Pages

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dilma emite nota considerando equivocado o entendimento de Joaquim Barbosa sobre seu depoimento

O ministro do STF, Joaquim Barbosa, citou um depoimento da presidenta Dilma como testemunha, quando ainda era ministra, em 2009, escolhendo uma frase como se fosse incriminadora.

No depoimento, segundo Barbosa, Dilma se disse surpresa com a rapidez da aprovação do marco regulatório do setor elétrico no Congresso, e que o presidente da Comissão de Minas e Energia, em 2003, era o deputado José Janene (PP-PR), que já faleceu. Para Barbosa a rapidez seria em decorrência da compra de votos.

No entanto, no mesmo depoimento, Dilma afirmou que ninguém pediu nenhuma vantagem para votar aquelas medidas provisórias, que só soube do assunto "mensalão" quando apareceu nos jornais, e ela testemunhou a favor de diversos parlamentares petistas, considerando-os políticos sérios e que desconhecia condutas que os desabonassem.

O mal estar provocado pela citação de Barbosa, como se Dilma estivesse fazendo ilações incriminadoras, provocou a seguinte nota à imprensa da Presidenta, publicada no Blog do Planalto:

Nota à imprensa

“Na leitura do voto, na sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal, o senhor ministro Joaquim Barbosa se referiu a depoimento que fiz à Justiça, em outubro de 2009. Creio ser necessário alguns esclarecimentos que eliminem qualquer sombra de dúvidas acerca das minhas declarações, dentro dos princípios do absoluto respeito que marcam as relações entre os Poderes Executivo e Judiciário.

Entre junho de 2001 e fevereiro de 2002, o Brasil atravessou uma histórica crise na geração e transmissão de energia elétrica, conhecida como “apagão”.

Em dezembro de 2003, o presidente Lula enviou ao Congresso as Medidas Provisórias 144 e 145, criando um marco regulatório para o setor de energia, com o objetivo de garantir segurança do abastecimento de energia elétrica e modicidade tarifária. Estas MPs foram votadas e aprovadas na Câmara dos Deputados, onde receberam 797 emendas, sendo 128 acatadas pelos relatores, deputados Fernando Ferro e Salvador Zimbaldi.

No Senado, as MPs foram aprovadas em março, sendo que o relator, senador Delcídio Amaral, construiu um histórico acordo entre os líderes de partidos, inclusive os da oposição. Por este acordo, o Marco Regulatório do setor de Energia Elétrica foi aprovado pelo Senado em votação simbólica, com apoio dos líderes de todos os partidos da Casa.

Na sessão do STF, o senhor ministro Joaquim Barbosa destacou a ‘surpresa’ que manifestei no meu depoimento judicial com a agilidade do processo legislativo sobre as MPs. Surpresa, conforme afirmei no depoimento de 2009 e repito hoje, por termos conseguido uma rápida aprovação por parte de todas as forças políticas que compreenderam a gravidade do tema. Como disse no meu depoimento, em função do funcionamento equivocado do setor até então, “ou se reformava ou o setor quebrava. E quando se está em situações limites como esta, as coisas ficam muito urgentes e claras”.

Dilma Rousseff
Presidenta da República”

20 Comentários:

Anônimo disse...

parabens Presidenta Dilma!!!colocar os pingos nos isssssssssssss!!!!!

Reg disse...

Joaquim Barbosa, o louco.
Inacreditável o comportamento deste senhor.
Nunca deveria ter sido ministro.
Vai se tratar, com camisa de força.

Reg disse...

Joaquim Barbosa, o louco.
Inacreditável o comportamento deste senhor.
Nunca deveria ter sido ministro.
Vai se tratar, com camisa de força.

Anônimo disse...

É pouco.A nota não será replicada pelos meios de comunicação. Dilma precisa se manifestar em horário nobre. Barbosa foi desonesto e maldoso.
Ary

tuareg disse...

quem fala o que quer ouve o que não quer

Claudio disse...

Bem que poderia dormir sem essa né "seu" quinzinho ou barbosinha!!!

Valdirio Guerra disse...

“Oposição quer fazer com Lula o que fez com Getúlio e Jango”, diz ex-ministro da Defesa Waldir Pires.
Nesta quinta-feira, 20, seis partidos de sustentação do governo Dilma (PT, PMDB, PSB, PDT, PC do B e PRB), em nota pública, acusaram a oposição de estar "disposta a qualquer aventura" e a "práticas golpistas". Segundo a nota, "em defesa da honra e dignidade" do ex-presidente Lula, assinada pelos presidentes dos seis partidos
Leiam a entrevista:
http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/09/21/oposicao-quer-fazer-com-lula-o-que-fez-com-getulio-e-jango-diz-ex-ministro-da-defesa-waldir-pires/

Anônimo disse...

Eta nóis, este Joaquim Barbosa tá mesmo desequilibrado. O que está acontecendo com este homem ?

Anônimo disse...

Então, pela rapidez com que o ministro Joaquim Barbosa condenou, podemos supor que foi comprado ?

Anônimo disse...

Esse ministro já está começando a se achar!

aparecida disse...

Dilminha querida essa resposta tem que ser dada em cadeia nacional . Pouquíssimas pessoas acompanham o blog do planalto. Não brique com o pig e com stf que eles são perigosíssmos e querem detonar com o nOsso Brasil que Lula e VC tento teem lutado para chegar aonde chegamos . Temos 53% dos brasileiros na classe média.São tantas as melhorias que não posso nem pensar em privataria tucana, cachoeiras e atrasos.Pelo amor de Deus DIlma ...A projeto pinguento de coloio com stf está tão articulado, perigosamente estudado que se não houver uma reação urgente do PT , do governo, da população brasileira vamos ser engolidos pelo golpe direitista, anti democrático e anti Brsil .

Emília disse...

Esse sr. Joaquim Barbosa pensa que está num julgamento da novela das oito da Globo. O cara quer ser estrela. Tudo que eu aprendi na faculdade de direito está indo pelo ralo nesse julgamento. Parece-me mais um execução sumária.

Anônimo disse...

Acho que na sua prepotencia o sr Joaquim Barbosa deveria ser mais discreto.. Ele está se achando... Daqui a pouco nem o PIG vai querer saver dele.Cag..

Anônimo disse...

O Seu Joaquim Barbosa, na sua prepotencia pensa que vai se impor, como dono da verdade, a um Gilma Mendes Dantas, Marcus Aurelio etc. A presidente não deixou passar essa insunuação boboa dessa primeiro negro escolhido por LULA para o Sumpremo.

Anônimo disse...


Oh presidenta Dilma. Ainda não deu pra entender que o STF/PIG é o nosso Monte Castelo da rssistência golpísta facista no Brasil? Pô caspita, reage e Senta a Pua, ou então estamos ferrados com a sua omissão!... O facismo vai levar no rodo a nação!...

Luiz Carlos disse...

O Joaquim Barbosa pirou!
Está se achando o máximo!
Virou o herói do PIG.
Mas, na verdade, está fazendo um papel ridículo, lamentável, indigno!
O que a vaidade, o narcisismo, a soberba, arrogância, o amor pelos holofotes e pelos elogios fáceis (do PIG) é capaz de fazer!
Barbosa tem demonstrado inequivocamente uma profunda imaturidade psicológica. Não está preparado psicologicamente para o cargo que ocupa. Não se trata de falta de preparo intelectual, mas, sim, de falta de maturidade psicológica. Pessoas como ele jamais poderiam julgar e decidir o destino de outras pessoas.

José Carlos Lima disse...

Há quem jure que a partir de agora o Judiciário vai condenar todo e qualquer um com base em indícios, como está fazendo no julgamento do "mensalão. Para isso, dizem, está se firmando uma jurisprudência neste sentido. Gente, sonhar é bom mas tem um limite. Aliás, nem podemos desejar que a partir de agora um réu seja condenado a partir de indícios. Não queremos isso para ninguém, nem para tucanos nem para demos nem para psolistas, petistas, etc. Essa jurisprudência da condenação com base em indícios não será colocada em prática, por exemplo, quando do julgamento da mulher de Noblat/~Globo, acusada de desvio de R$ 30 milhões do INCRA. Repito, essa jurisprudência não vai se firmar, sendo usada apenas para este julgamento de exceção do momento.O próprio Noblat já escreveu que este julgamento terá atingido seu objetivo se se tiver dado um susto nos "corruptos", entenda-se isso como petistas, pois eles(tuacnos, demos...) estão a salvo. Tanto isso é verdade que o Estadão já trazendo o STF para a sua devida normalidade, o que ocorrerá tão logo se encerre esse julgamento político. Por isso Jotavê, tire o cavalinho da chuva, vamos sonhor mas nem tanto, nãoé mesmo. Na verdade o STF está beirando as raias dos fascismo. Senão vejamos. Joaquim Barbosa, o Supremo Acusador, tá feito louco procurando alguma lei que tenha sido aprovada na época do "mensalão". É q segundo sua tese maluca se alguma lei foi aprovada é indício que houve mensalão. Qualquer lei aprovada naquela época serve de indício, mesmo se sabendo que elas tenham sido aprovadas com votos da oposição. O Supremo Acusador nem se deu ao trabalho de ver que não só o indicio mas a prova maior de que o caso se trata de caixa 2 é que há mais de 300 testemunhas provando isso. Mas o Supremo Acusador não está nem aí para as alegações e provas da defesa. Leis aprovadas naquela época o Supremo Acusador vai encontrar, afinal de contas no início deste século o Congresso Nacional não estava fechada por um AI-5.O Supremo Acusador tem que acusar e, em seguida sugerir, como relator, que os demais ministros votem como ele. O Supremo Acusador quer pq quer interditar Lula. O Supremo Acusador quer, juntamente com a oposição e sua mídia destruir aquilo contra quem eles mais nutrem ódio: Lula, o PT, o trabalhismo. A UDN não descansa. Os golpistas não arredam o pé.

Ana Cruzzeli disse...

Joaquim ultrapassou o limite do razoável.

GRAÇAS a Dilma que hoje o STF pode gastar a rodo dinheiro publico com luz, afinal foi aquela MP que resolveu o CAOOOOOOOOOS no sistema eletrico.

Aqui em Brasilia o Arruda tentou em 2007 PRIVATIZAR a CEB ( companhia eletrica de Brasilia) se não fossem deputados como o Paulo Tadeu que é da area brigar ele ( o STF) não teria hoje o conforTO de falar para a galera com tamanho destemor de colocar o pais numa questão INCONSTITUCIONAL e instabilidade politica. LEVIANDADE É POUCO para tanto o que hoje ocorre no STF.

Não a presidentA enquanto Ministra enquanto Mulher resolveu essa questão penosa que tanto prejuizo o FHC nos causou ajudada por um CONGRESSO que estava cansado do DESgoverno do Fernando.

Abriu-se uma porta de OPORTUNIDADES para que TODOS OS RÉUS do processo 470 ENTREM com pedido jundo a OEA por CLARA perseguição . Não se deve julgar questões politicas no JUDICIÁRIO isso se faz nas ruas nas praças , na assembleias, nos congressos.

Que TODOS os sindicatos verdadeiramente de esquerda se mobilizem na SUPREMA PRAÇA DA INJUSTIÇA e mandei seu recado

ISSO FOI LONGE DEMAIS.



Francisco Andrade disse...

O STF parece, na conduta do Barbosa, parece está com saudade da Ditadura Militar no Brasil. Não conegue perceber o "espírito das leis" (Montesquieu). A letra da lei está matando a Soberania Popular, encarnada na Primeira Mulher Mulher Presidenta do Brasil.

nilo walter disse...

Estão condenando mesmo se a situação/evidência/provas forem abstratas. Caso um filho de qualquer cidadão cometa algum deslize os pais serão responsabilizados. É o que estou entendendo dos tais juristas do STF (existem as excessões ) . Ou estou enganado?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração