Pages

sábado, 29 de junho de 2013

Datafolha é seletiva e esconde o óbvio: Se avaliação de Dilma caiu, a da oposição virou pó.

A pesquisa Datafolha é seletiva e maliciosa ao colocar só o governo Dilma no foco da pesquisa. Por que não perguntar a avaliação do governo Alckmin? Do Congresso Nacional? Do Aécio? Do Judiciário? Da mídia? Do empresariado?

Dada as características das recentes manifestações, é esperado que a avaliação de praticamente todas as instituições estabelecidas tenham sido rebaixadas.

Se a avaliação de Dilma caiu, a da oposição deve ter virado pó.

Protestos por melhores serviços públicos não atingem só o governo federal. Aécio Neves (PSDB) foi governador de Minas durante 8 anos e fez o sucessor, portanto é o responsável por desmandos no serviço público estadual, nas unidades de saúde, nas escolas, na segurança pública, e nos ônibus urbanos que ligam cidades da região metropolitana, de alçada estadual.

O mesmo acontece com Eduardo Campos (PSB-PE), Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), e praticamente todos os governadores.

Na primeira hora, a TV Globo usou da estratégia de confundir em vez de informar para jogar o custo dos estádios da Copa no colo do governo federal (que apenas viabilizou empréstimos do BNDES), mas quem licitou, contratou obras e controlou os custos foram os governadores. Assim que baixar a poeira, isso ficará muito claro para todo mundo. Como Aécio pode "faturar" para si protestos contra a Copa, se foi ele quem contratou a reforma do Mineirão? Não dá.

Quanto à corrupção nem se fala. Aécio Neves leva uma vida nababesca incompreensível com o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, e pesa contra si vários escândalos blindados pela imprensa amiga dele. Enquanto Dilma já teve sua vida vasculhada por adversários e pela imprensa desde antes das eleições de 2010 e nunca encontraram nada. Nem adversários tiveram como atacá-la em sua honestidade.

E quanto à imagem desgastada de políticos em geral, Dilma é uma das que mais foge ao padrão de político profissional. Já Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Eduardo Campos são profissionais da política. Nunca exerceram outra profissão. E são herdeiros de famílias que estão na política há pelo menos três gerações. Nasceram e foram criados em gabinetes, com carros oficiais e motorista, acostumados a nepotismo, e frequentando tapetes vermelhos de palácios, longe de conviver com a realidade da vida cotidiana do cidadão brasileiro comum. São os mais desgastados.

Para complicar mais ainda a oposição, a pesquisa Datafolha mostra que a esmagadora maioria dos pesquisados apoia plebiscito para reforma política e mesmo uma constituinte exclusiva. Estas propostas foram levantadas por Dilma e estão sendo combatidas por Aécio, mostrando completa falta de sintonia do tucano com o sentimento popular.

Das grandes manifestações de rua não emergiu nenhum grande líder político. Emergiu uma agenda de insatisfações para os governos e legislativos darem respostas.

Dilma é a liderança política que melhor se credenciou para dar respostas à esta agenda das ruas. Foi ela quem teve iniciativa de chamar prefeitos e governadores para acelerar coisas já decididas para melhorar a vida dos cidadãos. É ela quem articula destravar a reforma política e com participação popular. É ela quem está ouvindo as diversas demandas dos movimentos sociais que apareciam difusas nas manifestações.

Já a avaliação de Aécio é se ainda reúne condições de ser candidato. Está tão rebaixado, fugindo do povo e buscando acordãos de bastidores com velhas raposas políticas e midiáticas, que José Serra já o desafia abertamente na postulação de presidenciável do tucanato.

Essa pesquisa Datafolha tem característica de ser exceção. Foi feita num momento de perplexidade, boataria, guerra de informações, e até de comoção. Será preciso ver outras pesquisas mais adiante para tirar conclusões.

Se Dilma obtiver êxito em dar boas respostas a esta agenda trazida pelas ruas, e ela tem condições de fazer isso, sua avaliação deverá voltar a subir com força.

Mas não se pode ter ilusões. O jogo político mudou e a oposição, sobretudo midiática também jogam e pesado, conspirando. Vivemos tempos de guerra de informação, e todos nós que não queremos um retrocesso temos que travar esta guerra.

7 Comentários:

Unknown disse...

Pois é, ze augusto

Acho que esta na hora de vermos as criticas construtivas como importantes.

Sempre fiz criticas construtivas a helena chagas, paulo bernardo, etc. A este ultimo fiz criticas e o blog me bloqueou.

Me diga: ajuda o PB ir na Veja criticar o oaryido dele e moviemntos sociais autenticos? O PB esta pensando no governo ou na eleicao do Parana? E a gleisi atacando liderancas indigenas, etc.

Quanto à helena chagas, a desinformacao sobre os valores da copa (onde a midia junta despesas de estadio com infraestrutura) , bem como trata como despesas financiamentos do BNDES, demonstra bem que esta senhora somente quer se dar bem e com seus antigos patroes.

Vcs podem me bloquear, mas as criticas que faco sao criticas que hoje muitos percebem como alertas, infelizmente nao ouvidas e consideradas como fogo amigo. Sera que as teles, tao oaoaricadas pelo PB, irao agora contra a globo?

Vinícius Vitoi disse...

Acho que vale a pena começar a escrever sobre o papel da Marina e do partido que ela tenta criar.

Estive na festa de São João em Caruaru e fui abordado por jovens fazendo um tipo de cadastro da REDE. Quando me manifestei com opinião contrária ao posicionamento de Marina, eles não me deixaram ler a ficha e decidir se eu responderia ou não às perguntas.

Hoje, no Estadão, Marina critica a posição que Dilma assumiu em relação às manifestações.

Marina será usada mais uma vez e ela parece não se importar com isso.

Dema da silva disse...

Cuidado, não fale em pó senão o Aécio quer cheirar.

Ivoni disse...

Mas me conte uma coisa: como informar a população em geral? Vamos esperar que a Globo faça isso?

ALEX disse...

PT.. PT .. NÃO ADIANTA USAR ESTILINGUE CONTRA ESSA DIREITA SÓRDIDA!

MOITAVERDEJANTE disse...

PARA MIM O MAIOR PROBLEMA DO GOVERNO E DO PT ESTÁ NA COMUNICAÇÃO COM O POVO. NÃO ADIANTA PENSAR QUE A MÍDIA VAI FAZER ESSE PAPEL. A MÍDIA TODA É OPOSIÇÃO! ATÉ HOJE NÃO OUVI NEM VI UM SÓ ELOGIO ÀS POLÍTICAS DO GOVERNO, APRESENTADORES DE RÁDIO E TV METEM O PAU O TEMPO TODO. RECENTEMENTE ATÉ OS PROGRAMAS ESPORTIVOS, PRINCIPALMENTE OS DO SPORTV FORAM RECRUTADOS PARA DESCER A LENHA NO GOVERNO.CONSPIRAÇÃO TOTAL E IRRESTRITA.

Célio Pinto disse...

A Presidenta DILMA tem a síndrome do LULA. Quanto mais apanha, mais cresce. Aguardo, ansioso, uma pesquisa confiável.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração