Pages

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Data Vênia, já vai tarde, Ayres Britto. Que vá fazer 'poesia' bem longe do STF.

E, pelo-amor-de-Deus presidenta Dilma, nunca mais escolha alguém que se diga um "juiz poeta" para ser ministro do STF.

Juízes não devem viajar na imaginação dos poetas para julgar. Devem ater-se ao concretismo da razão.

A poesia visa transmitir emoções, mais do que comunicar informações. Exatamente o contrário do que se espera das sentenças judiciais.

Juízes não devem ocupar seus neurônios com a rima, no momento em que devem dissecar com detalhismo a verdade mais profunda dos autos.

Juízes não devem produzir sentenças sobre a vida alheia com estrofes que só ele julga espirituosas. Sentenças judiciais pedem clareza e objetividade cartesiana, pra não pairar dúvidas. Jamais parábolas barrocas ou rococós.

A única poesia que um juiz pode produzir em um tribunal é o sentimento de que a justiça foi feita. E isso não se faz com casuísmos, com atropelos, com seletivismo na escolha das provas, dos réus, dos desmembramentos. Nem com o se deixar influenciar pelas pressões da opinião publicada, nem com politização do judiciário, com partidarismo a ponto da própria data escolhida para o julgamento coincidir com o calendário eleitoral, e de furar a fila ao julgar primeiro o que irá prescrever depois.

Viva os poetas de verdade e suas poesias, mas bem longe dos tribunais.

Poeta que se preze é utópico, libertário, revolucionário, vira a razão e a realidade do avesso, anarquiza, diverte, emociona, encanta, é fantasioso, surreal. Tudo o que não deve ser feito em um processo jurídico.

Já juíz que se preze é fiel aos rigores da razão, da lógica, da realidade objetiva e, é raro mas existem, ao método científico.

Ayres Britto, como juiz foi um mau poeta, e como pretenso poeta foi um mau juiz. Pelo menos no trato da Ação Penal 470.

22 Comentários:

Unknown disse...

Excelente texto: houve um erro de impressão no 2º parágrafo: "Devem ater-se ao concretismo da razão.".

Anônimo disse...

JÁ VAI TARDE. ANTES DO MENSALÃO, DEPOIS DO MENSALÃO: RIDICULO. RIDICULO.

Carmen Regina Dias disse...

Saudade de Neruda.
Saudade de Maiakoviski.
Saudade de Garcia Lorca.
De Drummond.
De gente fraterna.
Gente com consciência.

Espero que as bases estejam em alerta,
porque a insânia está armando às escondidas.

Yacov disse...

ADEUS, poeta carrasco, que mata enquanto recita. ADEUS, carrasco poeta, que nos tortura com sua lira desfinada. Vá e não volte nunca mais.

VIVA O PT !! LULA SEJA LOUVADO !! DIRCEU, HERÓI DO BRASIL !! SALVE GENOÍNO !!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Bida Lula da Silva disse...

Por mim, é adeus e até nunca mais!

René Amaral disse...

Despedida de Ayres Brito, o poeta das platitudes judiciarias, rimando contra a maré, pior a emenda…

Luiz disse...

Vai pra GLOBO vai poeta de meia TIGELA, mandado da MALDITA GLOBO, ESCROTO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Existe um processo meu, tramitando no supremo desde 1997 referente a uma demissão patrocinada pelo Sr. Fernando Henrique Cardoso, e esse ministro era o relator e até hoje nunca deu seu parecer. Já vai tarde.

Ana Cruzzeli disse...

Eu não acompanhei o julgamento pela TV, só lia o que saiam nos blogs, mas é fato que durante o julgamento na hora de até condenar ele usava rimas?

Se assim for há algo maior, tripudiamento da dor alheia. Não é ato de oficio que a justiça seja acompanhada de nada disso.

Zé, você colocou muito bem. Poesia não combina com guilhotina. Nunca vi que em atos de condenação se proferissem escarnio aos condenados em sendo culpados, pior quando são inocentes.
O que fizeram nesse julgamento foi coisa de louco.

Anônimo disse...

Näo vamos nunca sentir saudade. Que passe seus dias refletindo sobre o mal que faz ao país, ao povo mais pobre do Brasil.

Anônimo disse...

Vai, insano Torquemada!

Anônimo disse...

STF, grande Circo da Rede Esgoto!!

José Carlos Lima disse...

O ministro Barbosa, ao pedir a pena máxima para Dirceu, não levou em conta as atenuantes do réu, tais como vida pregressa, relevantes serviços prestados ao pais, como por exemplo a sua luta pela redemocratização. A vida pregressa dos réus não poderia ter sido ignorada no momento da fixação da pena, pois é o que manda a Lei. A não ser que para Barbosa não conta essa diferença entre o passado de Dirceu e de Carlinhos Cachoeira. No que diz respeito à atenuantes, reza o Código Penal Brasileiro:
Art. 59 - O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime: (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

I - as penas aplicáveis dentre as cominadas;(Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

II - a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos; (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

IV - a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível. (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

Anônimo disse...

Que ele tome uma taça de cristal quebrado, e empurre com algodão. Certamente, haverá de ter, muitas noites traiçoeiras.

Anônimo disse...

CORJA!!!!!STF CORJA!!!!!

Audo disse...


A atitude do "poeta" aires Brito de recitar enaunto condenava, só tem paralelo em outro artista famoso. NERO o rei de Roma cantava e tocava enquanto via a cidade e seus concidadão arderem. Ao Aires Brito só faltou a arpa para disputar como poeta menor suas ilações!...

Anônimo disse...

Olá, rapaziada! vocês sabiam que IRAQUE, AFEGANISTÃO, PAQUISTÃO e SíRIA estão disputando à tapas o passe desse mosca morta? A única exigência feita é que ele leve à tiracolo o nosso IDI AMIN DADA e o CAPANGA DO MATO GROSSO. Boa sorte!

Anônimo disse...

Mudando de assunto!!!
Qual a diferença entre esses dois mineiros? O Joaquim Silvério dos Reis e o Joaquim Barbosa ??? Quase que nenhuma: Ambos de Minas Gerias e todos dois traidores. O primeiro traiu os inconfidentes e o segundo traiu a sua história. História de lutas e conquistas, mas as traiu. A história foi implacável com o primeiro e não o será com o segundo.
A CASA GRANDE vai cobrar pelas horas de fama, onde o segundo apareceu no MENTIRA NACIONAL. A REDE ESGOTO usa o mineirinho, e o tolo caiu e cai com uma PATA!!! Parece que ele não viveu na época do Collor, o qual foi o queridinho da REDE ESGOTO até o dia que este lhe serviu, depois passou a persegui-lo. É assim a CASA GRANDE trabalha!!!! Enquanto o Barbosão estiver fazendo o que a CASA GRANDE mandar, o vassalo continuará vassalo. Se tentar algo contra a CASA GRANDE, vai para o pelourinho!!!
Tenho dó dele!!!
Quem viver verá!!!!

Alício disse...

Vai escrever livro de cordel,se é que é capaz, lá em Sergipe, mas não terá sucesso visto que os cordelistas são de inteligência avançada.Será a primeira vez que vai trabalhar na vida.

Anônimo disse...

Que este ministro PIGAL sirva de lição para o Lula e a Dilma na hora de suas escolhas. Muitas vezes ser muito Estadistas numa ambiente de traidores é um perigo ou muita inocência. Espero que Lula e Dilma tenham aprendido a lição. E ao apagar das luzes ele criou o forum da mídia para ajudar ainda mais o PIG. Viva a justiça brasileira, uma lição para o mundo de como não deve ser uma justiça.

VERA disse...

Que o diabo o carregue diretamente ao inferno, lugar aonde certamente vão todos os puxa-sacos traidores!!!

Anônimo disse...

Carlim do Pt o político derrotado, fracassado, quer ser concorrente do merval pra ver quem defende melhor a Globo . Coitado.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração