Pages

terça-feira, 18 de junho de 2013

Participação popular e transparência ganha força. Haddad transmite ao vivo reunião do Conselho da Cidade.

A Prefeitura de São Paulo realizou na terça-feira (18) pela manhã, reunião extraordinária com o Conselho da Cidade para discutir o transporte público, com transmissão ao vivo pela internet (já encerrada).

O Movimento Passe Livre (MPL) foi convidado para fazer uma apresentação e explicar suas propostas e visões para o setor.

A prefeitura apresentou detalhes sobre a composição de preço da tarifa de ônibus, a evolução da despesa orçamentária com o subsídio e os planos para a melhoria na qualidade do sistema. O prefeito Fernando Haddad (PT), disse que estudará o que pode ser feito na questão, lembrando que é uma escolha política. No curto prazo imediato trata-se de subsidiar mais a passagem, sacrificando verbas de outros setores, o que precisa ser feito com cuidado para piorar outros serviços públicos. A médio prazo, a escolha política é o debate se a sociedade aceita onerar mais o transporte individual para desonerar e melhorar o transporte público. O secretário dos transportes, Jilmar Tatto concordou com o MPL quanto às críticas ao empresariado do setor (antiquado, apegados à antigos privilégios e avesso às mudanças), lembrando que fizeram forte oposição à implantação do bilhete único. Disse que a pressão popular das manifestações ajuda a vencer os interesses privados que contrariam o interesse público.

Depois das duas apresentações, o debate foi aberto para a participação dos conselheiros e sugestões de encaminhamento.

O Conselho da Cidade, que conta com 136 integrantes, foi instalado no dia 26 de março para servir como um novo canal de diálogo com a sociedade. É formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas.

3 Comentários:

Italo disse...

Demorou muito em HADDAD, pode mandar metade da sua assessoria embora, pois sao traíras a serviço da oposiçao corrupta. Isto é para ser feito, bem antes, e vc tem que MUNIPALIZAR todo o transporte publico em Sao Paulo, e ficar longe do LIXO do Alckmintiroso!!!

Célio Pinto disse...

A esquerda está dizendo à esquerda que a hora de fazer mais e melhor é agora. "Nunca deixe para a tarde, o que podes fazer pela manhã", eis o recado.

odila braga disse...

Pelo pouco de informação das propostas discutidas,das dificuldades politicas apontadas, fica claro que foi produtiva a reunião do conselho da cidade, e agora é manter a mobilização para dar força para que se tenha correlação de força para a ação politica do governo. A pressão dos interesses contrariados é sempre muito alta. O povo, além de cobrar, tem tb que apoiar seu governo, para que ele possa fazer os enfrentamentos, com respaldo popular.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração