Pages

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lula recebe prêmio pela valorização do idioma e das nações de Língua Portuguesa


O presidente Lula ganhou nesta sexta-feira (20) o prêmio José Aparecido de Oliveira, oferecido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na sua IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em Maputo, Moçambique. Os países que compõem a CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.

O Prêmio José Aparecido de Oliveira é uma homenagem a personalidades e instituições que se destacam na cooperação entre os países membros para valorização no cenário internacional, e na promoção e difusão da língua portuguesa.

Além de ser um incansável lutador pela cooperação e desenvolvimento econômico, social e cultural dos países de Língua Portuguesa, foi Lula, com sua presença e inserção internacional, quem mais valorizou nosso idioma e identidade cultural nos últimos tempos, revigorando o interesse pela lusofonia.

Nos anos 90, o ex-presidente FHC desprestigiava o idioma nacional de tal forma, que chegava a fazer discursos oficiais no exterior em língua estrangeira. O complexo de colonizado cultural era tão grande, que era corrente a lorota de que quem não falasse inglês fluentemente estaria condenado para o mercado de trabalho aqui no Brasil.

A homenagem à Lula inclui um prêmio de 30 mil euros e o nome do prêmio homenageia o embaixador brasileiro José Aparecido de Oliveira (1929-2007) um dos fundadores da CPLP.

Ainda evitando longas viagens internacionais, o presidente Lula não pôde comparecer à cerimônia, mas gravou o vídeo de agradecimento acima.

“Recebo este prêmio, não tanto como uma homenagem à minha trajetória pessoal – sindical e política – e mais como o reconhecimento das conquistas recentes da lusofonia”, disse Lula, que ressaltou a importância da contínua valorização da relação entre os países da comunidade e a criação no seu governo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção, no Ceará.

3 Comentários:

flavio disse...

PARABENS, novamente ao nosso querido Lula...ilustre e amado brasileiro!!!!

VERA disse...

Parabéns, Presidente Lula!!! Vc merece!!!

Regina Gonçalves disse...

Parabéns Lula. Você merece todos os prêmios.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração