como a maioria dos parlamentares da CPI suspeitam;

2) Ou ele decidiu não pedir autorização ao STF, pois lá estava o ministro Gilmar Mendes, cuja proximidade com Demóstenes Torres havia sido explicitada no episódio do grampo sem áudio, pouco tempo antes.

Neste caso, pedir ao STF autorização para investigar Demóstenes levaria a investigação ao conhecimento de Gilmar Mendes.

Um mês antes do relatório da Operação Vegas chegar às mãos de Gurgel, Gilmar Mendes havia batido boca com ele via imprensa, acusando o ministério público de atuação partidarizada (confira aqui).

Gurgel não admitirá que deixou de pedir investigação ao Supremo naquele momento por desconfiar de um ministro do STF, pois geraria uma crise institucional. Mas a suspeita de que a motivação possa ter sido esta é bastante razoável. 

O que precisa ficar claro é se houve de fato uma "estratégia de investigação" justificável que melhor atendesse aos interesses republicanos da sociedade brasileira.

8 Comentários:

Alfredo disse...

Essa hipótese tem um problema: Gilmar deixou a presidência do STF em abril de 2010. Por que Gurgel não abriu, então, a investigação?

cleofas astronium urundeuva disse...

este gilmar deve esta acima do bem e do mal,ele faz o que quer e o país ,e o povo ve e nada e feito,já tirou banqueiro bandido da cadeia,mesmo depois do banqueiro dizer que tinha costa quente no supremo ,tirou estrupador para fugir do pais,e agora esta metido com demostenes,eu espero que o joaquinzão o mais patriota e corajoso de todos quando chegar no topo faça leis para que homens deste nype não venham a envergonhar o judiciário,e o nosso país

Antônio cds disse...


Todas as vias levam a Gilmar, porém, há um problema: se o impedimento em levar ao STF era este, pq ele não levou logo após a saída do Gilmar? Ou a desconfiança era sobre todo o Supremo?
Mais ainda, se eram insuficientes, pq não pediu mais diligências?
Não estaria ele guardando o inquérito como capital para chantagem ou contra-chantagem em caso de ataques?

Anônimo disse...

Pois é, mas depois Gilmar saiu da presidência e mesmo assim Gurgel continuou sentado em cima do inquérito. Lembre-se que precisou de os senadores da situação irem lá exigir para que ele então se mexesse.

Rundfuk Hörer - Paraná

marilamar disse...

como participei de manifestos contra Gilmar Dantas, essa hipotese do PGR é válida, pois o Imperador do Brasil Moderno fez de tudo nesta epoca, e com certeza iria demitir do PGR, assim como fez com Dr Paulo Lacerda!!! e cadê o Jonhbin, será que nao vamos pega-lo, pois é mais um podre que ainda esta perambulando por ai????

Eduardo Estevam disse...

Eu acho que esse Procurador ficou esperando o resultado das eleições, pois se desse o Serra, tudo se ajeitaria normalmente.

Edmar Cabral disse...

Peessoalmente, acho q., mesmo agora, não é de se confiar nos senhores e senhoras do Supremo Tribunal Federal. Duvido q. não existam milhares de diálogos entre ministros do STF (especilmente o Gilmau) e membros da quadrilha do Carlinhos, que nunca vão sair dos armários do Levandovski. Não é átoa que o Nassif tem reclamado até do atual Presidente do Supremo, por sua absoluta submissão ao PIG; Afora minha indignação com essa estória de a mulher do Gurgel ser sua substituta em alguns processos, um escandaloso nepotismo, compartilho que ele tinha mesmo de esconder as informações obtidas pela Polícia Federal quanto ao DEMóstenes dos velhihos lá do Supremo, sem descartar q. ele também faça parte do esquema. Não tá dando pra confiar mais em ninguém!

Regis disse...

Esta pouca vontade do PGR só serve para que se levantem dúvidas quanto à honestidade do Sr. Gurgel.
Alguém poderá dizer: Será que ele também faz parte do esquema do Cachoeira?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração