Pages

domingo, 23 de junho de 2013

Blog do Planalto publica nota desmentindo a UOL



Nota à imprensa: esclarecimentos sobre investimentos do governo federal para a Copa do Mundo

Domingo, 23 de junho de 2013 às 16:03

A matéria veiculada pelo Portal UOL na manhã deste domingo (23), assinada por Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski, distorce informações, faz relações incorretas e induz o leitor a uma interpretação errada dos fatos. Cabe esclarecer o seguinte:

- Não há um centavo do Orçamento da União direcionado à construção ou reforma das arenas para a Copa.

- Há uma linha de empréstimo, via BNDES, com juros e exigência de todas as garantias bancárias, como qualquer outra modalidade de crédito do banco. O teto do valor do empréstimo, para cada arena, é de R$ 400 milhões, estabelecido em 2009, valor que permanece o mesmo até hoje. O BNDES tem taxas de juros específicas para diversas modalidades de obras e projetos. O financiamento das arenas faz parte de uma dessas modalidades.

- Não houve qualquer aporte de recursos do Orçamento da União nos últimos anos para a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília). Portanto, a matéria do UOL está errada. Não há recurso algum do Orçamento da União para a obra de nenhuma das arena, o que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha.

- Isenções fiscais não podem ser consideradas gastos, porque alavancam geração de empregos e desenvolvimento econômico e social, e são destinadas a diversos setores e projetos. Só as obras com as seis arenas concluídas até agora geraram 24.500 empregos diretos, além de milhares de outros indiretos, principalmente na área da construção civil.

- É importante reforçar que todos os investimentos públicos do Governo Federal para a preparação da Copa 2014 são em obras estruturantes que vão melhorar em muito a vida dos moradores das cidades. São obras de mobilidade urbana, portos, aeroportos, segurança pública, energia, telecomunicações e infraestrutura turística.

- A realização de megaeventos representa para o país uma oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura e serviços, melhorando as cidades e a qualidade de vida da população brasileira. Os investimentos fortalecem a imagem do Brasil, de seus produtos no exterior e incrementa o turismo no país, gerando mais empregos e negócios para o povo brasileiro.

Ministério do Esporte
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

13 Comentários:

ALEX disse...

MENSAGEM SUBLIMINAR NAS BANCAS DO PAÍS

"COMO SALVAR O MANDATO DE DILMA"

(Revista Exame)

Presidenta: que bobagem este "negócio de MidiaPIG", não?

ALEX disse...

Helena ... o problema é que a matéria do UOL já induziuo leitor a interpretações erradas. Quem vail ler errata num Portal?
Já foi! Já "elvis". O que o UOL queria já conseguiu.
O que ogoverno deveria fazer é espalhar a notícia, via Redes Sociais, de forma viral, que a manchete do UOL é mentirosa e perniciosa.
Ficar desmentindo o UOL via Blog do Planalto.. quem lê o UOL vai ficar sabendo desse desmentido, Helena? Não.. fala a verdade....É muita lerdice, desculpe!

JOSE AMÉRICO HOZANA DE LIMA disse...

O momento é delicado. É necessário que a esquerda tenha isso em mente e, se ainda é possível, também colocar uma responsabilidade e necessidade do PT deixar de ser bundão, ser mais protagonista, polarizar o debate e politizar as massas.
E é o momento das forças de esquerda unificarem a luta, incidirem sobre o debate político ideológico e pressionar o PT a tomar alguma posição. Sempre reforçando a pauta central: diminuição dos preços do transporte público, e não ampliando como a direita pretende.
A direita, longe de ser boba, está se aproveitando. E para capitalizar essa gente e servir a ela como massa de manobra, não é preciso muito devido o grau de despolitização que o período neoliberal nos deixou.
Sem dúvida, as políticas sociais dos governos petistas melhoraram a vida do povo em muito, mas apenas no âmbito do consumo. Sem nunca se preocuparem com o processo de politização da classe trabalhadora. O que nada garante que num momento de polarização do debate e uma ofensiva da direita, as massas saiam às ruas em defesa desse governo ou partido.
Se outrora o trabalho de base pelo PT era uma das prioridades, há muito ele foi abandonado. E esse vazio político deixado tem que ser preenchido e aproveitado por essa aliança de forças dentro da esquerda.
Ainda resta um dilema ao PT: ou o maior partido político que ainda se diz de esquerda vai para a ofensiva, ou corre um sério risco de dar um tiro no próprio pé.
Enfim, de fato, não acredito que as angústias de Golpe de Estado estejam colocados por hora, mas sem dúvida é um importante momento de reflexão para ocasiões futuras.

JOSE AMÉRICO HOZANA DE LIMA disse...

Se na quinta pela manhã eles inescrupulosamente pediam à Polícia Militar agir com violência, na sexta as principais manchetes repudiavam a ação dos PMs. Se não pode vencê-los, junte-se a eles, e busque cooptá-los.
A mudança de discurso é significativa. Representa um oportunismo da direita para criar um clima de instabilidade nacional. Agora, as manchetes centralizam suas forças principalmente sobre o governo federal.
A preocupação com os megaeventos esportivos, o distanciamento do PT com as massas e sua incapacidade de diálogo, a suposta popularidade da presidência em queda, as vaias na abertura da Copa das Confederações.
A pauta política está dada. Agora, a direita busca a pauta econômica para concretizar seu discurso e desestabilizar o governo. E, com isso, começam a retomar a questão da inflação.
O editorial da Folha desta segunda diz que, com exceção dos beneficiados do novo programa federal Minha Casa Melhor, “todos os outros brasileiros, em contraste, veem sua capacidade de consumo estreitar-se de forma acelerada, sob o golpe duplo do aumento da inflação (que já corrói os salários) e dos juros (que deve onerar as compras a prazo)”.
A história nos ensina que as contra-ofensivas se realizam com mais sucesso se for respaldada de um artefato sólido, ao entrelaçar elementos políticos aos econômicos.
E é o que estão buscando. “Dilma Rousseff resvalará para o autoengano, porém, se desconsiderar que as vaias vieram na semana em que se espalharam pelo país protestos contra altas de preços (tarifas de transportes) e contra o que alguns percebem como mau emprego de verbas públicas (nos eventos esportivos, entre outros)”.
E já atestam como fato dado que, no ano pré-eleitoral, “são fortes os sinais de que se rompe a bolha de otimismo que levou Dilma ao Planalto”.
“O que aflige os brasileiros é a perda de poder aquisitivo, com a inflação, e a incapacidade do Estado de apresentar soluções concretas para a crise nas áreas vitais de saúde, educação, segurança e transportes. Mais consumo e mais futebol não resolvem nada disso”, termina o editorial.

mariazinha disse...

Não é bem assim: taxativamente chama D. DILMA DE MENTIROSA. Acho que cabe uma reprimenda, uma ação de danos contra os repórteres e a uol que publicou a aberração.

Paulo de Mattos Skromov disse...

É isso aí, ao contrário do que dizem genericamente parece não há roubalheira alguma (quem achar o contrário que cite algum fato concreto, por que a Dilma nunca compactuou com nenhum mal feito, parta de quem partir - tem até uns petistas irritados com o ministro Cardozo por causa disso, aliás ) com o dinheiro federal, com os 60 bi das obras de mobilidade urbana, legado precioso e oportuno indiscutível para nossas cidades travadas. Se alguem não gosta da Dilma e do prestígio que o Brasil ganhou ao ganhar o direito de sediar esses grandes eventos esportivos, procure então aprender com outro comunista, nosso grande Nelson Mandela que tinha no esporte um instrumento formidável para unir o seu povo traumatizado por séculos de dominação racista. Combalido e sem saúde para tal, Mandela fez questão de prestigiar sua equipe nacional de Futebol e a ultima Copa ali sediada. Já fizera isso com a equipe nacional de rugby, que não era das melhores, mas que tanto se entusiasmou com o apoio popular que ganhou o título mundial contra os até então imbatíveis neozelandeses. São exemplos bonitos de como o esporte pode criar sinergias preciosas, sobretudo, para povos submetidos a tão prolongados processos de escravidão e colonialismo como o nosso. A campanha contra a Copa é dos brasileiros que pretendem eternizar nosso complexo de vira-lata.

MOITAVERDEJANTE disse...

AOS "IDIOTIZADOS" E MANIPULADOS PELA MÍDIA GOLPISTA!

FAÇAM MUITA GREVE! FAÇAM BASTANTE ARRUAÇA! IMPEÇAM COM A BADERNA O FUNCIONAMENTO DO COMERCIO! DIMINUAM COM A BAGUNÇA O PROGRESSO DA INDÚSTRIA!!!
AGORA QUANDO A INDÚSTRIA E O COMERCIO COM A DIMINUIÇÃO DAS VENDAS COMEÇAREM A DEMITIR EM MASSA SEUS EMPREGADOS...VÃO PEDIR EMPREGO LÁ NA GLOBO E NAS OUTRAS EMISSORAS DE RÁDIO E TV! SIMPLES ASSIM!

Família Silva disse...

Aqui vão 3 endereços do PIG, falando sobre a Olimpíada de Londres e mostrando que aquele país, a idolatrada INGLATERRA (ou Reino Unido, para os que gostam de monarquia) geograficamente muiiiiiiiito menor do que o Brasil, um PIB INFERIOR ao brasileiro e com uma ALTA TAXA DE DESEMPREGO e um crescimento muiiiito menor do que o do Brasil (na verdade os últimos PIBs da Inglaterra foram NEGATIVOS), gastou GRANA PÚBLICA (não foi do BNDES deles) no valor de 9 BILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS equivalentes a MAIS DE 31 BILHÕES DE REAIS (usando o conversor de moedas do UOL) para realizar a Olimpíada de Londres de 2012. Chega de tanta falácia, demotucanalhas e aparentados, “a verdade é como uma cabaça na água, por mais que você pressione para baixo, uma hora ela escapa e vem à superfície” conforme um ditado popular da Guiné Bissau recolhido pela estudiosa acadêmica Maria Odete da Costa Semedo. Fontes: http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/09/ingleses-se-assustam-porque-custo-das-olimpiadas-chega-a-16-bilhoes-de-euros.htm —- http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/06/130621_imprensa_guardian_fl.shtml —- http://economia.uol.com.br/cotacoes/ —- http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Letras_SemedoMO_1.pdf

Nilo Aguiar disse...

Mais uma vez a imprensa golpista tenta tumultuar de todos os modos possíveis o governo Dilma. Existem vários interessados no caso se o governo brasileiro seguisse o pedido dos golpistas e desistisse da Copa de 2014. Já que dá tanto prejuízo e os países sedes deixam de cuidar de hospitais, educação e outras coisas essenciais ao povo porque o interesse da Inglaterra, Alemanha, EUA, França, Espanha, Itália e até Portugal, alem de Uruguai, Argentina e Colômbia? Dentre os interessados existem países com as economias quebradas e altíssimo desemprego como Itália, Espanha e Portugal. Acorda brasileiros, o legado de melhorias e os empregos temporários e os aumento do turismo regional e internacional justificam com sobras os eventos que a direita acha prejudicial ao Brasil. Pura inveja porque com ele só conseguiram Congressos Médicos e viagens de cobrança do FMI ao nosso país!

Josedson disse...

Creio que para quem espalha uma mentira para muitos milhões, e quem a desmente para alguns milhares, a vantagem fica enormemente a favor do primeiro.
Parece até que há má vontade, ou masoquismo mesmo por parte do PT.
Eu sou um dos que fui enganado, e que gostaria de ver este desmentido na TV/Rádio, em horário nobre, em cadeia nacional.
Como essa "desmentida" não vai chegar ao conhecimento da maioria da população, a mentira vai continuar corroendo o apoio ao governo, principalmente, agora, nesses movimentos.
É! O PT está colhendo de ruim o que não plantou, por culpa de sua própria inércia.

Leia disse...

Desde 2007, recebo (na época eu näo tinha face)por e.mail, grande texto com caracteres bem grande e colorido, falando mentira sobre o Lula e o PT. Säo tantas mentiras que chega doer a alma. Isso acontece até hoje. Duas semana atrás, recebi um assim. Tinha 13 pontos, os 13 pontos do PT. Me lembro que num dos itens dizia assim: " quando o Lula era sindicalista nos anos 80, ele fez uma negociacäo com empresários para acalmar os trabalhadores e apagar a idéia da greve. Lula recebe dos empresários uma pasta recheada de dólares ". Eles monta o texto com uma mentira täo gritante que desarma a gente totalmente. Escrevi ao lado de cada texto usando outra cor, desmenti e devolvi. Mas só isso näo dá. Helena, tem de haver uma forma, um meio, que a gente recebendo um em.mail assim, enviar para alguem do PT e esse entrar na justica exigindo que o cidadäo mande outros desmentindo para todos os enderecos enviados, e ainda ser multado. Só assim a gente poderá sair dessa. Tambem tem de haver um meio de processar quem cria os memes e distribuem nas redes sociais. Isso tem de ser feito com urgencia, é só com a justica no pé dessa gente que terá talvez um breque. Veja, quando houve o incendio na boate no sul, logo um rapaz colocou nas redes sociais uma notícia dizendo que um dos proprietários da casa era um deputado do PT. Quando o deputado entrou com o pedido na PF para descobrir quem estava espalhando a mentira, o rapaz logo pediu desculpa e retirou. No mes passado foi o caso da Senadora Ana Rita do Pt que sofreu com boato falsa. Distribuiram nas redes dizendo que ela era a senadora que aprovou a lei que dava 2 mil reais para prostituta. Veja voce, ele dizia que ela aprovou e o povo acredita. Uma senadora só näo aprova uma lei. Mas tem gente que näo le e acredita na aberracäo. Pelo face várias pessoas compartilharam. Eu to cansada de passar horas tentando desmentir, mas é centenas de memes por dia mentiroso só sobre o PT e o Governo federal. Nada do PSDB

TANIA MARIA MACHADO disse...

POR QUE A IMPRENSA DO GOVERNO FEDERAL É TÃO INOPERANTE E DEVAGAR. PARECE QUE TORCE CONTRA. A TV NBR NÃO TRANSMITIU O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA HOJE, DIA 24.6. as tvs abertas cortaram a transmissão. ACREDITO QUE TEM MUITOS TRAIRAS JUNTO COM A PRESIDENTA.

Unknown disse...

http://www.ey.com/BR/pt/Issues/Brasil_Sustentavel_-_Copa_2014

Este endereço serve para quem quiser entender o negocio "COPA".
Havia um outro conteudo abordando o assunto no site do SEBRAE,porem curiosamente foi removido!????
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/8F965136B2FF43DD8325793700574CB2/$File/NT000465C6.pdf

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração