Pages

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Debate na Band: Haddad x Serra

Fernando Haddad venceu com folga o debate na Tv Bandeirantes.

Haddad foi mais convincente, porque foi mais consistente em suas propostas, como acabar com as taxas da Controlar, construir 3 hospitais, trazer o Minha Casa, Minha Vida para São Paulo, o Pronatec, creches, Universidade Federal, corredores de ônibus.

Também explorou melhor os pontos fracos de Serra e Kassab.

O principal deles foi a venda de 25% de leitos para planos de saúde. Serra se embananou na resposta, e mentiu confundindo a venda de leitos com ressarcimento ao SUS por planos de saúde, quando o paciente do plano é atendido na rede pública. Isso já acontece independente da quantidade de leitos, mas não tem nada a ver com restringir leitos para o SUS a 75%, visando fazer caixa, que é a proposta do Serra.

Serra foi muito mal na falta de política de transporte por ônibus, e ao jogar toda a responsabilidade da gestão de transporte para o metrô, que é do governo estadual, como se o prefeito não tivesse nada a fazer.

Haddad focou em políticas universais como corredores de ônibus, saúde e educação. Serra focou só em nichos como atendimento à gravidez e secretaria de deficientes que, sem dúvida, é importante, mas não justifica fugir dos outros temas.

Serra escorregou feio ao sugerir tirar Kassab do assunto do debate. Haddad não perdeu a oportunidade e disse o óbvio: eles estavam disputando a prefeitura de São Paulo e a gestão atual é de Kassab. Não há como não discuti-la.

Haddad foi bem ao dizer que a população na rua pede uma campanha de propostas, por isso sugeria um pacto de elevar o nível da campanha, reduzindo agressões gratuitas. Haddad sabe que Serra não vai mudar, mas passou ao eleitor o recado de que Serra está fazendo campanha de baixaria, contra a vontade dele.

Haddad saiu-se bem das cascas de bananas. Serra perguntou sobre realizações que ele considera suas, se eram para rico ou para pobre, tentando arrancar elogios. Haddad saiu-se bem, apontando as contradições de Serra que prejudicavam os mais pobres, como a venda de leitos hospitalares, quando há défcit na rede pública.

O debate teve muita troca de farpas, mas ninguém chegou a sair do sério nem cometer erros fatais. Serra esquivou-se das perguntas que o apertavam, e respondia com outro assunto, ou com críticas a Haddad, mas sem muita consistência.

Na postura corporal Haddad também saiu-se melhor, ficando mais firme. Serra estava mais nervoso, e em diversas horas mostrou ansiedade, desconforto e perdia a argumentação partindo para críticas gratuitas.

O único receio que tive antes do debate foi de Haddad bater muito forte em Serra a ponto do eleitor colocar o tucano como vítima. Felizmente Haddad não cometeu esse erro, que passaria a imagem de arrogante. Foi o melhor, mais firme, porém cometido, educado e respeitoso, sobretudo com o telespectador.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Realmente dá nojo ouvir e ver o Serra neste debate... Inseguro, sem argumento, dúbio...Coitado!

J. CARLIS disse...

Zé, por motivo de força maior eu não pude assistir ao debate, portanto assim que vocês puderem disponibilizá-lo no blog eu ficarei muito grato. Parabéns pelo trabalho. E com fé em Deus vamos firme rumo a vitória de Haddad

Anônimo disse...

Não entendo esse Serra de tudo que existe nessa politica ele tem de estar no meio é cargo de Presidente, governador....... agora prefeito só falta ele se candidatar daqui 4 anos a vereador....
rsrsrsrs

Fábio disse...



HADDAD inegavelemente é o melhor para São Paulo!... As perguntas que Serra fez a Haddad sobre suas obras se eram para rico ou para pobre, deixam claro que as suas porcarias mal feitas e superfaturadas, foram feitas para os pobres.

Erick_Fernando disse...

o Serra é uma piada, eu tava quase atacando a TV no chão a cada pergunta BOA que o Haddad fazia e ao invés de responder, ele dava uma risada amarela e falava coisa sem nexo, tá parecendo mesmo um velho gagá!!!

Anônimo disse...

quero ver o vídeo deste debate, por favor postam aqui.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração