Pages

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alckmin 'depreda' cidadãos com atos violentos da polícia e de vandalismo à democracia


Na manifestação do Movimento Passe Livre de quinta-feira (13), quem perdeu a razão e as estribeiras foi a polícia, comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Foi a tropa de choque quem começou a violência, agressões e abriu fogo contra os manifestantes.

Até jornalistas do PIG (Partido da Imprensa Golpista) admitem isso. Afinal foram também agredidos sem qualquer motivação. Uma repórter da Folha de São Paulo disse que estava parada conversando com a equipe de reportagem em uma das ruas do confronto, passou uma viatura policial e disparou tirou de borracha que atingiu seu rosto próximo ao olho, ferindo com alguma gravidade.

Antes mesmo da manifestação começar a polícia prendeu diversas pessoas apenas "para averiguação". O aparato policial estava cercando o acesso à concentração do público em frente ao Teatro Municipal, e revistava todo mundo que portava mochilas ou bolsas.

O repórter Piero Locatelli, a trabalho para a CartaCapital, foi detido apenas porque carregava um frasco de vinagre, como muitas outras pessoas, usado para aliviar os efeitos do gás lacrimogêneo. A polícia estava detendo arbitrariamente qualquer um que portasse frascos, com receio que fosse gasolina para provocar incêndios ou explosões. Mas o bom-senso manda que bastava qualquer policial cheirar o vasilhame para confirmar o que repórter disse (ele colaborou o tempo todo com trabalho dos policiais se identificando, mostrando documentos, se deixando revistar, explicando, e sem oferecer nenhuma resistência nem desacatar ninguém).




A manifestação com a praça lotada foi pacífica enquanto ficou ali. Quando os manifestantes resolveram caminhar pacificamente para a Av. Paulista, a tropa de choque fechou o caminho e começou o bombardeio com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar.

A partir daí a polícia passou a promover uma verdadeira caça aos manifestantes já dispersos em grupos menores, para não se juntarem novamente. A região da Av. Paulista e ruas transversais pareciam que estavam sob estado sítio, em toque de recolher. Qualquer um que estivesse na rua, seja manifestante, seja repórter, seja observador, seja curioso, seja morador transeunte dali, passou a ser alvo de bombas e tiros de borracha.

O uso da força foi completamente desproporcional e desnecessária na maior parte dos casos, até porque desta vez, os relatos de depredação por parte de manifestantes radicais foram menores do que na terça-feira.

O governo Alckmin cometeu um ato de violência contra os cidadãos e de vandalismo contra a democracia ao não permitir manifestações pacíficas, um direito constitucional; e não permitir o direito de ir e vir dos transeuntes, fossem manifestantes ou não.

Os tucanos parecem sofrer de "demofobia" (medo de povo). Passeatas pacíficas são comuns em qualquer democracia. Vá lá que o certo é comunicar às autoridades o local e manter-se no trajeto combinado. Mudar o caminho e fechar o trânsito da Av. Paulista é ato de desobediência civil, mas quando é perceptível que será feito pacificamente e está sob controle, o bom-senso recomenda tolerar, negociar, reabrir as pistas aos poucos e usar força mínima (como barreiras) em vez de confrontar com violência. Transformar a área em uma praça de guerra também fecha a avenida, fazendo os manifestantes atingirem seus objetivos do mesmo jeito e por mais tempo, além de ferir pessoas que não estavam cometendo nenhum ato de violência.

5 Comentários:

marilamar disse...

Alckmin comandou o Pinheirinho, e esta comandando o massacre contra o MPL, estamos de volta a DITADURA, pois o MPE, MPF, TJs e stf stj apoia toda barbaridade que a Policia Militar e outros orgao que estao infiltrados no movimento faça, pois todos os processos contra policiais e agentes serao aquivados como na DITADURA!!! Por trás de tudo isso esta o grupo do SERRA!!!

Anônimo disse...

Mas, infelizmente, isso tudo vai cair nas costas do PT e respingar na imagem do Haddad e da Dilma. O PIG vai se aproveitar disso tudo para bater no PT mais uma vez, já que em 12 anos não regulamentaram a mídia. Até os oportunistas como o PSOL, PSTU, PCO , PUNKS e Reacionários de direita estão tirando proveito do Movimento Passe Livre para criar o caos. Veja que isso já está se espalhando para outros Estados. Isso é o plano perfeito para os golpistas. O Alckmin como sempre vai ter a proteção do PIG.

Anônimo disse...

entao senhor governador do estado de sao paulo GERALDO ALCKIMINN,vale essa sugestao para o senhor pois com relaçao aos protestos em seu referido estado o senhor na condiçao de chefe de estado em sao paulo nao siga as regras truculentas do estatuto do seu partido pois existe a liberdade de expressao e em seu estado as manifestaçoes estao sendo rebatidas com muito radicalismo por parte das operaçoes policiais,entao governador geraldo o senhor nao tem um perfil truculento em seu partido pensei que so o senhor fosse ralmente um estadista compreensivo mais parece que o senhor acabou aprendendo a forma PSDB de ser com os cassiques do seu partido,entao governador geraldo o senhor e medico e tenha mais cuidado com a saude da democracia,pois pessoas que vivenciaram os tempos de ditadura dizem que mais vale o barulho do que o silencio da ditadura,sempre tive uma simpatia pelo governador geraldo apesar de nao votar em candidatos da sigla PSDB,mais sempre admirei o governador geraldo,comentei com base nesse referido texto que acabei de acessar nesse imformativo blog,sorte e paz a todos nos...

Anônimo disse...

entao quando assisto a tv senado e tem senadores do PSDB fazendo gratuitas criticas para com a pessoa do presidente lula,da atual presidenta dilma e olha que sao criticas que transparecem ser nao criticas ao governo mais sim diretas criticas que parecem mais ofensas pessoais para com o lula e a dilma mais sempre comentava em familia que admirava muito o governador geraldo do estado de sao paulo que por ser do PSDB sempre tinha respeito e cordialidade para com o lula e com a dilma,mais para com os cidadaos em protestos o tratamento esta sendo muito radical para com as pessoas ate um reporter da carta capital segundo li nesse referido blog teve um pouco de arrogancia em questao de tratamento recebido por parte das autoridades,comento baseada nesse texto,entao que tudo seja resolvido da melhor forma possivel.

Anônimo disse...

sera que os reporteres da globo,veja,estadao,folha de sao paulo recebem o mesmo tratamento que o reporter da revista carta capital recebeu fazendo a cobertura dos protestos em sao paulo,sou o tratamento das autoridades do estado de sao paulo faz diferença em tratamentos para com a imprensa?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração