Pages

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cardozo e PF desmontam mentiras da imprensa e esvaziam politização da Operação Porto Seguro

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o superintendente da Polícia Federal, Roberto Trocon, falaram o que a gente já estava cansado de saber: que foi uma operação da PF como outra qualquer, atingindo funcionários que utilizaram-se dos seus cargos para cometer ilícitos. A audiência frustrou a oposição e jornalistas que esperavam haver grampos com o presidente Lula ou outros políticos graúdos.

O ministro e o delegado desmontaram testes de hipóteses da TV Globo, Veja, Folha, Estadão, Brasil247, e de parlamentares da oposição em busca de ter o que fazer para aparecer nos holofotes.

Cardozo disse que "há anos a PF evoluiu de um status de polícia de governo para se tornar, de fato, uma polícia de Estado, sem qualquer interferência política".

O ministro disse que dentre os cinco indiciados pela PF por formação de quadrilha, ninguém trabalha na Presidência da República. “Portanto, não se pode dizer que há uma quadrilha de crime organizado no seio da Presidência da República”, disse Cardoso, em resposta à provocação do deputado do DEMos, Efraim Filho (PB). Lembrou também que a presidente Dilma determinou as exonerações dos envolvidos e uma reanálise de todos os pareceres emitidos pelos órgãos suspeitos de terem participado do esquema.

Já o superintendente da PF disse que a decisão de não interceptar as ligações telefônicas e e-mails de Rosemary de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República na capital paulista, foi tomada pelo fato de que ela não tinha interferência no objeto principal de investigação: o esquema de venda de pareceres de órgãos públicos em benefício de empresas.

"O primeiro passo foi investigar a veracidade da notícia-crime apresentada pelo ex-auditor do Tribunal de Contas da União“, afirmou Troncon. Cyonil Borges denunciou ter recebido uma oferta de R$ 300 mil para emitir parecer técnico do TCU favorável à empresa Tecondi, que arrenda uma área da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) no porto de Santos desde 1998. O TCU acusava a empresa de fraudar licitações.

“Uma vez comprovada essa notícia-crime e com autorização judicial, passou-se a investigar os fatos. Durante a investigação, apesar de a senhora Rosemary aparecer em interceptações telefônicas, essas ligações remetiam a outras condutas ilícitas e não ao objeto investigado”, explicou Troncon, acrescentando que nenhuma das conversas foi apagada e todas serão encaminhadas à Justiça.

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que responde à Ação Penal 640 no STF, indagou sobre um hoax (boato), que ele ajudou a espalhar na internet, acusando a ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, de ter viajado a Portugal com uma "mala diplomática" contendo a mirabolante quantia de 25 milhões de euros. Garotinho questionou a PF por não ter quebrado o sigilo telefônico dela antes. Troncon, afirmou que o órgão desconhecia a informação: “Diante dessa informação, que para nós é nova, vamos movimentar nosso adido em Lisboa para buscar mais informações”, disse o delegado.

Para o ministro da Justiça, a decisão de investigar Rosemery com fins judiciais não pode se basear em trechos de e-mails que foram pinçados pela imprensa de um inquérito de quase 11 mil páginas. ”Ela tinha, sim, uma atuação, facilitava contatos e obteve favores por conta disso, mas não tinha poder para interferir no que estava sendo investigado”, afirmou Cardozo.

Ele disse ainda que apesar de não ser indiciada por formação de quadrilha, Rosemery foi indiciada por outros crimes, como falsidade ideológica, em razão de ter atuado para conseguir diploma falso para o marido assumir cargo no Banco do Brasil. (Com informações da Agência Câmara)

4 Comentários:

Anônimo disse...

VALEU JUSTIÇA BRASILEIRA PELO DIA DE HOJE COM A AUDIENCIA PUBLICA NA CAMARA DOS DEPUTADOS COM A PRESENÇA DO INTEGRANTE DA POLICIA FEDERAL E DO MINISTRO DA JUSTIÇA EDUARDO CARDOSO PELOS ESCLARECIMENTOS FEITOS A RESPEITO DA OPERAÇAO PORTO SEGURO,E QUE A MIDIA TENDENCIOSA TENHAM A DIGNIDADE DE EM FIM NOTICIAREM A VERDEDE:GLOBO,VAJA,FOLHA E ESTADAO.MEUS CUMPRIMENTOS AO MINITRO EDUARDO CARDOSO E AO INTEGRANTE DA POLICIA FEDERAL PELA VERDADE QUE FALARAM A RESPEITO DA OPERAÇAO PORTO SEGURO,QUE DEUS ABENÇOE A NAÇAO BRASIELIRA E AO INTEGRANTE DA POLICIA FEDERAL E AO MINISTRO CARDOSO.

Anônimo disse...

A VERDADE QUE VEIO A TONA HOJE NA AUDIENCIA NA CAMARA DOS DEPUTADOS COM RELAÇAO A OPERAÇAO PORTO SEGURO,ACABOU FRUSTRANDO PARTE DA MIDIA TENDENCIOSA QUE TEMOS EM NOSSO BRASIL POIS ESSA MESMA MIDIA DEVERIA MOSTRAR A VERDADE MOSTRADA PELO MINITRO DA JUSTIÇA E PELO INTEGRANTE DA POLICIA FEDERAL.

Geraldo Souza disse...

De nada adianta espernear, o mal já está feito, e como diz o Mino Carta da Carta Capital: "O PT não é o que prometia ser, demoliu seu passado honrado". Basta acompanhar os nomes de alguns de seus membros que ocupam os principais cargos políticos no Senado, na Câmara Federal e governo - Justiça, AGU, Anac etc! Não adianta tapar o sol com a peneira...
"O PT atual perdeu a linha, no sentido mais amplo. Demoliu seu passado honrado. Abandonou-se ao vírus da corrupção, agora a corroê-lo como se dá, desde sempre com absoluta naturalidade, com aqueles que partidos nunca foram. Seu maior líder, ao se tornar simplesmente Lula, fez um bom governo, e com justiça ganhou a condição de presidente mais popular da história do Brasil. Dilma segue-lhe os passos, com personalidade e firmeza. Carta Capital apoia a presidenta, bem como apoiou Lula. Entende, no entanto, que uma intervenção profunda e enérgica se faça necessária PT adentro.
Tempo perdido deitar esperança em relação a alguma mudança positiva em relação ao principal aliado da base governista, o PMDB de Michel Temer e José Sarney. E mesmo ao PDT de Miro Teixeira, o homem da Globo, a qual sempre há de ter um representante no governo, ou nas cercanias. Quanto ao PT, seria preciso recuperar a fé e os ideais perdidos.
Cabe dizer aqui que nunca me filiei ao PT como, de resto, a partido algum. Outro excelente amigo me define como anarcossocialista. De minha parte, considero-me combatente da igualdade, influenciado pelas lições de Antonio Gramsci, donde “meu ceticismo na inteligência e meu otimismo na ação”. Na minha visão, um partido de esquerda adequado ao presente, nosso e do mundo, seria de infinda serventia para este País, e não ouso afirmar social-democrático para que não pensem tucano.
O PT não é o que prometia ser. Foi envolvido antes por oportunistas audaciosos, depois por incompetentes covardes. Neste exato instante a exibição de velhacaria proporcionada pelo relator da CPI do Cachoeira, o deputado petista Odair Cunha, é algo magistral no seu gênero. Leiam como se deu que ele entregasse a alma ao demônio da pusilanimidade. Ou ele não acredita mesmo no que faz, ou deveria fazer?
Há heróis indiscutíveis na trajetória da esquerda brasileira, poucos, a bem da sacrossanta verdade factual. No mais, há inúmeros fanfarrões exibicionistas, arrivistas hipócritas e radical-chiques enfatuados. Nem todos pareceram assim de saída, alguns enganaram crédulos e nem tanto.
Na hora azada, mostraram a que vieram. E se prestaram a figurar no deprimente espetáculo que o PT proporciona hoje, igualado aos herdeiros traidores do partido do doutor Ulysses, ou do partido do engenheiro Leonel Brizola, ­obrigados, certamente, a não descansar em paz.
Seria preciso pôr ordem nesta orgia, como recomendaria o Marquês de Sade, sem descurar do fato que algo de sadomasoquista vibra no espetáculo. Não basta mandar para casa este ou aquele funcionário subalterno. Outros hão de ser o rigor, a determinação, a severidade. Para deixar, inclusive, de oferecer de graça munição tão preciosa aos predadores da casa-grande".
O Governo e o PT vão acordar a tempo?

Anônimo disse...

PT como partido pura e simplesmente é uma coisa, no GF é outra. As alianças que é obrigado a manter com partidos fisiológicos impede ações mais contundentes. Um bom entendedor de política sabe isso, sobretudo quando não pensa com o fígado. Ou quando não é um mero troll se fazendo de petista arrependido. Nada impede que se faça críticas ao erros que o partido e o GF cometem, mas que sejam críticas razoáveis e construtivas, sem rancores. E que de preferencia se faça entre amigos e não para a platéia de direita usar para seus planos golpistas.

André Gouveia

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração