Pages

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jogo de compadres 2: PSBD do Aécio elege Henrique Alves e fica com o cofre da Câmara

A eleição na Câmara dos Deputados repetiu a do Senado, sem surpresas, com o PMDB elegendo o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (RN).

Mas o repeteco se deu também no jogo de compadres entre o PSDB e PMDB, assim como ocorreu no Senado. Os tucanos garantiram para seu deputado Marcio Bittar (PSDB-AC) o cargo de 1o. secretário da Câmara, apelidado de "prefeito" da Casa, porque é a secretaria que controla as licitações e contratos milionários, manejando um orçamento de R$ 4 bilhões anuais, igual ao de uma metrópole como Salvador, que gasta o mesmo tanto para atender 2 milhões e 700 mil habitantes.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE), em acordo de bastidores, lançaram a "anti-candidatura" do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para marcar posição. Apesar dos dois não terem de engajado de corpo e alma para eleger Delgado, ele não seria candidato sem a benção do maior cacique do PSB e recebeu declarações de apoio de Campos. Aécio não se engajou explícitamente, mas também não o desincentivou. O PSB mineiro é ligado aos tucanos e Delgado fez campanha para deputado em 2010 em dobradinha com Aécio para o Senado. Além disso, o governador Anastasia (PSDB-MG) declarou apoio a Delgado.

Mas o apoio de Aécio/Anastásia foi para perder, igual ao apoio dado Taques no Senado. Garantindo a vitória tranquila de Henrique Alves, o PSDB de Aécio garantiu o controle do cofre do Câmara, depois de garantir o cofre do Senado.

No artigo primeiro da Constituição Federal está escrito que todo o poder emana do povo. Pelo jeito o PSDB não acredita muito nisso. Há quem escolha fazer a política do poder emanando do dinheiro.

Leia também:
- Jogo de compadres: Aécio deu vitória a Renan e PSDB ficou com o cofre do Senado

7 Comentários:

Anônimo disse...

ACHO QUE O AECIO NEVES NAO ESTA DEMONSTRANDO A FIDELIDADE QUE O EDUARDO CAMPOS ESPERA DELE POIS QUEM FOI ELEITO NA PRESIDENCIA DA CAMARA DOS DEPUTADOS FOI O DEPUTADO DO PMDB HENRIQUE ALVES E OLHA QUE FOI COM AJUDA DO PSDB TAMBEM,POIS E COM O EDUARDO TENDO UM CANDIDATO DO PSB NA DISPUTA OS TUCANOS FIZERAM A OPÇAO OPOSTA E AGORA EM EDUARDO CAMPOS?

Anônimo disse...

INFIDELIDADE 2:O AECIO NEVES E SEU PARTIDO MAIS UMA FEZ FORAM INFIEL AO GOVERNADOR DE PE E PRESIDENTE NACIONAL DO PSB,POIS BEM O EDUARDO CAMPOS TINHA COMO CANDIDATO O JULIO DELGADO E AECIO E O PSDB DECIDIRAM IR DO CAMINHO CONTRARIO AJUDANDO A ELEGER O HENRIQUE ALVES DO PMDB,E AGORA EM EDUARDO?POIS E EDUARDO CAMPOS ISSO CHAMA-SE INGRATIDAO ANTECIPADA.

Anônimo disse...

Barbosa já analisa prisão preventiva de Azeredo, Clésio e Walfrido

Pedido de prisão preventiva protocolado em final de janeiro já está concluso com o Ministro Joaquim Barbosa, que deve decidir ainda esta semana

http://www.novojornal.com/politica/noticia/barbosa-ja-analisa-prisao-preventiva-de-azeredo-clesio-e-wa-04-02-2013.html

Anônimo disse...

A coisa tá ficando preta e todo cuidado é pouco. Os 165 votos que o candidato Júlio Delgado (PSB-MG) conseguiu na disputa pela Presidência da Câmara dos deputados na tarde desta segunda-feira revela a força que tem o governador de Pernambuco. Eduardo Campos, junto aos parlamentares. Candidato potencial ao Palácio do Planalto no próximo ano, nos últimos dias passou a ajudar a pedir votos para Delgado que perdeu para Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A votação de Delgado foi seis vezes maior que a bancada de 27 deputados do seu partido. ESSE CARA É FORTE, TEM PESO, COMEÇOU A ME ASSOMBRAR...

Anônimo disse...

Concordo com esse anonimo aí de cima: precisamos cortar as perna e as asas desse governadozinho de Pernambuco. Esse sujeito não é de confiança. O PT deve entrar em estado de alerta total! Quanto a nós so resta agente ficar vigilante!

Anônimo disse...

O AECIO E MESTRE EM ARMAR LAÇO E O PT CAI EM TODAS, ISSO JA E ANTIGO, QUANDO ELE SE ELEGEU GOVERNADOR DE MINAS, TINHA O FERNANDO PIMENTEL COMO PREFEITO DA CAPITAL BH DO SEU LADO, ISSO QUASE FEZ UM RACHA NO PT, AGORA O MESMO LAÇO E ARMADO EM BRASILIA, DESTA VEZ A ARAPUCA DELE PEGOU DOIS COFRES CHEIOS, SENADO E CAMARA , E COMO LA EM BH, ELE AVANÇA COMO UMA TREPADEIRA SUGANDO A SEIVA DOS GALHOS DE UMA GRANDE ARVORE, DAI ESTES GALHOS COMEÇAM A SECAR E A ARVORE NÃO SE REABILITA MAIS, E UM DOS EFEITOS DO TAL CHOQUE DE GESTÃO QUE TODOS ENGOLIRAM ATE MESMO O PT MINEIRO, AGORA ESTA AÇÃI GANHOU FORÇA E CHEGOU A BRASILIA, ENQUANTO OS DEPUTADOS DO PT PARECE QUE ESTA APATICO COM TAMANHA PROEZA E HABILIDADE NA CONDUÇÃO DE SEUS INTERESSES, E AGORA PT! VAI CORRER ATRAZ DO PREJUIZO OU JOGOU A TOALHO DE VEZ, ABRINDO MÃO DO PLEITO DE 2014.
QUANTA DORMENCIA!!!!!

Zé Augusto disse...

Anônimo
Os 165 votos, em sua maioria, não foi apoio a Eduardo Campos. A votação expressiva veio de partidos como o PR (que deveria ser da base governista, mas trai em todas que pode desde que perdeu a indicação para o ministério dos Transportes), e de outros deputados de outros partidos que queriam dividir a base governista, enfraquecer o PMDB, para valorizar o passe e ter mais poder de barganha para pedir espaço no governo.
Parte queria só levar a eleição para o 2o. turno, e valorizar seu voto no segundo turno.
O comportamento de Eduardo Campos está cada vez mais esquisito, inclusive cada vez mais próximo do PIG, mas acho que ele não está com essa bola toda ainda não. De qualquer forma não convém menosprezá-lo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração