Pages

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ex-executivos da Siemens citam Serra e Arruda em e-mails


Geraldo Alckmin, José Serra e Arruda: Corrupção no metrô

E-mails que fazem parte dos documentos em poder do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na investigação sobre o cartel de empresas de trens revelam que funcionários da Siemens disseram que tanto o ex-governador José Serra (PSDB), de São Paulo, quanto o então deputado José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal, tinham ciência da ação das empresas no setor metroferroviário.

O e-mail que cita o ex-governador tucano fala de um encontro durante uma conferência, a UIC, maior reunião mundial de empresas de transporte público, em 2008. A mensagem, enviada por Nelson Branco Marchetti, um ex-funcionário da Siemens, diz a três colegas que a licitação seria cancelada caso a empresa CAF não estivesse entre as vencedoras. "O senhor (José) Serra confirmou que, se a proposta da CAF não tiver condições de ser qualificada, a concorrência será cancelada", diz o texto.


O executivo disse também, segundo a documentação, que Serra não queria que a licitação tivesse atrasos. Por isso, ele e o então secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella teriam mencionado que considerariam uma proposta em que a Siemens oferecesse 30% dos trens. "Outra solução a ser considerada seria a horizontal, com fornecimento de componentes" à empresa vencedora. "Ambas as afirmações acima foram confirmadas mais uma vez pelo pessoal do senhor Portella", diz ainda a mensagem.

Arruda. O ex-governador Arruda é citado em outra mensagem, datada de janeiro de 2006, quando estava em negociação a contratação de empresas que fariam a manutenção do metrô de Brasília.
A mensagem em posse do Cade é do executivo da Siemens Everton Rheinheimer. Ele relata um encontro com Arruda em que ficaria sabendo que o então governador Joaquim Roriz não queria cancelar a licitação - que estava sendo disputada. Em outra mensagem, o executivo diz que a "vontade do cliente (o Metrô do DF) é que a Siemens saia vencedora".

O texto mostra ainda que os executivos teriam ficado preocupados em conseguir cumprir os prazos legais para apresentar as planilhas de preços. Como não haveria tempo, a solução foi usar parte das planilhas de custos estabelecidas pelo Distrito Federal. "Podemos tomar os preços base do edital (que sabemos estarem 'folgados') e reduzi-los linearmente."O Estado de S.Paulo Siga o Facebook do nosso blog aqui  


2 Comentários:

Valdirio Guerra disse...

ATENÇÃO ELEITORES DE SÃO PAULO, JOSE SERRA PARA PRESIDENTE EM 2014.
Caso Jose Serra seja candidato a presidência da Republica em 2014, a sua primeira e a mais forte promessa de campanha será a construção da linha de metro que ligara Porto Alegre a Manaus. A maior obra publica já realizada no mundo, contara com 2800 estações, com ramificações para Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Prazo de entrega não foi confirmado. A única participação privada, no custo das obras, será da empresa da sua filha Monica Serra. As licitações já começaram, pois ele Jose Serra espera arrecadar das empresas ganhadoras, dinheiro para sua campanha que promete ser muito forte. A Siemens e a Alstom já confirmara a participação e mandaram suas propostas.

Airton disse...

Na foto, aparecem os tres (carecas)patetas unidos e felizes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração