Pages

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dilma reage à arapongagem dos EUA com o Itamaraty, Polícia Federal, Ministério das Comunicações e Anatel

Na reunião pela manhã de domingo (7) com ministros, no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma aprovou uma série de medidas contra a suposta espionagem das mensagens eletrônicas e telefonemas de empresas e pessoas brasileiras por parte do governo dos Estados Unidos.

Após a reunião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falou à imprensa sobre as providências. Disse que já vinha acompanhando o caso (desde as primeiras revelações do ex-técnico em segurança digital da CIA - agência de inteligência norte-americana - Edward Snowden), "mas agora a história mudou de patamar", afirmou. Depois o Itamaraty soltou uma nota à imprensa.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, interpelou o governo estadunidense por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações.



O Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos Estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países.

Outra providência deverá ser uma investigação feita pela Polícia Federal.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai interpelar as empresas de telecomunicações que atuam no País se há troca de informações com empresas estadunidenses. Segundo o jornal O Globo, esse seria o caminho para a Agência Nacional de Segurança (NSA) do governo estadunidense ter acesso a informações de telefonemas e dados do Brasil.

Bernardo considera mais provável que a suposta espionagem tenha ocorrido no trânsito das informações nos cabos submarinos, cujos entroncamentos, em sua maioria, passa por territórrio estadunidense. "Se você faz uma ligação para o Japão, ela passa pelos Estados Unidos", explicou.

Outra providência do governo será pedir ao Congresso prioridade e celeridade na votação do marco civil da Internet.

O Ministério da Justiça também está concluindo um anteprojeto de lei que melhorará a proteção de dados individuais.

O ministro das Comunicações considera essas duas medidas no campo legislativo importantes, mas de alcance limitado. "A Internet é comandada por uma empresa privada norte-americana sediada na Califórnia", comentou. Assim, nem todas as normas aprovadas aqui teriam validade para serviços na rede. "Isso não está certo."

O governo brasileiro defende a criação de um organismo internacional para regular a rede mundial de computadores. Esse é um dos debates que o Itamaraty pretende levantar nas Nações Unidas. (Com informações da Ag. Estado e Itamaraty)

2 Comentários:

Christiano Fernandes disse...

A solução para esse caso não é simples. Mas, o fato veio a calhar. A princípio, devemos anular todo e qualquer licitação internacional que o Brasil esteve envolvido. Ganhando ou perdendo a mesma. Porque se perdeu, foi porque houve espionagem (vide fatos: "Sivan" e "Kroll") para não citar tantos outros. E se ganhou, pode vir a ser uma cama de gato que nos foi preparada. Basta compreender, que a Alemanha sabia de tudo e nunca se pronunciou.

EX-DUDU, NUNCA MAIS DUDU disse...

NÓS TEMOS MANIA DE JOGAR PEDRA NA VEJA E NÃO LÊ-LA. INFORMA A REVISTA “VEJA” DESTA SEMANA QUE, O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS E O EX-PRESIDENTE LULA SE ENCONTRARAM EM SÃO PAULO, TRÊS SEMANAS ATRÁS, PARA UMA TROCA DE OPINIÕES SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICA NACIONAL. O CONVITE TERIA PARTIDO DO PRÓPRIO LULA, QUE NÃO CONVERSAVA COM O GOVERNADOR HAVIA CERCA DE OITO MESES. A ÚLTIMA VEZ QUE TINHAM SE FALADO FOI EM OUTUBRO DO ANO PASSADO, QUANDO O GOVERNADOR DEU-LHE UM TELEFONEMA, COMO NORMALMENTE FAZ, PARA PARABENIZÁ-LO PELO ANIVERSÁRIO. TODAVIA, NENHUMA DAS PARTES CONFIRMOU O ENCONTRO, DURANTE O QUAL, SEGUNDO A REVISTA, O EX-PRESIDENTE TERIA PEDIDO AO GOVERNADOR PARA NÃO ROMPER COM DILMA ROUSSEFF “NESSE MOMENTO DE TURBULÊNCIA”. O PRESIDENTE NACIONAL DO PSB ERA, DE FATO, UM DOS CONSELHEIROS POLÍTICOS DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, QUE ESTÁ MUITO MAL ASSESSORADA NESSA ÁREA, DIGA-SE DE PASSAGEM. MAS DEPOIS QUE PASSOU A TER O NOME COGITADO PARA SUBSTITUÍ-LA NO PALÁCIO DO PLANALTO, A RELAÇÃO ENTRE AMBOS ESFRIOU. A SER VERDADEIRA A VERSÃO DA REVISTA, LULA COLOCOU O GOVERNADOR NUMA SAIA JUSTA. PRIMEIRO, PORQUE EDUARDO CAMPOS NÃO TEM CONDIÇÕES POLÍTICAS DE RECUSAR UM PEDIDO DELE. EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE O GOVERNADOR CONTINUARÁ SENDO UM CRÍTICO DO ATUAL GOVERNO, MAS SERÁ OBRIGADO A SUAVIZAR SUAS CRÍTICAS PARA NÃO DESAGRADAR AO EX-PRESIDENTE. POR ÚLTIMO, LULA O ESTARIA CONSTRANGENDO A PERMANECER ALIADO DO “BRASIL VELHO”, EM TOTAL DISSINTONIA COM O “BRASIL NOVO” QUE EMERGE DAS RUAS. EU NÃO ACREDITO NO DUDU, NUNCA!!! SÓ HÁ UM MEIO PARA ELE NÃO SAIR CANDIDATO, É SE LULA ENTRAR NA PARADA, DAÍ, DUDU OI GATO DESISTE E APOIA LULA. SE FOR DILMA A CANDIDATA, CONSIDERO A ELEIÇÃO PERDIDA E QUEM VAI BOTAR ÁGUA NA FERVURA É O PRÓPRIO DUDUZINHO DO CHICO!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração