Pages

domingo, 5 de agosto de 2012

Gilmar Mendes pede à PF investigação da Wikipédia e blogueiros

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representou à Polícia Federal pedindo a abertura de investigação contra a Wikipédia. O ex-presidente do STF fez gestões junto ao conselho editorial da enciclopédia virtual no Brasil para corrigir o que avalia estar distorcido em seu verbete , que considerou ideológico. Sem êxito junto aos editores, decidiu investir contra o produto. Para ele, a Wikipédia está “aparelhada”. As informações são do jornal O Estado

A parte do verbete que deu causa à reação do ministro foi a que reproduz denúncia da revista Carta Capital que ele contesta judicialmente. Gilmar sustenta que por ser um dicionário o verbete deve ser estritamente informativo sobre o biografado, sem absorver avaliações de terceiros ou denúncias jornalísticas. Ele se queixa também de o trecho reproduzido da revista ocupar seis parágrafos, muito mais que o espaço dispensado à sua carreira, inclusive o mandato de presidente do STF, resumido a um parágrafo. A carreira de Gilmar no STF completou dez anos.

Paralelamente, Gilmar prepara uma representação ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigação do uso de recursos públicos para financiamento de blogs de conteúdo crítico ao governo e instituições do Estado. Ele quer saber quanto as empresas estatais destinam de seus orçamentos para esse tipo de publicidade. Gilmar argumenta que não se pode confundir a liberdade constitucional de expressão com o emprego de dinheiro público para financiar o ataque às instituições e seus representantes.

11 Comentários:

Anônimo disse...

Huumm...emprego de dinheiro público para financiar o ataque às instituições e seus representantes...uma ótima oportunidade para rever a publicidade de estatais no PIG, a imprensa independente dos fatos, como bem disse o Franklin...o PIG é aquele aonde se fala - e só se fala - a opinião do chefe contra os governos democráticos e progressistas...qualquer um neste imenso Brasil tem mais liberdade de expressão do que um jornalista do PIG

Odete disse...

Quanta coincidência, hein? Pouco depois de o PSDB não ter sido bem sucedido na empreitada de censurar os "blogs sujos" via impedimento de financiamento de estatais, lá vem o senhor Gilmar Mendes com o mesmo discurso. Como é que pode alguém tão desclassificado, tão infame, fazer parte da mais alta corte de Justiça do país? Dá um desânimo, uma descrença na justiça, saber que não haverá justiça se a mesma está nas mãos de pessoas assim, já que como ele há mais alguns.

Anônimo disse...

nao seria melhor ele pedir para que o MPF e a PF INVESTIGUE ELE O gilmarzinho dantas demostenes serra da globo mendes!!!!

Djijo disse...

O governo pode começar a imitar o presidente Correa. Zero de pagamento em propaganda para empresas privadas.

Geysa Guimarães disse...

Está tentando tirar do Serra o troféu ENERGÚMENO.
Daqui a pouco vai pedir para a PF investigar contrabando de paçoquinha e maria-mole.

Anônimo disse...

Ele é o maior cara de pau que o pais tem. Ainda o povo tem que manter o alto salário deste Ministro. Vergonha.

Ana Cruzzeli disse...

O Gilmar sabe que a matéria da Carta Capital sozinha não faz tanto barulho, mas replicada pode ser a ultima pá de cal em sua permanencia no STF e isso não pode acontecer. Há muitos interesses por trás desse senhor

Mas...
Há um problema maior, o Joaquim Barbosa será presidente do STF e ele pode liberar que seus membros sejam investigados pela PF aprofundando essa matéria da Carta, aí a porca torce o rabo e se esse julgamento dos ¨mensaleiros vermelho¨for aquilo que todo mundo já vem gritando:

GOLPE BRANCO

A vida do Gilmau vai piorar e muito. Depois da tese de acusação embasar-se no mensalão já são favas contadas que a defesa de todos os réus já ganharam um ponto a favor. Aquela acusação do Gurgel foi amadora, sensacionalista pura mercantilismo-politico para a imprensa ver.

Não, os réus estão a um passo da absolvição e o temor é justamente esse.

Quem sabe o minimo de direito é unanime que o pilar mensalão era fraco e de dificil sustentação.

Os doutores em direito pelo Brasil estão saindo de suas zonas de conforto e falando já abertamente que não há mais a remota chance de condenação, principalmente depois da exposição do Gurgel.

É por isso que Gilmar dá uma de louca. Ele sabe que em 1 mês ou mais as faculdades de direito estarão analisando esse evento com muito cuidado, afinal isso é uma aula a céu aberto. E os fundamentos acusatórios já apontados são frágeis, se os acusados ( todos ) não forem absolvidos esses senhores cairão em desgraça junto a seu grupo.

Já o povo que é sábio, absolveu todos os réus desse GOLPE BRANCO, não uma mas duas vezes.

Esse é o desespero dessa vedete de segunda categoria chamado Gilmar. A casa caiu e os donos não tiveram tempo de sair porque estavam distraidos sintonizados na Rede Golpe de televisão. Sempre foram eles que deram os golpes e como o povo mudou de canal, os filhotes da ditadura não sabem mais o que fazer.

E agora José? O Serra é claro.
P.S. Era uma vez 3 josés
-Um foi torturado barbaramente pela ditadura e mante-se firme
-Outro deformou seu rosto em Cuba para continuar na luta
-O outro fugiu para o Chile e depois foi estudar na USA, pois era X9 deles e USAr e ser USAdo é seu verbo de estimação e predicativo de adoração.

Leo disse...

Para o Inconfiável Gilmar Dantas Mendes a revista Carta Capital não pode denuciar as mutretas do judiciario ou da Elite mais a revista VejaBandida pode tudo sem medir as palvras como o Reinaldo Azedo que não respeita nenhum petista seja ele politico ou não,que monta escandalos para derrubar quem quer que seja da esquerda, o brasil sabe muito bem da parceria Gilmar e Veja.

Paulo (BH-MG) disse...

A Suprema Corte merece!

É só mudar a forma de escolher seu membros e seu estatuto, que a coisa melhora e volta a ser Suprema. O Brasil e seu povo não merecem!
Fico indignado com o politização do Judiciário e a inércia de se investigar este Sr.( é respeito à idade) e a mídia de direita. Porque não abranger o tema propaganda de estado à toda mídia! Vamos ver o quanto recebe o Grupo Abril, Globo, Estado e Estadão.
A Academia Brasileira de Letras já não se respeita mais com a inclusão de Nerval, o judiciário está indo pelo mesmo caminho.

Paulo Matthes disse...

O ministro não sabe que ele mesmo pode editar os dados contidos no Wikipédia? Basta clicar em editar verbete.

Ricardo André disse...

Uma hora este Sr Gilmar DANTAS cairá de podre, antes que o STF caia junto, no descrédito perante o povo brasileiro!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração