Pages

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lindberg explica para tucanos e urubólogos o sentido da expressão "É a economia, estúpido!"


O artigo abaixo é do senador Lindberg Farias (PT-RJ):

A economia e o voto
Não é o crescimento do PIB que influencia diretamente o voto. São as condições econômicas de vida

O crescimento econômico do primeiro trimestre do ano não teve a magnitude dos PIBs do governo Lula. Mas não pode ser considerado um resultado negativo. Tal como naquele período, o investimento voltou a crescer mais do que toda a economia. O PIB do primeiro trimestre cresceu 1,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Na mesma base de comparação, o investimento cresceu 3%.

O PIB brasileiro perdeu força desde o início de 2011. Por seis semestres consecutivos desacelerou. A partir do terceiro trimestre do ano passado, entrou em trajetória de recuperação. Mas era uma recuperação sem qualidade porque o investimento não crescia. O PIB do primeiro trimestre de 2013 cresceu com qualidade: o crescimento do investimento superou o crescimento da economia.

Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, o desempenho do PIB tem sido modesto, embora apresente sinais de recuperação consistente. Muitos pensam que podem tirar proveito político e eleitoral da trajetória recente do PIB. Lembram da orientação do marqueteiro de Bill Clinton nas eleições americanas de 1992: é a economia, estúpido! Interpretam que existe uma ligação entre crescimento econômico, insatisfação social e o voto de oposição.

Não é o crescimento do PIB que influencia diretamente o voto. São as condições econômicas de vida que influenciam de forma decisiva o voto de um trabalhador e da sua família. A vida do trabalhador e da sua família depende, em grande parte, do emprego, do salário, do crédito que podem acessar e dos bens e serviços que podem adquirir. O crescimento do PIB pode influenciar estes itens. Contudo, tal influência não é direta. Por exemplo, um modesto crescimento do PIB pode não gerar desemprego.

Quando um trabalhador vai ao supermercado, não se importa com o crescimento do PIB; importa se tem renda para pagar a conta. Quando demanda um eletrodoméstico financiado, não se importa com o crescimento do PIB; importa se tem emprego e renda que garantam crédito para a sua compra. Quando vai pagar a conta de luz, o que importa é se está mais cara ou mais barata. O crescimento do PIB é um número abstrato na vida do trabalhador.

No Brasil, apesar das modestas taxas de crescimento da economia, o salário mínimo tem aumentado e o rendimento médio do trabalhador, também. O desemprego é baixo e o crédito e o consumo têm crescido (ver tabela acima). A vida econômica do trabalhador não tem piorado. Tem melhorado, apesar do modesto crescimento econômico

Cabe lembrar que o marqueteiro de Clinton, quando mostrou a ligação entre economia e o voto, não estava se referindo à taxa de crescimento do PIB, mas sim ao desemprego que afetava diretamente a vida do trabalhador. Quando Bush pai assumiu o governo, em 1988, a taxa estava em 5,7%. Ele deixou a taxa de desemprego subir para 7,4% (o pior momento foi junho de 1992, quando chegou a 7,8%).

Em conclusão, o resultado eleitoral de 2014 somente será afetado pela economia se o desemprego aumentar de forma significativa e/ou houver uma queda considerável do rendimento do trabalhador. Se isto ocorrer, o consumo também seria mitigado. Até o momento não existem previsões de que esta situação possa ocorrer.
(Publicado originalmente na Carta Capital)

-----

Comento: 

Não há como discordar de nenhuma linha do texto. Só acrescento que o PIB do primeiro trimestre deste ano, se repetido durante todo o ano já garante um crescimento anual de 2,4%, o que não é nada mau, se comparado com outros países do porte do Brasil. Mas a tendência é melhor, de aceleração, com crescimento maior no segundo semestre.

7 Comentários:

Anônimo disse...

Esse mininão Lindeberg vai entregar de bandeija os votos do Rio de Janeiro ao cachaceiro do Aécio.

Anônimo disse...

A MÍDIA E O SEQUESTRO EM MARCHA DE UMA NAÇÃO
(Carta Maior;4ª feira,05/06/2013)
O noticiário das últimas horas está salpicado de dados e fatos que
ensejam maior reflexão sobre os rumos do país. Eles não revogam os desafios que cercam a largada para um novo ciclo de crescimento. Os impulsos nesse sentido são objetivos. Encerram escolhas estratégicas. Seu escrutínio requer o discernimento engajado da sociedade. Mas, se não contradizem essa inflexão, os indicadores correntes exibem ao mesmo tempo uma vitalidade que desautoriza a sofreguidão do jogral conservador. Seu repertório para 2014 consiste em passar uma borracha nos avanços econômicos e democráticos dos últimos 11 anos, com um objetivo claro: revogar as balizas sociais que influenciaram a ordenação da economia na última década. Impedir que elas condicionem a pavimentação do novo ciclo. Ou seja, desconstruir a essência do que deve ser preservado. Trata-se de enfraquecer ou desmoralizar o esboço de Estado Social que vem sendo erguido desde 2003. Martela-se, diuturnamente, o antagonismo desse instrumento regulador com aquilo que a ortodoxia considera macroeconomicamente consistente para o país. Para qualquer país, em qualquer tempo. A saber, a máxima desproteção do interesse público e o supremo favorecimento da ganância privada. Provar que esse ‘Estado-estorvo’ está esgotado implica colonizar o imaginário social com a esférica narrativa de um Brasil aos cacos. Um país reduzido a uma montanha desordenada de erros, fracassos e fiascos. Aí começam os problemas. O balanço linear é desmentido pela complexidade da luta pelo desenvolvimento, cujos conflitos, inexoráveis, escapam aos modelos puros de laboratório. ALGUNS DADOS DAS ÚLTIMAS HORAS EVIDENCIAM UMA SOCIEDADE EM ROTA DE COLISÃO COM A REGRESSIVIDADE PROPOSTA PARA O SEU FUTURO: O PRÉ-SAL JÁ PRODUZ 357 MIL BARRIS POR DIA; OS PREÇOS AO CONSUMIDOR DESACELERARAM EM MAIO (FGV); A INDÚSTRIA CRESCEU 1,8% EM ABRIL E 8,4% ACIMA DE ABRIL DE 2012 (IBGE); O BRASIL É O 4º MAIOR MERCADO DE CIMENTO DO PLANETA: SÓ PERDE PARA CHINA E ÍNDIA; PRATICAMENTE EMPATA COM OS EUA; PEQUENAS EMPRESAS CRIAM 4 MIL EMPREGOS POR DIA NO PAÍS. A forma como esses dados são veiculados e interligados –o destaque que merecem e lhes é subtraído–, influencia a percepção, as expectativas e a ação dos atores sociais. Hoje, essa modelagem está 90% nas mãos da mídia conservadora, que opera um sequestro em marcha, rumo a 2014: o do discernimento da nação sobre ela mesma. Esse talvez seja o maior, o mais dramático e o mais urgente desafio a ser enfrentado na definição do passo seguinte do desenvolvimento brasileiro.

Anônimo disse...

De todas as questões levantadas oportunamente pelo Senador, a questão do pleno emprego talvez seja a mais importante. Um estudo de décadas, realizado na Alemanha, procurou saber o que era importante para o bem estar das pessoas. Entre vários ítens destacados o mais importante foi o emprego formal, pela sensação de dignidade que confere ao trabalhador que assim pode cuidar de si e dos que dele dependem. Portanto, a oposição não percebe que fala grego para o povão e são questões que falam direto ao dia-a-dia das pessoas é o que interessa.

Lolla Biju disse...

É justamente isso que o PSDB não enxerga, pois a sua visão elitista é embaçada pela arrogância. O povo - "povão" mesmo - sequer sabe o que é PIB. E também nem quer saber, desde que consiga manter sua vida no rumo certo, sem atropelos. O povo está mais do que acostumado a lidar com taxas exorbitantes de juros e não dá valor a variações de poucos pontos percentuais.

Anônimo disse...

senador Lindberg sei que o senhor tem carisma,popularidade e competencia para ser o candidato ao governo do rio mais e muito importante a sua voz a favor e em defesa do nosso povo tanto do rio de janeiro seu estado natal mais tambem para toda a nossa gente dos demais estados da federaçao,entao se possivel senador Lindberg continue em defesa da nossa gente no senado,pois o senador Lindberg e um senador de referencia,sorte para todos nos...................

Julio disse...

O fim do pig será triste, só restará isto para posteridade:

Inscrição na lápide do “grande jornazista roberto civita":

“AQUI JAZ UM DOS SÓCIOS DO PSDB E DO CARLINHOS CACHOEIRA TAMBEM”

Anônimo disse...

A situação de Dilma já não estar muito boa para enfrentar o PSDB e o PSB, além de Marina, lá vem esse Lindberg atrapalhar o PT no Rio de Janeiro. Só quem nos salva é o Lula, do contrário a vaca vai pro brejo, vamos pro segundo turno com a Dilma e corremos o risco de perder pro OI DE GATO DE PERNAMBUCO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração