Pages

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lula é declarado 'hóspede ilustre' em Lima e recebe medalha e mais dois títulos de doutor honoris


O ex-presidente Lula foi declarado "hóspede ilustre" e recebeu a medalha Cidade de Lima, entregue nesta quarta-feira pela prefeita da capital peruana, Susana Villarán. Ela entregou a Lula a máxima distinção da prefeitura de Lima em reconhecimento aos seus esforços para promover a relação entre Peru e Brasil e por "seu compromisso com os mais pobres".

Ao aceitar a distinção, Lula ressaltou que "os pobres devem ser prioridade para os governos, que devem incluí-los em seus orçamentos". O ex-presidente chegou na terça-feira a Lima e inaugurou hoje, com o presidente peruano, Ollanta Humala, um fórum de empresários brasileiros e peruanos, organizado para celebrar o décimo aniversário de uma aliança estratégica econômica entre os países.

Lula também receberá ainda nesta quarta-feira o título de doutor honoris causa da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, e depois terá um encontro com universitários, após o qual viajará para o Equador.

Lula recebe condecoração máxima de presidente do Equador

O presidente equatoriano, Rafael Correa, entregou nesta quinta-feira a máxima condecoração do país - a Ordem Nacional de San Lorenzo - ao ex-presidente Lula, no Palácio de Carondelet.

O Equador homenageou Lula "por sua vocação de humanista a serviço das classes mais necessitadas, por seu estímulo à integração latino-americana e por seu apoio em benefício à maior aproximação entre Equador e Brasil", segundo um decreto presidencial que ordena a condecoração, divulgado durante a cerimônia.

No Salão Amarelo do Palácio, o presidente Correa colocou o grande colar dourado e vermelho em Lula, dando-lhe um abraço em seguida.

Visivelmente emocionado, Lula dedicou vários elogios a Correa em seu discurso de aceitação, a quem chamou de "um dos líderes políticos mais fortes que conheço" e agradeceu "pelo reconhecimento, mas principalmente pelo carinho" por parte do governo do Equador.

"Acredito cada vez mais na integração. América do Sul e América Latina têm de formar um bloco forte e você (Correa) será cada vez mais importante. Assim, muito obrigado, companheiro, sinceramente, muito obrigado, você pode contar sempre comigo", frisou Lula.

Antes de Quito, Lula já havia passado por Bogotá e Lima. "É um privilégio, para mim, conceder-lhe a condecoração da Ordem Nacional de San Lorenzo como demonstração de respeito, admiração e carinho profundo que sente nosso povo pelo presidente Lula", declarou Correa. "Lula é um do maiores artífices modernos da grande pátria com que sonhamos", completou Correa.

O ex-presidente permanece em Quito até sexta, onde receberá três títulos de Doutor "Honoris Causa" da Universidade Internacional do Equador, Universidade Andina Simón Bolivar e da Escola Politécnica do Litoral. Lula também fará uma conferência na Câmara de Comércio Equatoriano-Brasileira.

3 Comentários:

Cid disse...

Mais um Lula! Mais um! Perdi as contas dos títulos! Espero o título Prêmio Nobel da PAZ!!!

Anônimo disse...

e por isso que o reinaldo azevedo,o augusto nunes e demais da veja,os jornalistas e comentaristas da globo,da folha de sao paulo,do estadao nao se conformam de o nosso querido presidente lula tenha tanto prestigio tanto no brasil quanto mundo a fora entao e por isso que essa parte da imprensa que acima citei batem forte em termos de critica para com o nosso lula que nao chegou a cursar uma universidade mais e de tamanha inteligencia e sabedoria,o lula que teve ideias transformadas em projetos que tao bem fez ao brasil e nossa gente,o prouni,enem,creches,merenda escolar de boa qualidade,melhoria no salario minimo.trabalho de carteira assinada,melhoria no transporte escolar,moradia popular,o lula do maior projeto de inclusao social ja tido em toda a historia do brasil que tem feito muito bem para as nossas familias que e o bolsa familia,esse e o presidente lula que tem uma aprovaçao imensa por parte de nos que somos em maioria e que confiamos no lula,o lula do povo que governou o brasil e governou para o povo,esse e o presidente mais amado pela ampla maioria da populaçao do brasil e que tem um otimo relacionamento politico e pessoal mundo afora,desejo sorte a todos nos e comentei com referencia a esse inteligente texto que esse blog nos mostra.

Anônimo disse...

justo esse titulo que o lula recebeu do colega presidente do peru,o lula um hospede ilustre,entao valeu essa justa homenagem ao nosso lula presidente ollanta humala,e a prefeita de lima susana villaran,pois esse nosso presidente lula sabe ser o amigo de todos podem ter a certeza de que a homenagem por voces prestada ao nosso lula e justissima,valeu...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração