Pages

sábado, 7 de setembro de 2013

Magistrados discutem ‘vacina’ contra efeito Joaquim Barbosa


Começam a ser discutidas entre magistrados a ideia de quarentena para juízes picados pela mosca azul da política.

A preocupação vem de magistrados vocacionados para o poder judiciário que se preocupam em evitar que tribunais sejam usados como palanque para promover candidaturas futuras, sacrificando a isenção, imparcialidade e seriedade jurídica de julgamentos.

Juízes envolvidos em casos de grande projeção nacional estariam se utilizando desses holofotes para tentar se promover e fazer a transição para a seara política.

A busca pelo palanque, se traz dividendos políticos no curto prazo para alguns juízes-candidatos, trazem danos de longa duração à credibilidade do judiciário e sério risco de desmoralização da justiça brasileira nos fóruns jurídicos internacionais e nos meios acadêmicos.

A inspiração para a proposta está no presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Embora negue intenção de disputar a eleição, se diz lisonjeado ao ser citado como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Uma das ideias é ficar em "quarentena" na primeira eleição subsequente a sua saída da magistratura. (Com informações do Poder Online)

4 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Não Zé Augusto, essa posição dos magistrados tem algo mais. É medo de mudança

Há um medo real de um profunda transformação na estrutura do judicário. O mesmo ¨medo¨ que a corporação médica apontou para o programa Mais Médicos vai ser evidenciado quando houver um grita geral pela eleição dos que hoje são nomeados pelo executivo.

Essa vacina aí se chama medo da democracia chegar as cortes. Só isso.

Edson Júnior (Aracaju/Se) disse...

Não seria o caso também do ex-ministro Carlos Britto, que aparece na imprensa como "facilitador" da REDE no TSE e virtual componente de chapa com Marina, ou mesmo candidato ao governo no DF?

Malú disse...

Pois é, o Joaquim tem tanto ódio ao Lula, mas ama o Aécio. Por que o Joaquim ama Aécio? Porque o Aécio deu um colar para enfeitar o ego do Joaquim. O Aécio, através do Hulck arranjou um emprego para o filho do Joaquim na Globo. Sem contar que o Joaquim é mineiro como o senador e pode, futuramente, facilitar muito a vida do ministro do STF em Minas caso ele se candidate. O Lula? O que fez o Lula pelo Joaquim? Só deu o melhor cargo que ele poderia sonhar na vida... só porque é negro. Quando o Joaquim pensa nisso, ele literalmente quer morder o Lula. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Syk4ryo disse...

Essa comenda é por serviços prestados?
Vamos ver se hoje, 11 de setembro, ocorrerá no Brasil um atentado contra os pilares do Estado Democrático de Direito.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração