Pages

domingo, 17 de março de 2013

O que está acontecendo em telecomunicações



Foi-se o tempo em que o consumidor brasileiro ficava maravilhado com os avanços tecnológicos disponíveis no exterior. Finalmente, afirmam especialistas em tecnologia, o Brasil está recebendo as mais recentes novidades em acessibilidade móvel simultaneamente com os mercados maduros. Segundo Jesper Rhode, vice-presidente de inovação da Ericsson para a América Latina, a multinacional sueca já testa, em parceria com universidades locais, as tecnologias "5G" que está desenvolvendo.

O que virou o jogo e abreviou o tempo de espera do brasileiro pelas novas tecnologias foi o espantoso crescimento do mercado local nos últimos anos, especialmente quando o assunto é telefonia celular. "Sempre se tentou estabelecer um teto para o mercado de telefonia celular no Brasil, mas todas as previsões se mostraram conservadoras. E a tendência é que o mercado continue a surpreender", diz Rhode.

Expansão acelerada. 

O Brasil fechou o ano passado com 261,8 milhões de linhas de telefonia móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A multinacional americana Cisco afirma que 157 milhões de brasileiros têm telefone celular. Mesmo assim, nos próximos cinco anos, o mercado seguirá crescendo 2,2% ao ano.

Esses aparelhos estarão nas mãos de 175 milhões de pessoas até 2017. A exigência por conectividade cresce junto com o acesso a aparelhos mais sofisticados, como smartphones e tablets. A venda de tablets, aliás, deve crescer 90% no País só este ano, segundo a consultoria IDC.

Para quem entende de tecnologia, a popularização desses aparelhos deverá obrigar as provedoras de serviço de internet móvel a investir mais na rede para não perder clientes. "O que vai acontecer, em breve, é que cada pessoa vai ter não apenas um, mas até dez aparelhos conectados à web. A internet estará presente no telefone, no carro, na televisão e até na geladeira. E será necessário adaptar o serviço atual a essa realidade", diz Rhode.

Além disso, a banda larga móvel cumprirá, a exemplo do que ocorreu com os telefones celulares, uma função social no Brasil. Segundo Anderson de Almeida André, diretor de operações em telecomunicações da Cisco Brasil, como ocorria no caso da telefonia, a banda larga fixa cobre só cerca de 300 cidades entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. "O real acesso da maioria da população à banda larga vai se dar pela rede móvel, pelo celular", diz o especialista.

Quando se analisa a evolução da telefonia celular nos últimos dez anos, fica claro que o Brasil está subindo nas prioridades das grandes multinacionais. A tecnologia europeia GSM, que introduziu a troca de operadora só com a mudança de chip e o roaming automático, chegou ao Brasil com 12 anos de atraso em relação a seu lançamento internacional, em 1990.

Essa diferença começou a ser reduzida com a internet 3G, que aportou no País quatro anos após o lançamento mundial. No caso do 4G, aponta Rhode, da Ericsson, a espera foi de apenas um ano. A tendência, a partir de agora, é que as novas tecnologias de acesso cheguem de forma simultânea.

E o grande desafio dos próximos anos será expandir o serviço de dados. Agora que já fala à vontade no celular, o brasileiro quer navegar na internet com qualidade. Estatísticas da Cisco apontam que o tráfego de dados em aparelhos móveis no País cresceu 67% somente em 2012.

Para os próximos cinco anos, a expectativa é que o volume de dados transmitidos na rede móvel brasileira continue a se expandir 65% ao ano, um ritmo superior ao dos Estados Unidos e da Europa, mercados onde o acesso à internet móvel é bem mais disseminado.

Gastos.

 À medida que o brasileiro entra em contato com conteúdos disponíveis na web não só pelo smartphone, mas também pelo "velho" aparelho de TV, a disposição do consumidor de classe média em gastar com tecnologia também cresce. Para André, da Cisco, o brasileiro vê na tecnologia uma forma de diminuir a diferença entre seu padrão de consumo e o modo de viver das camadas mais ricas. "As pessoas descobrem que, investindo em tecnologia, podem ter acesso a serviços e melhorar sua qualidade de vida", diz o especialista. "Isso acaba criando um círculo virtuoso para o setor."

O grande teste das operadoras, segundo o executivo da Cisco, virá na Copa de 2014. "Estamos nos aproximando de um cenário em que a qualidade do vídeo é vital", afirma. "Não adianta o serviço funcionar a maior parte do tempo. Ele não pode falhar nunca, especialmente na hora em que a pessoa quer ver o gol da seleção brasileira."

2 Comentários:

Anônimo disse...

Exatamente graças ao Crescimento Econômico, Aumento de Renda, Credito e Expansão da Cobertura Celular(que só expandiu graças ao crescimento da economia e foram aceleradas a partir das metas de expansão impostas no Leilão 3G em 2007)promovido pelo Governo do PT a telefonia celular se espalhou para todo país.

Porém as operadoras privadas que não acreditavam no nosso potencial, deixaram de investir mais e por isso o serviços que já não era bom piorou. E hoje estão correndo atrás do tempo perdido.

Helena tenho ótimas notícias pra você e gostaria que publica-se. Afinal o Brasil é pioneiro no desenvolvimento do 4G LTE 450Mhz graças as políticas do Governo Federal e juntamente com parceiros privados, algo que os tucanos sempre desprezaram. E continuarão desprezando.

Adorei em saber que já esta em desenvolvimento o 5G no Brasil em conjunto com as Universidades locais. Helena se você saber mais informações gostaria que publica-se neste mesmo blog tudo bem?

CPqD inaugura laboratório de teste e medição de LTE , único da América Latina.

http://telesintese.com.br/index.php/indice-geral-plantao-em-destaque/22352-cpqd-inaugura-laboratorio-de-teste-e-medicao-de-lte

WxBR já negocia com operadoras da América Latina e Europa oferta de solução para LTE em 450 Mhz

http://telesintese.com.br/index.php/plantao/22360-wxbr-ja-negocia-com-operadoras-da-america-latina-e-europa-solucao-para-lte-em-450-mhz

Em telefonia, aumenta a insatisfação dos usuários

https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/3/12/em-telefonia-aumenta-a-insatisfacao-dos-usuarios

Anônimo disse...

Deputados mexicanos aprovam novo marco legal das telecomunicações

Entre as medidas de maior impacto no mercado mexicano estão a intenção de forçar a venda de ativos de algumas empresas e elevar o limite de participação que um estrangeiro pode ter em empresas de televisão e telecomunicações.

O conglomerado de Slim tem negócios no Brasil através das empresas Claro, Embratel e Net Serviços; além da Cablemás, fabricante de cabos óticos que fornece o insumo às empresas ligadas ao grudo. Essas empresas não seriam afetadas diretamente. Mas caso haja impacto em operações importantes do grupo, suas subsidiárias podem, no futuro, sofrer pressões para aumentar o retorno à matriz.

http://www.teletime.com.br/22/03/2013/deputados-mexicanos-aprovam-novo-marco-legal-das-telecomunicacoes/tt/333659/news.aspx

É isso mesmo o que ele o Slim suga do Brasil terá que sugar mais ainda pra se manter.

Telebras terá centro de testes de equipamentos no Rio Grande do Sul
http://www.teletime.com.br/22/03/2013/telebras-tera-centro-de-testes-de-equipamentos-no-rio-grande-do-sul/tt/333697/news.aspx


Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração