Pages

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alstom-PSDB: Justiça quer saber de contas de Andrea Matarazzo (PSDB) no exterior


Banco Central e Receita têm 15 dias para enviar dados sobre 11 acusados; depois, processo volta ao MPF

A Justiça Federal decretou quebra de sigilo bancário e fiscal de 11 investigados do caso Alstom, suposto esquema de cartel nas áreas de transporte e energia em São Paulo, informação antecipada ontem pelo blog de Fausto Macedo no estadão.com.br. A medida abrange o período 1997-2000 e atinge, entre outros, o hoje vereador paulistano Andréa Matarazzo (PSDB) e Jorge Fagali Neto, ex-secretário de Transportes em 1994 (governo Fleury).

A Justiça Federal determinou que o Banco Central e a Receita infor­mem se os 11 acusados no escândalo envolvendo a empresa Alstom tem contas bancárias no exterior, como re­sultado da quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos. Segundo a Polícia Federal, que indiciou os 11 suspeitos em 2012, a empresa francesa teria pa­gado propina a servidores públicos e diretores de estatais paulistas (PSDB) para via­bilizar contratos em áreas como ener­gia e transporte na década de 1990.

Na decisão de 27 de agosto, a 6ª Vara Criminal, a pedido do Ministério Públi­co Federal, determina que a Receita di­ga se os 11 indiciados e se as empresas a eles vinculadas declararam ter contas bancárias no exterior entre os anos de 1997 e 2000. E afirma que, se essas con­tasexistirem, o Banco Central deve re­passar detalhes sobre elas à Justiça. Os dois órgãos receberam 15 dias para en­viar os dados.

Depois que isso for feito, o processo voltará a ser analisado pelo MPF.

Entre os 11 indiciados estão o verea­dor e ex-secretário de Energia Andrea Matarazzo (PSDB), o ex-diretor do Metrô Jorge Fagali Neto, e Eduardo José Bernini e Henrique Fingerman, ex-diri­gentes da EPTE, de energia.

O juiz também solicitou à embaixada da França no Brasil informações sobre o paradeiro de Pierre Chazot e Philippe Jaffré, que teriam sido apontados como supostos mandantes de pagamento de propina pelo grupo Alstom. O juiz quer saber também se Jaffré morreu. Siga nosso blog no Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração