Pages

domingo, 6 de maio de 2012

Tucanos desiludidos apoiam Fernando Haddad

Intelectuais tucanos desiludidos com a pré-candidatura de José Serra (PSDB-RJ) a prefeito de São Paulo, apoiam Fernando Haddad (PT-SP).

Muitos ex-tucanos já haviam rompido com o tucanato desde o governo FHC, quando o partido desistiu da social-democracia para praticar o neoliberalismo no poder. A educação foi privatizada e sucateada, as universidades, institutos de pesquisas também. O próprio pensamento intelectual valorizado por aquele governo era só o importado dos EUA. Estas políticas continuaram a ser praticadas nos governos tucanos de São Paulo, sobretudo, quando Serra foi governador.

Nos 15 meses de 2005 e início de 2006 em que ocupou a prefeitura,Serra não fez nada, pelo contrário, desperdiçou o tempo apenas desmontando e esvaziando os bons programas deixados pela gestão de Marta Suplicy (PT/SP), muitos deles produtos de lutas históricas da sociedade, apenas por politicagem perversa, para "apagar" as marcas da antecessora, por ser adversária.

Quando governador, Serra foi ditatorial, recusando diálogo com setores da sociedade, desde os movimentos populares até intelectuais, e foi implacável ao perseguir e mandar a polícia bater em professores, desde o ensino básico até dentro da Universidade.

A campanha presidencial de Serra em 2010 foi outra decepção. Em vez de discutir os grandes temas nacionais e travar um embate de idéias, o tucano despolitizou a campanha, focando em ataques pessoais, com uma campanha de baixaria nunca vista antes.

Eis o que a Folha tucana publicou:

Fernando Haddad ganha apoio de intelectuais tucanos

Intelectuais historicamente ligados ao PSDB decidiram nas últimas semanas embarcar na campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.


Principal adversário do ex-governador José Serra (PSDB) na eleição deste ano, Haddad conseguiu atrair dois ex-ministros do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e até acadêmicos que no passado foram ligados a Serra.
...
Eles citam como motivação seu respeito à produção intelectual de Haddad, que fez carreira como professor universitário antes de entrar na política, e sua trajetória no Ministério da Educação, pasta que chefiou por oito anos.

Além disso, alguns dos intelectuais manifestam descontentamento com os rumos do PSDB desde a fracassada campanha de Serra à Presidência da República. Eles acham que o tucano fez o partido dar uma guinada à direita no ano passado, ao levar para o palanque a discussão de temas como o aborto.

Um dos primeiros a se aproximar de Haddad foi o economista e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) Luiz Carlos Bresser-Pereira. Ministro da Administração no primeiro mandato de FHC e de Ciência e Tecnologia no segundo, Bresser está articulando um convite para que Haddad vá à FGV fazer uma palestra em breve.

.... Ele tem influenciado colegas como o professor José Márcio Rego.

"Há sim uma simpatia de parte do corpo docente da FGV, vinculada ao PSDB, pelo Fernando Haddad", disse Rego...

Haddad contará ainda com o auxílio da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin. Secretária de Cultura no primeiro mandato do governador Geraldo Alckmin e ex-ministra de Administração de FHC, Costin deve colaborar com o capítulo de educação do programa de governo petista.

Costin foi convidada a dar sugestões a Haddad por Cida Perez, ex-secretária de Educação na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy em São Paulo. Nas próximas semanas, ela participará de um debate sobre educação organizado pela campanha de Haddad ao lado da socióloga Maria Alice Setúbal, que em 2010 participou da campanha da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva à Presidência... (Da Folha)

5 Comentários:

paulo chacon disse...

Claudia Costin dando sugestão sobre Educação? Cai fora Fernando Haddad. Nada que vem de tucanos presta.

Anônimo disse...

Aprovação automática por baixo dos panos, turmas com alunos de diferentes idades e níveis de (des)conhecimeno, professores mal pagos,além de submetidos ao um regime de meritocracia, que mostra que a qualidade de ensino é o que menos interessa, falta permanente de profrssores apesar das OS, é isso que a senhora Costins quer sugerir como "modelo de educação"?

Antonio Kleber Mathias Netto disse...

Só recomendo cuidado. Muito cuidado. Cuidado mesmo. Quem acredita em tucanos? Tomara que haja fundamento na notícia de que eles se aproximam de Haddad. Mas duvido muito. Um partido que abriga gente como Alckmin, José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Goldman etc catrefa não é confiável. Primeiro, passar na pdeneira. Depois... Aí sim!

Geraldo Galvão disse...

Zé Augusto, de petista pra petista, censurar o meu comentário sobre a tucana Claudia Costin é um exagero seu. Melhor seria a coordenação de campanha ficar sabendo das ligações dela com a revista esgoto agora, que ser surpreendido depois com um mal feito dela em conluio com o mafioso Roberto Civita.

Anônimo disse...

É triste ver que ao contrário do PSDB, que está em declínio, a mentalidade tucana, em especial na educação, está em ascenção. A supracitada secretária é um dos maiores expoentes da mentalidade neo-liberal, economicista e meritocrática neste país.

Está cada vez mais difícil perceber a diferença entre PT e PSDB!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração