Pages

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Assessor de José Serra espalha boato sobre Enem


O Ministério da Educação (MEC) pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal abra investigação sobre boatos que circularam nas redes sociais de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teria sido cancelado. Fontes do MEC disseram ter "convicção" de que a informação falsa partiu de Eden Wiedemann, integrante da equipe de mídias sociais da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura.

O publicitário postou no Twitter às 20h11 de quarta- feira a mensagem "Vai Haddad!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem", seguido de um link para uma reportagem de 2009 do Portal Terra  ( e o Globo) que anunciava o cancelamento da prova. Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad (PT), hoje adversário de Serra em São Paulo.

Ontem, no início da tarde, o site do MEC teve um volume de tráfego anormal, com mais de 1 milhão de acessos - a média mensal é de 20 milhões. O ministério encaminhou ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, cópias dos posts de Wiedemann. A expectativa no MEC é a de que o publicitário seja procurado hoje pela polícia.

Contatado pelo Jornal O Estado de São Paulo, Wiedemann confirmou que atua na campanha de Serra

O ministro Aloizio Mercadante acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Em sua página no Twitter, Wiedemann postou a seguinte mensagem na quarta-feira à noite: "VAI HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem". O texto escrito pelo publicitário era acompanhado de um link para matéria veiculada pelo Globo, em 2009, quando o Enem foi, de fato, cancelado. O título da referida matéria é: "MEC confirma cancelamento das provas do Enem". No início da noite de ontem, ele voltou a postar a mensagem. Com ironia, comentou que os petistas estavam irados com a piada que fizera

Segundo o MEC, uma busca no Twitter indicou que o primeiro usuário a enviar a mensagem teria sido Wiedemann. Os posts deram origem à hashtag "#EnemCancelado", expressão criada para designar um assunto em debate. Logo espalhou-se pela rede uma onda de boatos. Diversos posts eram acompanhados de link para antigas matérias de sites noticiosos sobre a suspensão do Enem de 2009 - que ocorreu após um caderno de questões ter sido furtado na gráfica. Link antigo do site do Globo também foi utilizado  no Facebook, o que levou o jornal a postar em seu site alerta de que o Enem não fora cancelado.

Facebook.

 Uma reportagem de 2009 do jornal O Globo sobre o cancelamento também foi disseminada ontem no Facebook. A página do jornal tem um seletor automático de notícias mais lidas que apontava a do cancelamento do Enem com um título que não mencionava que o texto era antigo.

Em nota intitulada "Esclarecimento: Enem 2012 não foi cancelado", o jornal disse que, "por motivo alheio" à sua vontade, a reportagem antiga "voltou a circular". "O Globo esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site."

Ontem, ao longo da tarde, outros usuários do Twitter entraram na página de Wiedemann e afirmaram que o Enem 2012 está mantido para os dias 3 e 4 de novembro. O MEC informou, por meio de seu perfil no Twitter, que a prova está mantida. Do Estadão

5 Comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

oa responsaveis diretos por esse vexame foi a globo que maldosamente fez a publicaçao e depois postou dizendo que foi engano. Nao foi engano e o governo deveria atravea de açoes fazer ela publicar em horario nobre a nota que se desmentiu malandragem de gente sem escrupulos.

Anônimo disse...

cadeia nele já .

Anônimo disse...

Só quero avisar para o PT que o PSDB está fazendo ligações telefônicas com mensagens eletrônicas contra os projetos do Haddad para prefeito, e também pedindo votos para o $erra...

Eles estão apelando.

Fiquem de olho! do Serra tudo pode se esperar em matéria de baixaria.

Unknown disse...

É a cára do Serra, sua campanha é suja mesmo, isso é coisa de bandido, muita gente poderá ser prejudicada com essa falsa informação, que brincadeira é essa? este idióta tem que ser processado criminalmente.

Unknown disse...

É a cára do Serra, sua campanha é suja mesmo, isso é coisa de bandido, muita gente poderá ser prejudicada com essa falsa informação, que brincadeira é essa? este idióta tem que ser processado criminalmente.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração