Pages

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quem é o Sr. Ramos? Jornalista que visitava os porões da repressão na ditadura.


A versão paulista da Comissão da Verdade, na Assembléia Legislativa de São Paulo, teve acesso ao livro de entrada do DOPS, e investiga o quê alguns nomes civis, como empresários ou pessoas ligadas a empresários iam fazer lá.

Outro nome que chama atenção neste livro é um certo Sr. Ramos, identificado como jornalista e "imprensa" no livro de acesso. Antes de cometer qualquer injustiça, pode tratar-se de alguém fazendo seu ofício decente, buscando informações, notícias ou entrevista, ou atendendo alguma intimação, ou até alguém tentando interceder a favor de algum amigo ou parente preso político. Mas também pode tratar-se de algum "X-9", dedo-duro, ou "leva e traz" de seus patrões colaboracionistas e, com isso, desvendar mais um elo de ligação entre os barões da mídia e a máquina de repressão e tortura da ditadura.

Chama mais a atenção porque é o único jornalista que aparece nestas páginas publicadas (é interessante consultar as outras páginas). Se houvesse notícia naquele temível órgão acessível aos jornalistas, outros também haveriam de procurar aquele endereço, como acontece com o noticiário policial, onde vários jornalistas, de diversos jornais, rádios e TVs procuram as delegacias de polícia quando tem alguma notícia importante.

O Sr. Ramos, jornalista, esteve no dia 23 de março de 1974 da 17:40 às 18:20 (imagem no topo).

Na página 151, está anotado que o Sr. Ramos - imprensa, Crac J-01 (seria crachá?) - esteve lá no dia 26 de setembro, entrando às 15:40 e saindo após 19hs.

É preciso apurar a verdade, para saber de quem e do quê se tratavam aquelas visitas.

3 Comentários:

Odete disse...

E o jornalista Cavalcante que aprece na primeira lista, será o Flávio Cavalcanti. consta que ele era muito próximo aos generais. Será?

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Tem um Cavalcante também, jornalista, às 17:30. E logo abaixo dele tem um cara da FIESP!!!

Anônimo disse...

Jornalista? Sr. Ramos? Muito estranho... A Comissão da Verdade deveria investigar. A que "Jornal" pertenceria? Tá mais pra "X-9"...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração