Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Massa cheirosa tucana escolhe Aécio. FHC e Alckmin 'expulsam' Serra do PSDB.

A última trincheira de resistência dentro do tucanato, com quem José Serra (PSDB-SP) ainda contava, o abandonou de vez. O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) aderiu à candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) para presidente do partido (cargo que era pleiteado por Serra), o que, automaticamente, coloca o tucano mineiro no controle da candidatura presidencial do partido em 2014.

O ato se deu no Congresso Estadual de São Paulo, com cerca de 200 pessoas (segundo a imprensa demotucana), daquelas que a colunista Eliane Cantanhede chama de "massa cheirosa". Aécio levou sua claque de Minas, inclusive a bancada de deputados federais. Em uma faixa estava escrito: "São Paulo está com você, Aécio". Haviam sérias dúvidas se a faixa foi trazida de Minas.

Depois de FHC, Alckmin fez seu discurso, não muito empolgado, mas declarando apoio definitivo à Aécio. Os discursos evitaram falar em José Serra, que fugiu em viagem para o exterior. Vendo que estava derrotado dentro do partido, quis sinalizar um racha, de que não há possibilidade de haver união com Aécio na cabeça.

Diante de perguntas de jornalistas sobre como ficaria a situação de José Serra, as maiores lideranças tucanas procuraram minimizar o racha, e evitaram falar nas desavenças. Mas, na prática, os tucanos escolheram o lado na guerra Aécio x Serra e, com isso, estão expulsando Serra do partido.

Na última semana, entre idas e vindas, Serra chegou a declarar uma hipótese que causa calafrios em Aécio. Disse que aceitaria ser vice na chapa tucana. Aécio não quer, primeiro porque Serra atrapalha a imagem de suposta renovação, e ainda traz uma enorme rejeição junto. Os piadistas dizem que Aécio precisaria contratar aqueles provadores para experimentar se a comida dele não estaria envenenada, caso aceitasse Serra como vice.

O fato é que Serra não quer ser vice, e sabe o quanto isso seria inconveniente eleitoralmente, mas espalhar esse boato serve para enfraquecer e desgastar mais ainda o inimigo mineiro, seja com a transferência da sua rejeição, seja expondo as fragilidades da candidatura de Aécio, seja gerando confusão dentro do PSDB, aprofundando o racha. Serra pode esticar essa corda até setembro dentro do PSDB, mordendo e assoprando, se fazendo de vítima, ou esperando que algum "dossiê" anti-Aécio "caia do céu" nas redações dos jornalões ou da revista Veja, como ocorreu com Roseana Sarney (PMDB-MA) em 2002, quando ela ameaçou a candidatura do tucano.

Caos nenhum "dossiê" imploda Aécio, no fim de setembro (outubro é o prazo limite para mudar de partido antes das eleições de 2014), Serra pode, então, mudar de partido dizendo que não foi ouvido, que negaram espaço para ele e que Aécio não tem qualificação para ser candidato.

Ou o PSDB pode expulsá-lo antes, dizendo a Eduardo Campos (PSB-PE): toma que o Serra é seu!

6 Comentários:

Luis disse...

E alguém acredita nisso?

Anônimo disse...

e claro que o governador de sao paulo o geraldo e um cara inteligente e esperto pois ele juntamente co o fernando henrique bem sabem que o serra no partido alem de querer atrapalhar a candidatura do aecio neves a presidente tambem poderia querer atrapalhar a candidatura do governador geraldo a reeleiçao entao para eles (o governador geraldo e o FHC) e bem melhor o serra fora do ninho tucano agora acho que o governador de PE sera muito sem noçao se aceitar o serra em seu psb pois alem de o serra so acumular derrotas e a ultima que foi fatal para o serra dentro do ninho tucano foi a prefeito de sao paulo,pois os paulistanos(a) claramente estao dizendo nao ao serra entao em que soma o serra ao eduardo campos em uma campanha eleitoral?pois temos uma presidenta muito bem no governo agradando a maioria absoluta da populaçao do brasil e principalmente a populaçao mais pobre que esta claramente beneficiados com os bons projetos que o lula iniciou em seu bom governo e que a dilma deu continuidade,valeu lula,valeu dilma valeu brasil,valeu povo do brasil.

Anônimo disse...

mais se o eduardo campos romper com a dilma para receber o apoio do serra e do jarbas certamente esta demonstrando toda a sua decandencia politica pois o jarbas e o serra sao duas figuras que nao agradam o povo o serra vem de derrotas uma atras da outra o jarbas se quer conseguiu eleger o seu filho a vereador nessa ultima eleiçao,o jarbas arrogante e rancoroso ja nao consegue mais agradar o povo,o eleitorado, o serra tambem e uma figura anti-carismatico,os grandalhoes da midia como globo,veja,estadao,folha de sao paulo,epoca etc tambem nao agradam ao povao entao se o eduardo estiver pensando que esses apoios do serra,do jarbas,dos grandalhoes da globo,veja,folha de sao paulo e estadao vao agradar o eleitorado esta enganado pois a populaçao mais carente do brasil esta satisfeita com o bom governo do pt com o lula e agora com a dilma.

Anônimo disse...

se nem os tucanos aguentam mais o serra em seu ninho quem mais vai aguenta-lo? ninguem.

Anônimo disse...

o serra no ninho tucano ameaçaria a candidatura do aecio neves ou a reeleiçao do governador paulista geraldo,entao os tucanos o expulsaram antecipadamente agora se o governador de PE for cair na labia do serra do jarbas,da globo,veja,estadao,folha de sao paulo pode acabar abreviar a sua carreira na politica pois somando jarbas+serra+globo+folha de s.paulo+o estadao= nao agradam a populaçao mais carente do brasil que tem encontrado ha exatos dez anos no governo do pt com o nosso lula e com a dilma tem recebido ajudas e incentivos para melhorarem sua sobrevivenca para melhor como:moradia popular,enem sisu,escola tecnica,melhora na economia etc...

Anônimo disse...

Todos os dias acontece um tipo de boicote na Internet. Frequentemente é contra o Luis Nassif. Hoje nos impedem de acessar o Vermelho. Neste blog também dificultam a mudança de uma matéria para a outra. Como será até 2014???

Lia vinhas

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração