Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Por que a Globo odeia tanto os pobres do Bolsa Família?

O jornalão das Organizações Globo não se emenda, e faz uma leitura deturpada de uma pesquisa sobre o Bolsa Família, estigmatizando seus beneficiários.

Detalhe: O jornalão recorreu a uma pesquisa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) comparando resultados do ano de 2009 (três anos atrás), com 2005 (data da primeira pequisa com o mesmo método). O jornalão ignorou na manchete tudo o que aconteceu posteriormente nestes últimos três anos (no texto interno ele tenta remendar, para não levar desmentidos).

Além disso, há poucos dias atrás, uma pesquisa do instituto Census, atual, mostrou que o Bolsa Família estimula busca de emprego e produção.


A Mentira de "O Globo"

O estudo não conclui nada sobre "inibir emprego formal". Pelo contrário, considerou inconclusivo, apontando dúvidas e contradições com outras pesquisas. Eis a publicação do MDS:

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/PainelPEI/Publicacoes/Nota.pdf

O que o estudo levantou é a hipótese de haver desconhecimento das regras pelos beneficiários do programa e, por viveram em situação vulnerável, temerem até reivindicar seus direitos trabalhistas. Ou seja, não é o programa que é problema, como afirma O Globo, o problema poderia ser o desconhecimento de como funciona o desligamento e reintegração (se necessária).

Justamente por isso, as regras de desligamento foram aprimoradas, para os mais vulneráveis se sentirem seguros, e hoje, três anos depois, a situação já pode ter modificado, em parte.


Outro detalhe, é que o Bolsa Família tem etapas em 4 tempos. O primeiro foi erradicar a fome, o segundo mudar padrões educacionais e de saúde nas famílias excluídas, o terceiro inclusão social na cidadania através de serviços sócio-assistenciais, e o quarto, a inclusão produtiva.

É até contra-senso essa obsessão por "porta de saída prá ontem", considerando que algumas pessoas beneficiadas vivam excluídas, sem comida, sem acesso a educação e saúde, que nunca viram uma carteira de trabalho na vida antes, e achar que estariam aptas para o mercado de trabalho formal da noite para o dia, só por receberem uma complementação de renda mínima.

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cap_12_saude_brasil_2010.pdf
Além disso, o programa Próximo Passo (Planseq - de Qualificação Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família) ainda era novo nesta data. E o carro chefe deste programa é a construção civil e o setor de turismo, aproveitando grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

O Minha Casa, Minha Vida, com a função também de gerar empregos em massa na construção civil, acabara de ser lançado neste mesmo ano de 2009. Quando a pesquisa foi feita, é possível que não tenha captado seus efeitos. Da mesma forma acontece com a Copa. As obras de infra-estrutura e os investimentos no setor de turismos, ainda não haviam iniciado.

Então há uma série de fatores que o jornalão não levou em conta.

É possível fazer excelentes matérias sobre o Bolsa Família, e até abordar aspectos críticos, mas o que o jornalão da Globo faz é outra coisa, seu noticiário parece que é para vender remédio contra azia, como já disse uma vez o presidente Lula.

7 Comentários:

josé lopes disse...

É por que estes "senhores" nunca passaram fome na vida. Os filhos do Roberto Marinho já nasceram em berço de ouro e ficaram mais ricos mamando nas tetas da ditadura militar. Quantas pessoas morreram de inanição graças ao apoio desta turma? O país estaria muito bem hoje se esta turma não aparecesse no caminho do progresso do Brasil. Foram os emperradores do Brasil. É preciso sempre destacar isso, para mostrar a sua pequenez. Não passam fome nem com dieta, um deles, o da Globo parece um sapo. Iria falar do Merval Pereira e, falar muito, mas não vale a pena massacrar os leitores deste blog com lembranças tão decadentes.

Renato de la Rocha disse...

O problema é que a maioria das pessoas e dos jornalistas da grande imprensa(?) não entendem nada de ECONOMIA, por isso dizem os montes de besteiras. Para começar, o programa Bolsa Família é um dos maiores programas mundiais de "transferência de renda". Apenas este fato seria o suficiente para justificar o projeto. O problema da ignorância é muito pior do que os problemas políticos.

Anônimo disse...

Então fica assim: Milhões ficam sabendo da mentira, enquanto alguns milhares (blogs sujos) ficam sabendo da verdade. E tem gente (graúda) que prefere o barulho da "imprensa".
Ary

Luiz Antonio disse...

Esse LIXO, odeia todos!!!!!!!

Geysa Guimarães disse...

Porque são lídimos seguidores de Justo Veríssimo, querem mais é que o pobre se exploda!

Anônimo disse...

O Brasil precisa urgentemente de uma TV pública em condições de concorrer com a globo.

jabulano disse...

Bolsa Família reduz violência, aponta estudo da PUC-Rio

http://contextolivre.blogspot.com.br/2012/06/bolsa-familia-reduz-violencia-aponta.html?spref=tw

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração