Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Candidatos a vereador abandonam o barco de José Serra

Rejeição de Serra e falta de ajuda financeira dos tucanos para despesas de campanha provoca afastamento de aliados

Uma nota publicada na edição do jornal Folha de São Pualo nesta sexta feira (31), conta que os candidatos a vereador começaram a se distanciar da campanha do tucano José Serra à Prefeitura de São Paulo, principalmente na periferia da cidade.

Há candidatos que não colocam sequer o nome de Serra em seus materiais de campanha. Outros até põem, mas não trabalham pelo tucano.

Ainda segundo o jornal, o movimento teria dois fatores principais: a grande rejeição de Serra, principalmente nas camadas mais populares, e a falta de repasses financeiros por parte do comitê do tucano.

Três candidatos a vereador da coligação de Serra -dois deles concorrem à reeleição- confirmaram à Folha, sob anonimato, que já jogaram a toalha e decidiram fazer campanha sozinhos, sem "dobradinha" com o tucano.

Antônio Carlos Rodrigues (PR), um dos caciques políticos da zona sul, diz que continua na campanha e tem feito eventos para o tucano. Mas admite dificuldade para "carregar" Serra na área.

Em parte dos materiais de campanha de Rodrigues não há o nome de Serra. Em outro panfleto ele cita o tucano, mas reforça que é suplente da senadora Marta Suplicy (PT).

O problema é maior entre os candidatos do PR, PSD e DEM. Mas há o caso do tucano Luciano Gama, que confeccionou 200 cavaletes sem o nome do candidato de seu partido. Mesmo em seu site há uma única referência, discreta, a Serra.


Serra líder em rejeição

Forte desejo por mudança faz rejeição a Serra crescer

85% querem que as ações do próximo prefeito sejam diferentes das de Kassab

Com 43% de rejeição, segundo o Datafolha, tucano é o único dos 12 candidatos de São Paulo que defende atual gestão

O Datafolha detectou uma tendência em São Paulo que ajuda a explicar as dificuldades enfrentadas pelo candidato do PSDB, José Serra. Segundo o levantamento, 85% dos eleitores preferem que as ações do próximo prefeito sejam diferentes das ações do atual, Gilberto Kassab (PSD).

Com intenções de voto em queda e rejeição em alta, Serra é o único candidato que defende a gestão Kassab. Ele tem 22% das intenções de voto (nove pontos abaixo do líder Celso Russomanno, do PRB) e 43% de rejeição.

Serra e Kassab estão unidos desde 2004, quando disputaram a prefeitura como titular e vice. Em 2006, Kassab virou prefeito após a renúncia de Serra para concorrer a governador. Em 2008, com apoio de Serra, Kassab foi reeleito. Agora, apoia a volta do tucano à prefeitura.

O anseio por mudança, sempre perto de 85%, ocorre em todas as regiões e faixas de renda, idade e escolaridade. É majoritário até entre os que aprovam Kassab (24% dos paulistanos). Nesse grupo, 59% querem ações diferentes do sucessor.

RECORDES

O crescimento mais recente da rejeição de Serra (38% para 43% em nove dias) foi puxado por eleitores da zona norte, tradicionalmente tida como conservadora. Em 20 de agosto, 32% dos eleitores dessa área não votariam em Serra de jeito nenhum. O índice subiu para 45%.

Os recordes da rejeição ao tucano estão entre eleitores de 16 a 34 anos (50%), renda de 2 e 5 salários mínimos (49%) e ensino médio (46%). Na região sul 2, subdivisão da zona sul com 21% do eleitorado da capital, atinge 48%.

São Paulo nunca elegeu um candidato com mais de 32% de rejeição. Na cúpula da campanha tucana, avalia-se que o índice de Serra é grave, mas pode ser revertido. O entendimento comum é que ele recupera sua imagem com até dez programas de TV.

Há, porém, divergências sobre o que fazer. Um grupo acha que Serra deve "partir para o olho no olho": dizer na TV, explicitamente, porque renunciou em 2006 e porque defende Kassab.

Outro grupo, este mais próximo de Serra, insiste numa abordagem mais sutil. Prefere dar ênfase às propostas para uma próxima gestão.

Ainda que não digam isso abertamente, há tucanos que atribuem o alto índice de rejeição a um cansaço do eleitorado com a imagem de Serra. Avaliam que o partido falhou ao não notar a tempo que o clima geral da eleição seria por mudança.

O Datafolha também investigou os atributos de cada candidato. Em parte por ser o mais conhecido, Serra lidera em critérios positivos e negativos. É tido como o mais inteligente e realizador, por exemplo, e também como o mais autoritário e o que mais faz promessas que não irá cumprir.

8 Comentários:

Airton disse...

O padre Marcelo Rossi, sócio da Xuxa, aparece abraçado com Serra, numa missa, e o candidato"chora" emocionado. O padre agora substitiu o bispo (ou sei lá que titulo ele tinha) Ratziger. Sempre achei esse padreco ordinário!

Unknown disse...

Não poderia deixar de comentar. Fico surpreso quando vejo uma pesquisa revelar coisas como, "Serra lidera em critérios positivos e negativos. É tido como o mais inteligente e realizador, por exemplo,...." que critério usaram as pessoas entrevistadas para tirarem essa "incrível" conclusão, se basearam em que? O que Çerra fez? Alguém pode me dizer?

Raptor SS disse...

NAO SAO APENAS O DESGASTE DA IMAGEM OU A ARROGANCIA DE SERRA, ELE TEM QUE REVERTER A IMAGEM DE MENTIROSO , BARRAQUEIRO E FALASTRÃO, UMA DAS MENTIRAS É ASSUMIR PRA SI MESMO OBRAS DOS OUTROS E TER ASSINADO EM CARTORIO PROMESSAS NAO CUMPRIDAS, BARRAQUEIRO VIDE AS ELEICOES 2010, FALASTRAO É FALAR MUITO.

Raptor SS disse...

NAO SAO APENAS O DESGASTE DA IMAGEM OU A ARROGANCIA DE SERRA, ELE TEM QUE REVERTER A IMAGEM DE MENTIROSO , BARRAQUEIRO E FALASTRÃO, UMA DAS MENTIRAS É ASSUMIR PRA SI MESMO OBRAS DOS OUTROS E TER ASSINADO EM CARTORIO PROMESSAS NAO CUMPRIDAS, BARRAQUEIRO VIDE AS ELEICOES 2010, FALASTRAO É FALAR MUITO.

Geysa Guimarães disse...

Mais inteligente e realizador? Então por quê tanta rejeição?

Cid disse...

José Serra é um cadáver insepulto... falta o enterro! As eleições municipais vão se encarregar disso!

Nilo Aguiar disse...

É presidente Lula, a "extirpação" da política desse sujeito está sendo mais rápida que imaginávamos. O lá de cima não dorme e dá justiça divina escapa!!!

ORICHIOJR disse...

Helena e Zé Augusto, porque é que vocês, Viomundo, Conversa Afiada, Carta Capital não colocam no site um LOGO, para publicarmos no Facebook, Twiter etc, pedindo o julgamento do Mensalão do Eduardo Azeredo do PSDB?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração