Pages

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação é o conjunto. Destruir escola e posto de saúde público não é lutar por educação e saúde.

Na manifestação de ontem no centro do Rio de Janeiro, muita gente empunhava cartazes pedindo mais saúde e educação.

Só que um grupo no meio da manifestação, que não era pequeno, invadiu e detonou a Escola Municipal Tia Ciata, uma escola com prédio novo, bonito, com boas instalações, e lá a grande maioria dos alunos é de famílias pobres.

Ao lado, um posto de saúde público também foi destruído.

Ainda houve destruição a pontos de ônibus novos e bem conservados, cuja função é abrigar do sol e da chuva a população usuária do transporte público, uma das bandeiras que deflagrou as atuais manifestações.

O Terreirão do Samba, que é um centro cultural popular, acessível ao cidadão de baixa renda, também foi atacado.

Escolas e unidades de saúde são conquistas do povo, independentemente de quem seja o governante, e é inusitado serem alvo de depredação, principalmente as que funcionam bem e estão em excelente estado de conservação.

Uma manifestação é o que é, e no que resulta pelo conjunto da obra, independentemente de boas intenções que existam na cabeça de cada um da maioria pacífica.

É muito estranho que os bens coletivos do povo mais pobre, necessários para prestar serviços essenciais, estejam sendo alvo de ódio. Isso lembra o discurso de extrema-direita contra os direitos do povo, pró-mercado.

É o tipo de coisa que só interessa ao conservadorismo neoliberal, que prega o estado mínimo e que até os serviços públicos essenciais, como a educação e a saúde, sejam deixados na mão do livre mercado, o que elimina qualquer projeto de desenvolvimento do Brasil, expulsando as crianças de famílias de baixa renda do sistema educacional de qualidade, perpetuando ciclos da pobreza de geração para geração.

Pode ser que esses ataques à escola e posto de saúde não tenha sido algo planejado, mas é o resultado do "caldo de cultura" de muitas mensagens que vem sendo pregadas por aí, a partir das entrelinhas dos jornalões e telejornais.

4 Comentários:

Orlando disse...

Por que o governo não fez a lei de mídia? Deixar o inimigo com o monopólio da comunicação é isso que dá!

edir disse...

Zé Augusto o MPL já está tirando o corpo fora, (conforme o Blog Viomundo) depois da bagunca que conseguiram fazer. Vários leitores do Blog se manifestam aborrecidos com o MPL. Com uma morte e vários feridos em Ribeiräo Preto - SP na manifestacäo de ontem. Campinas tambem teve quebra quebra de patrimonio público. Gostaria pedir à alguem que faca um levantamento de todos os prédios público que foram depredaqdos durante as manifestacöes para que possamos comparar se valeu a pena essa brincadeira do MPL. baixou a tarifa, e deixou nos o prejuizo. No meu face (Campinas) tive de fechar na quarta feira, pois näo aguentei o extase do pessoal agitando para a manifestacäo de ontem que acabou dando errado Eles postavam e compartilhavam texto e mimes mentirosos contra Dilma e o PT. Hoje estäo com o rabo entre as pernas. Precisamos deste levantamentos para que a sociedade fique tambem contra essa baderna que está aí . Assim a gente estará fotalecendo a Dilma.

Rick disse...

Gostei muito deste depoimento que só reforça a impressao de estupidez destes "manifestantes". Chama-los de vandalos é ofender e muito o povo vandalo que ocupou Roma. Estes sao uma subespecie rasteira, inutil e babaca que infelizmente grassa nestas terras.

luiz disse...

Tem que invadir é a BANDIDA REDE GLOBO, A FOLHA, A VEJA E O ESTADÃO, esses são os grandes mau do país, não façam ao contrario, o lojista não pode pagar pela TENTATIVA da BANDIDA REDE GLOBO de dar de novo o GOLPE como deu em 1964, junto com o LIXO da FOLHA !!!!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração