Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ao espionar Dilma e o presidente do México, EUA matou sua galinha dos ovos de ouro

A arrogância dos EUA de espionar presidentes estrangeiros - Dilma e Peña Nieto não devem ser os únicos - e ainda por cima não tomar medidas convincentes para se retratar e mudar de rumo, pode ter sido o maior erro político e econômico dos EUA dos últimos tempos.

Ao voltar o aparato de espionagem da guerra fria para a espionagem comercial e politica de países não hostis, os EUA perdeu aquilo que se chama "corações e mentes".

A tendência de quase todos os outros países do mundo deverá ser se unirem para reduzir a hegemonia dos EUA na internet, buscando uma governança multilateral para a rede. Haverá forte resistência a fazer contratos tecnológicos com empresas estadunidenses, várias colaboracionistas com o bisbilhotamento governamental. Novas compras de armamentos bélicos, só os países fortemente dependentes dos EUA farão. O resultado a médio prazo é a perda de mercado no setor de tecnologia da informação, um dos setores mais importantes para economia estadunidense.

Os EUA foram pioneiros da internet e suas grandes empresas tiveram papel fundamental na disseminação da rede mundo a fora. Em troca, conquistaram o domínio econômico e da infra-estrutura desse setor. Mas agiram como a estória do ganancioso que mata a galinha dos ovos de ouro.

China, países industrializados da Europa, Japão, Rússia e Índia devem estar esfregando as mãos com as oportunidades de negócios e desenvolvimento que se abrem. O Brasil também começará a rir tão logo passe o efeito irritante da notícia que o coloca como vítima da bisbilhotagem. A tendência é o aumento do comércio e da cooperação técnica e econômica entre estes países, junto à grande maioria das outras nações com histórico de oprimidas por políticas imperialistas.

Quem duvida, basta ver o que acontece com o sistema de TV Digital nipo-brasileiro. Criado depois do sistema estadunidense, em poucos anos já domina quase todos os países da América latina e começa a entrar na África. Coisa semelhante pode acontecer com sistemas que fazem a internet funcionar.
ISDB-T é o sistema nipo-brasileiro
ATSC é o sistema estadunidense
DVB-T é o sistema europeu
DTMB é o sistema Chinês.
El Salvador e Honduras voltaram atrás na decisão pelo sistema americano e reabriram processo de escolha.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração