Pages

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lula na Conferência Nacional "2003 - 2013: Uma nova política externa"


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou  nesta quinta-feira (18) do encerramento da Conferência Nacional "2003 - 2013: Uma nova política externa", na Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Bernardo do Campo. O tema da conferência de Lula é "Brasil no mundo: mudanças e transformações", às 15h. A conferência começou no dia 15 e, além de Lula, contou com a participação dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Ao debater as iniciativas na área de política externa dos governos Lula e Dilma, o evento abordou também o contexto político, social e econômico dos últimos dez anos.

Para o professor da UFABC Giorgio Romano, coordenador do curso de Relações Internacionais, apesar de ter no governo federal seu agente principal, a atual política externa não se resume à pauta diplomática oficial: "O evento parte do entendimento de que a política externa envolve um conjunto de atores e deve ser considerada uma política pública, sujeita ao debate e parte da agenda de desenvolvimento do Brasil".

Ao tomar posse em 2003, Lula alinhou a nova política externa brasileira com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que ocupou o cargo durante os dois mandatos do ex-presidente. Amorim foi sucedido por Antonio Patriota em 2011, quando a atual presidente Dilma Rousseff assumiu a Presidência.

3 Comentários:

Malú disse...

Esse é o meu Lula, meu eterno Presidente. Vida longa ao Lula! Saudade

Maria disse...

Zé, valeu. Lula como sempre deu uma aula de política.

MarcoAntoniodosSantosSilva disse...

Pra quem não viu ao vivo, como eu...

https://www.youtube.com/watch?v=AghA_dRm9MQ

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração