Geraldo Alckmin, José Serra e Arruda: Corrupção no metrô |
E-mails que fazem parte dos documentos em poder do Conselho
Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na investigação sobre o cartel
de empresas de trens revelam que funcionários da Siemens disseram que
tanto o ex-governador José Serra (PSDB), de São Paulo, quanto o então
deputado José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal, tinham
ciência da ação das empresas no setor metroferroviário.
O e-mail que cita o ex-governador tucano fala de um encontro durante
uma conferência, a UIC, maior reunião mundial de empresas de transporte
público, em 2008. A mensagem, enviada por Nelson Branco Marchetti, um
ex-funcionário da Siemens, diz a três colegas que a licitação seria
cancelada caso a empresa CAF não estivesse entre as vencedoras. "O
senhor (José) Serra confirmou que, se a proposta da CAF não tiver
condições de ser qualificada, a concorrência será cancelada", diz o
texto.
O executivo disse também, segundo a documentação, que Serra não
queria que a licitação tivesse atrasos. Por isso, ele e o então
secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella teriam
mencionado que considerariam uma proposta em que a Siemens oferecesse
30% dos trens. "Outra solução a ser considerada seria a horizontal, com
fornecimento de componentes" à empresa vencedora. "Ambas as afirmações
acima foram confirmadas mais uma vez pelo pessoal do senhor Portella",
diz ainda a mensagem.
Arruda. O ex-governador Arruda é citado em outra
mensagem, datada de janeiro de 2006, quando estava em negociação a
contratação de empresas que fariam a manutenção do metrô de Brasília.
A mensagem em posse do Cade é do executivo da Siemens Everton
Rheinheimer. Ele relata um encontro com Arruda em que ficaria sabendo
que o então governador Joaquim Roriz não queria cancelar a licitação -
que estava sendo disputada. Em outra mensagem, o executivo diz que a
"vontade do cliente (o Metrô do DF) é que a Siemens saia vencedora".
O texto mostra ainda que os executivos teriam ficado preocupados em
conseguir cumprir os prazos legais para apresentar as planilhas de
preços. Como não haveria tempo, a solução foi usar parte das planilhas
de custos estabelecidas pelo Distrito Federal. "Podemos tomar os preços
base do edital (que sabemos estarem 'folgados') e reduzi-los
linearmente."O Estado de S.Paulo Siga
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2 Comentários:
ATENÇÃO ELEITORES DE SÃO PAULO, JOSE SERRA PARA PRESIDENTE EM 2014.
Caso Jose Serra seja candidato a presidência da Republica em 2014, a sua primeira e a mais forte promessa de campanha será a construção da linha de metro que ligara Porto Alegre a Manaus. A maior obra publica já realizada no mundo, contara com 2800 estações, com ramificações para Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Prazo de entrega não foi confirmado. A única participação privada, no custo das obras, será da empresa da sua filha Monica Serra. As licitações já começaram, pois ele Jose Serra espera arrecadar das empresas ganhadoras, dinheiro para sua campanha que promete ser muito forte. A Siemens e a Alstom já confirmara a participação e mandaram suas propostas.
Na foto, aparecem os tres (carecas)patetas unidos e felizes.
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