Pages

domingo, 3 de junho de 2012

FHC enrola, mas no fim defende a "Ley dos Médios" do Gilmar Mendes

Em geral artigos de FHC não valem a pena perder tempo lendo, mas esse revela, nas entrelinhas, as aflições da oposição demotucana e do PIG (Partido da Imprensa Golpista), diante da perda de controle de ambos sobre a opinião publicada.

O artigo dá voltas de um lado para outro, mas acaba por apoiar a "Ley dos Médios" na versão sugerida pelo ministro Gilmar Mendes, que deseja proibir anúncios de estatais fora do PIG (leia a nota "Gilmar Mendes quer regular a mídia a seu modo... só de blogs que o criticam"). Ambos quem, não o "controle social da mídia", mas o "controle da mídia pelo poder econômico".

No artigo de FHC, primeiro ele puxa a orelha do PIG por não saber mais convencer o povo a votar em demotucanos:


... a internet permite que um sem-número de opiniões divergentes circule sem que os leitores ou ouvintes da grande mídia se deem conta. 
(...) o acesso de opiniões divergentes aos meios de comunicação poderia criar um ambiente mais favorável à veracidade das informações.
(...) Nos países europeus ou nos Estados Unidos, por mais que haja partidarismo nos meios de comunicação ou que por lá prevaleça o mesmismo das notícias que refletem o statu quo, sempre há espaço para o outro lado, para o contraponto. Mal termina de falar o primeiro-ministro da Inglaterra e já a voz da oposição, como tal, é transmitida. O mesmo ocorre quando o presidente dos Estados Unidos faz sua apresentação anual ao Congresso. - escreveu FHC
Uau! Esses trechos pinçados até nós poderíamos ter escrito.

Deixa eu ver se entendi. FHC quer garantir espaço a João Pedro Stedile (do MST), no Jornal Nacional, quando a Globo faz "reporcagens" só mostrando a versão da Cutrale e da Monsanto? Será?

Quer garantir às lideranças comunitárias do Pinheirinho, o mesmo espaço generoso no Jornal Nacional, garantido ao governador tucano Geraldo Alckmin e ao porta-voz da PM que baixou o porrete. É isso?

Quer garantir aos presidentes dos Sindicatos de Professores, o mesmo espaço generoso no Jornal Nacional, concedido aos governadores, após mandarem bater nos professores quando protestam por salários minimamente dignos. Será isso?

FHC quer dar voz na "grande" mídia a quem prova que José Serra deve ser convocado antes de Sérgio Cabral na CPI do Cachoeira, devido aos contratos de Paulo Preto com o diretor da Delta que está preso?

Pois não é nada disso o que FHC defende, se ler o texto todo.

Ele apenas está puxando a orelha da velha imprensa pela incompetência na perda da credibilidade, e sugerindo "sutilmente" que alguém como ele seja entrevistado toda vez que colocarem a Presidenta da República em alguma notícia, para fazer o "contraponto" .

No fim, o texto entra no estilo "esqueçam o que escrevi" nas frases acima, e volta à defesa do velho coronelismo eletrônico do ACM avô.

FHC passa a se contradizer, ao falar que o PIG "corajosamente" seria a verdadeira imprensa "independente", e estaria sofrendo desgaste e perda de credibilidade, pela tibieza da oposição partidária:
A autenticidade das informações escapa das deformações advindas da influência das forças estatais (inclusive do setor produtivo estatal) e das empresas privadas precisamente pela voz crítica dos setores da mídia independente, por meio de seus repórteres, editorialistas e mesmo dos proprietários que têm coragem de expor opiniões. Não por acaso, é contra estes que os donos do poder político e os partidos que os sustentam se movem: denunciam que é a imprensa que faz o papel da oposição. Até certo ponto isso é verdade. Mais por deficiência dos partidos de oposição, cujas vozes se perdem nos corredores dos Parlamentos, do que por desejo de protagonismo da mídia crítica. - escreveu FHC
E FHC entrega o jogo, quando revela seu temor: os demotucanos, com todo o aparato do PIG, estão perdendo a guerra da comunicação para blogueiros "sujos" e a imprensa alternativa:
Nos dias que correm, sobretudo nos regimes democráticos, não há política sem comunicação; logo, é melhor tomar coragem para ler e ouvir tudo o que se diz, mesmo quando partindo de fontes suspeitas.  - escreveu FHC
Aí vem a ofensiva final do grão tucano, onde entra a "jurisprudência" proposta por Gilmar Mendes, e pelo lobby do Instituto Millenium, para asfixiar economicamente qualquer imprensa alternativa que não siga a cartilha do PIG, proibindo anúncios públicos nos pequenos:
Por exemplo: será que é democrático deixar que os governos abusem nas verbas publicitárias ou que as empresas estatais, sub-repticiamente, façam coro à mesma publicidade sob pretexto de estarem concorrendo em mercados que, muitas vezes, são quase monopólicos? E que dizer do tom invariavelmente otimista das declarações sobre a superação da crise financeira global oriundas de setores empresariais interessados ou, em nosso caso, da marcha contínua para o êxito econômico reiterada pelos governos? O efeito deletério desse tipo de propaganda disfarçada não é tão sentido na grande mídia, pois nesta há sempre a concorrência de mercado que a leva a pesar o interesse e mesmo a voz do consumidor e do cidadão eleitor. Mas nas mídias locais e regionais o pensamento único impera sem contraponto.  - escreveu FHC
Ou seja, FHC quer ser dono da "verdade publicada". Ninguém pode expressar uma visão crítica da economia diferente dos urubólogos do PIG e dos demotucanos, que seria "chapa branca", se esquecendo que os indicadores sociais de emprego, renda, são todos positivos e, por isso, a marolinha foi marolinha mesmo, e quem disse isso, como nós, acertou. E hoje, o Brasil tem ferramentas para enfrentar a atual crise européia, e quem está dizendo isso tem grandes chances de acertar.

Ninguém esconde os problemas reais, a começar pelo próprio governo, com cada vez mais dados transparentes à disposição de todos. Mas nós, quando nos debruçamos sobre estas informações para analisá-las, não vemos razão para transformar em tempestade inexistente, como quer FHC, através dos urubólogos do PIG.

Não é  a "pequena" mídia (locais, regionais e na internet), cuja opinião é desdenhada por FHC, quem "faz a cabeça" do povo, como o sociólogo ainda imagina. É o povo que tem acesso a tudo, e escolhe onde e como quer se informar, pela sua própria cabeça, pela sede de saber, de receber informações que considerem úteis para si e mais fiéis à realidade.

A "pequena" mídia que FHC critica é a que está mais sintonizada com o pensamento da maioria da população brasileira e, portanto, com a realidade brasileira. É ela quem "toma o pulso" da alma popular. Até porque a maioria dos jornalistas locais, regionais, blogueiros, são povão também, e sentem na própria pele, de seus amigos e familiares, quando a vida melhora e quando piora.  Sabem quando marolinha foi marolinha, sabem perfeitamente que a poupança não foi "tungada" (como alguns imbecis do PIG chegaram a dizer) e que a queda de juros vai acabar melhorando sua vida, sua renda, seu poder aquisitivo.

Com informações na internet, lei da transparência, todos sabem pesquisar, ler números, e mostrar o que PIG esconde ou deturpa, sem precisar impressionar incautos, dizendo ter "fontes" dentro do Banco Central ou do Ministério da Fazenda, da Febraban, como o PIG faz até hoje.

Hoje todos ficam sabendo que as previsões da urubóloga Miriam Leitão são mais furadas do que peneira, e por aí vai.

A "pequena" mídia tem mais contato com a vida real do brasileiro comum, para ter uma visão diferente da economia daquela que os urubólogos do PIG querem impor. Diferente daqueles que só tem como "fontes" banqueiros, empresários arcaicos, e políticos demotucanos interessados em mamar nas tetas do governo, às custas dos trabalhadores e dos mais pobres.

Somos nós, blogueiros "sujos", jornalistas alternativos, quem informamos, desde a primeira hora, as virtudes dos programas de distribuição de renda, do aumento real do salário mínimo, do PAC, do "Minha Casa, Minha Vida"; da Petrobrás encomendando plataformas e navios no Brasil para desenvolver a economia e tecnologia nacional e gerar empregos; do incentivo ao mercado interno para gerar empregos e desenvolvimento; da abertura de concursos nas áreas necessárias para termos educação, saúde e serviços públicos decentes; do alarmismo do PIG na marolinha; defendemos como acertada a atuação da Caixa e o Banco do Brasil concorrendo com banqueiros privados para forçar baixar os juros. Tudo isso deu certo. Fomos só "otimistas", ou informamos corretamente?

Enquanto isso, o PIG junto aos demotucanos, informavam como se fosse o caminho "certo" a ser seguido o neoliberalismo terceiro-mundista onde só o banquete mais farto na casa grande, seria solução para sobrar mais migalhas para a senzala, E nem isso funcionou. Quebraram o país 3 vezes, e ainda disseram que com Lula, o Brasil não ia dar certo. Tudo que Lula fez e que Dilma faz, quando atinge interesses dos milionários, lá vem urubólogos e "especialistas escolhidos a dedo em entrevistas" para dizerem que não dará certo. Depois os fatos desmentem as "análises" do PIG. Será que eles informaram corretamente? É claro que não, e é por isso que perderam a credibilidade, enquanto nós ganhamos.

Triste fim de FHC, até como "pensador". Quem diria, a esta altura da vida, em pleno século XXI, continuar a defender um conceito de "liberdade de imprensa" e regulação da mídia, praticado em seu governo, via política dos 3 metais: Ouro para os amigos, prata para os sócios, e chumbo grosso para os inimigos.

Quem quiser ler a íntegra do artigo do tucanão, está aqui no Estadão.

7 Comentários:

Guteri disse...

Fernando Henrique? Nao é aquele senhor que certa vez pediu para que esquecessem o que ele escreveu? Se for, está explicado. Explicadinho, melhor dito.

Luiz disse...

Quem vai perder tempo lendo esse DENTUÇO!!!!!!!

Anônimo disse...

O Boca de Sovaco bem demonstra para que veio e a quem serve; está tão atolado ao seu passado de vendilhão que não lhe sobram muitas opções.

Depois das últimas, o pouco de respeito que ainda sobra ou que pode ainda merecer, é quando baixar a sepultura. Ao menos terá um último momento de respeito a sua parca história e neste instante, até políticos do outro lado se lembrarão!

Maria disse...

Zé, valeu, já tinha lido o artigo do tucanão, a sua análise bateu com a minha. Por sinal muitíssimo boa. abs Fátima13

Maria disse...

Zé, valeu, já tinha lido o artigo do tucanão, a sua análise bateu com a minha. Por sinal muitíssimo boa. abs Fátima13

Anônimo disse...

Será que quando ele falou em governos abusarem das verbas de publicidade ele estava se referindo às verbas para compra de Veja por parte do Estado de São Paulo?

DEDÉ VIANA - RECIFE/PE. disse...

ESSA IMPRENSSA BRASILEIRA DE HOJE ESTÁ MUITO PIOR DO QUE NO TEMPO DA DIDATURA MILITAR. NAQUELE TEMPO SABÍAMOS TAXATIVAMENTE QUE ESTÁVAMOS NUM REGIME DE EXCEÇÃO, E HOJE:

ELES FICAM BRADANDO LIBERDADE DE IMPRENSSA E CERCEANDO A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DOS CONTRÁRIOS A ELA, INCLUSIVE MENTINDO, OMITINDO, CALUNIANDO. NÃO É UMA GRANDE CONTRADIÇÃO?

NÃO É ESSA LIBERDADE DE IMPRENSSA QUE EU QUERO.

E QUEREM QUE A SOCIEDADE EMBARQUE NESSA.
ISSO É COISA DA CASA-GRANDE ENSANDECIDA SE ACHANDO QUE O SEU PODER SERIA ETERNO E QUE O ESCRAVO NUNCA PODERIA CHEGAR LÁ, E AGORA FICA SE PERGUNTANDO: O QUE SERÁ DE MIM SEM O ESCRAVO? E O QUE O ESCRAVO VAI FAZER COMIGO?

SERENAMENTE NOSSA CAMINHADA PARA UMA DEMOCRACIA PLENA SEGUIRÁ.


UMA PERGUNTINHA SIMPLES:

QUEM APOIOU O REGIME MILITAR, A TORTURA, OS VENDILHÕES DO PAÍS, ETC. JÁ PODE DEFENDER COM TANTA ENFASE A LIBERDADE DE IMPRENSSA?

NÃO É MUITO CINISMO, PESSOAL?
MAS, PERCEBEMOS QUE ELES ESTÃO MUITO APERREADOS MESMO COM O CONTRAPONTO DOS BLOGUEIROS "SUJOS" E DA PRÓPRIA SOCIEDADE. E É BOM QUE FIQUEM MESMO POIS A "BRINCADEIRA" APENAS COMEÇOU. POIS COM O ADVENTO DA INTERNET NÃO DÁ PARA ELES ENCOBRIREM OS SEUS MAL FEITOS POR TANTO TEMPO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração