Pages

sexta-feira, 8 de março de 2013

Oponentes de Chávez fogem de comparações, igual FHC foge de comparar com Lula



Os oponentes de Chávez, inclusive os daqui, alojados na TV Globo, Veja e demais lambedores de botas dos EUA, fogem de análises objetivas sobre o sucesso econômico do governo Chávez, extamente como fazem no Brasil, fugindo de comparar o sucesso de Lula com os fracassos da era demotucana de FHC.

Esse vídeo acima mostra alguns números econômicos que explicam porque a popularidade de Chávez vai muito além de carisma pessoal. Afinal não há carisma que resista 14 anos se o governo não for bom para melhorar a vida da maioria das pessoas.

O vídeo não esgota o assunto, pois há vários outros indicadores não abordados que não são macroeconômicos, mas são conquistas sociais para o desenvolvimento, como:

- a Unesco mostra que a taxa de alfabetização, que em 1991 era de 89,8%, foi elevada a 95,5% em 2010;

- a porcentagem de jovens frequentando o ensino secundário aumentou de 57%, em 1999, para 83% em 2010;

- A mortalidade infantil no país caiu de 20 por mil nascimentos vivos, em 1999, para 13 por mil nascimentos vivos em 2011, devido aos programas para melhorar o atendimento de saúde da população mais pobre.

- escolas em tempo integral, etc;

Outro aspecto importante, também não tratado no vídeo, é a elevação da auto-estima do cidadão venezuelano, sobretudo os mais pobres que eram alijados da cidadania, muito parecida com a que Lula trouxe para os brasileiros.

1 Comentários:

Anônimo disse...

ha nao dar para comparar o nosso bom presidente lula com o fhc pois o lula melhorou muito o brasil e sua gente o lula um governante amigo do pobre o fhc mais vaidoso era bem meis irmao do rico,o lula governou o brasil como uum todo buscando a melhora para todos mais olhando com muito carinho a parte da populaçao mais pobre,eis que melhorou na educaçao com enem,prouni,escola tecnica,trabalho com carteira registrada,cursos profissionalizantes,moradia,o fhc deu tambem sua contribuiçao ao brasil como presidente mais certamente era muito mais voltado para os ricos do nosso pais,entao na venezuela o chavez tambem deu a sua contribuiçao para a melhora da venezuela e de seus habitantes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração