Pages

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dilma não recuou, plebiscito é 'constituinte' de 140 milhões de membros. Globo mentiu.

TV Globo e DEM já querem empurrar referendo em vez de plebiscito, para tirar poder do povo decidir.
Os jornalões e TV´s mentem. Dilma não recuou coisa nenhuma. O que ela tende a propor hoje é o próprio plebiscito ser o processo constituinte exclusivo da reforma política. Não há decisão definitiva ainda.

A proposta é fazer o plebiscito com perguntas diretas para o povo decidir se quer financiamento público ou se quer continuar com empreiteiras, bancos e planos de saúde financiando candidatos. Se quer voto proporcional, distrital ou misto. Se quer campanhas com limite de gastos. E outras coisas deste tipo.

É um processo constituinte onde cada um dos 140 milhões de eleitores brasileiros será representante de si mesmo, sem intermediários.

Ninguém no meio para fazer promessas e não cumprir. Ninguém para se eleger e depois legislar em causa própria. Ninguém eleito pelo poder econômico devendo favores. Nenhum lobista votando em seu lugar.

E é o melhor processo popular porque obriga todo mundo a se conscientizar politicamente, se informar, para saber o que estará votando, como funcionará a próxima eleição que ele estará aperfeiçoando, quais consequências, causas e efeitos de cada proposta.

Até melhorará o conhecimento de todo cidadão sobre como escolher um candidato ao parlamento na eleição seguinte.

Para haver uma Constituinte com Assembléia Nacional, popular e soberana, o povo teria que eleger os delegados para representá-lo na assembléia.

Então teria que haver outra eleição este ano e rápido, pois para vigorar na eleição de 2014 tem que fazer as mudanças nas leis com um ano de antecedência. Não daria tempo de fazer o processo eleitoral e o processo constituinte até lá.

Outra alternativa seria os delegados serem indicados, parte pelo Congresso, parte pela sociedade civil, por exemplo. Mas aí não teria a mesma legitimidade da participação popular.

Assim, já há várias propostas de reforma política, sugeridas por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e juristas, além de vários projetos já apresentadas no próprio Congresso que não andou. Então é chegar a um conjunto de perguntas a partir destas propostas e sugestões, e deixar o povo decidir.

5 Comentários:

Fernando Afonso disse...

A mídia NÃO PODE INFLUENCIAR E MELAR ESSA PROPOSTA COMO ESTÁ DANDO SINAIS CLAROS AGORA? ALGUNS CINICAMENTE ATRAVÉS DE MERVAL PEREIRA? TENTAR UM BOICOTE? AÍ, VAMOS NOS DAR CONTA DISSO E TOMAR PROVIDÊNCIAS ANTI-BANDIDOS LOGO, OU ESPERAR ACONTECER?

Mello disse...

Nessa disputa Plebiscito x Referendo, os conservadores querem o segundo, pois tira do povo o poder crú. A proposta já vem "digerida", exatamente como querem e sempre evitam, do poder ao povo.

Acorda, Brasil.

Antonio Luiz disse...

SE REFERENDO TEM QUE ELEGER DELEGADOS, ISSO TIRA O DIREITO IN,NATURA DO POVO, AI A COISA FICARIA DO MESMO JEITO (COMO ESTÁ) OS CONSERVADORES COMO SEMPRE ESCOLHENDO O CARDAPIO PRO POVO COMER.
ESSE AI NÃO E BOM PRO POVO
NÃO E ISSO QUE O POVO QUER
BOM PRO POVO E O PLEBISCITO, QUE O NOME JA INDICA(PLEBIS-CITO = CITAÇÃO DO POVO)
O POVO E QUE VAI FAZER A RECICLAGEM, RETIRAR OS FRUTOS PODRES IMPRESTAVEIS QUE CONTAMINA TODO O CELEIRO.
SO ESPERO QUE ESTE QUESTIONARIO,A SER EDITADO TENHA TEOR E SUBSTANCIAS COM INSTRUMENTOS PARA O POVO CONSEGUIR DISTINGUIR O QUE REALMENTE DO QIE E RUIM, QUE ESTA AI, POIS ESTOU COM OS DEDOS COÇANDO PARA FAZER A RECICLAGEM NACIONAL, ESTE E O TIPO DE MOVIMENTO QUE QUERO ESTAR 100% NELE.
TEMOS TAMBEM QUE FICARMOS ATENTOS, POIS OS INSATOS JA ESTÃO SENTINDO O CHEIRO DA INSETICIDA, E VÃO TENTAR MUDAR DE FOCO.

PEÇO DESCULPAS AOS HOMEMS DE BOA VONTADE PELA COMPARAÇÃO, MAS E ASSIM QUE VEJO O ATUAL SISTEMA POLITICO BRASILEIRO. -OS MAUS FRUTOS QUE A ERVA DANIHA PRODUZIU E SUFOCA A BOA ARVORE (A NOSSA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA)QUE COM A IDADE DE DUAS DECADAS JA PASSA DA HORA DE FAZER UMA LIMPEZA NO SEU ENTORNO, PARA LHE DAR OXIGENIO PARA CRESCERMOS COM QUALIDADE.
OBRIGADO, VOSSA EXMA PRESIDENTE DILMA, POR NOS PROPORCIONAR E CONFIAR ESTE DEVER CIVICO, QUE E O DE ZELAR PELA NOSSA PATRIA.

Anônimo disse...

O que ocorre hoje foi bola cantada por muitos e não foram ouvidos,não temos coordenação política,não temos comunicação,abastecemos nossos inimigos,pagamos para sermos malhados,nos acovardamos diante de dez anos de terrível terrorismo midiático,temos um vice que fez acordo com a mídia e ministros que....temos tucanos filiados no PT não temos auto crítica,não ouvimos aqueles que convivem diariamente com o povo e defendemos ministros canalhas.Serei mais uma vez censurado mas sou homem o suficiente para dar a vida pelo Partido.Somos cegos,surdos e mudos e teremos que ir mais uma vez pro pau em defesa de quem não nos ouve.Não embelezem as coisas ;o golpe está chegando,veremos quem é de fato PETISTA e quem ama este POVO!

EX-DUDU, NUNCA MAIS DUDU disse...

NESTA SEMANA O INSTITUTO OPINIÃO, DE CAMPINA GRANDE(PB), APRESENTOU UMA PESQUISA PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA E, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE QUE ABRANGE 10 MUNICÍPIO COM UMA POPULAÇÃO DE CERCA DE TRÊS MILHÕES DE HABITANTES, O PLACAR FICOU DA SEGUINTE MANEIRA: DILMA ROUSSEFF 37,4% E EDUARDO CAMPOS 37,2%. DAÍ CONCLUI-SE QUE: LULA JÁ!! LULA JÁ!! LULA JÁ!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração