Pages

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Banco Itaú, o exterminador de empregos

Propagandas milionárias com Luciano Huck e patrocínio ao Jornal da Globo escondem demissões desumanas, típicas do pior capitalismo selvagem
No segundo trimestre deste ano, o Banco Itaú exterminou 3.777 postos de trabalho.

Em um ano, foram 9 mil postos de trabalho fechados pelo Itaú.

Em abril, maio e junho de 2012, a média de desemprego no Itaú é imensamente mais alta do que nos outros bancos brasileiros. Bradesco reduziu 571 postos de trabalho, o Santander, 135 e o Safra cortou 186. Os dados, do Dieese, não incluem Caixa, Banco do Brasil e HSBC porque ainda não estão disponíveis.

Lucro para os bancos, prejuízo para os cofres públicos

Preocupado com o alto índice de demissões em alguns setores, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, estuda a regulamentação do parágrafo 4ª do artigo 239 da Constituição, que coloca como obrigação do empregador que promover a rotatividade acima da média de seu setor de atuação pagar mais impostos.

O artigo em discussão diz que "o financiamento do seguro-desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei".

Além do irresponsabilidade social de jogar trabalhadores no desemprego apenas para engordar lucros abusivos, a política de desemprego dos bancos ainda causa rombo nos cofres públicos. Atualmente, o governo federal paga com o seguro-desemprego o montante de R$ 28 bilhões por ano.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Amigos,

Nós deveríamos saber disto, mas não sabemos, ou melhor, não somos advertidos desta deformação, exatamente por quem deveria nos ajudar, a mídia, mas não, ela silencia!

O capital admite e demite ao seu bel prazer, olhando só o seu lucro e danem-se os contra-pesos sociais, quem paga, o governo, o povo.

Os bancos têm lucros astronômicos, que nos assustam todos os anos, mas ao primeiro sinal de que eles podem cair, demitem seus funcionários e ao admitirem novamente o fazem por valores menores. Isto não pode continuar.
O ministro tem razão, os bancos e outros que fazem isto, devem pagar pesado.
jmiranda@atarde.com.br
Joel

Orato Speler disse...

Tambem e preciso considerar a qualidade do serviço. Quanto menor a quantidade de pessoas trabalhando, maiores as filas, mais tempo desperdiçado pelos clientes, pior o atendimento. O que ocorre e justamente a necessidade de aumento na quantidade de funcionarios. E muitos funcionarios. Ha um aumento de clientes e de serviços, que demadam mais funcionarios.
Acontece que essas empresas sao controladas por acionistas que querem o lucro maximo. E a ganancia que gera a crise.

Luiz disse...

Mas uma vez, ou milhões de vezes o LIXO da REDE GLOBO e seu funcionário no meio de mas uma PODRIDÃO, já falei milões de vezes o VASO SANITÁRIO REDE GLOBO, quer dinheiro, o resto que se fo....

Chuck disse...

Vai acabar tambem essa farra de o trabalhador ficar endividado, faz "acordo" com o empregador, é "demitido", saca o FGTS (nada mais natural, afinal, é um direito seu!), porém, como "ninguem é de ferro!", o cara da um "jeitinho" de encaminhar o seguro desemprego, recebe as parcelas, fica 6 meses sem registro (mas trabalhando na mesma empresa, fazendo a mesma coisa que fazia antes e, findo as parcelas, registra-se novamente na mesma empresa. Isso acontece com uma frequencia absurda! Inclusive o trabalhador, quando informado que, caso o SINE não consiga uma recolocação do trabalhador no mercado, então a parcela será liberada,impõem-se, arrogantemente, "se me pagarem o que pagam, nem um tustão a menos e faça o mesmo trabalho até aceito a vaga"! Se alguns patrões não tem escrúpulos, com certeza muitos empregados tambem não tem!

Itau Qubra Empresa disse...

O Banco Itau é o Maior responsavel pela falencia das pequenas Empresas Olhe o que ele fez com a minha no Facebook aldairmribas@gmail.com
itau-desonesto@bol.com.br

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração