Pages

sexta-feira, 7 de março de 2014

Mensalão tucano via esquema Banestado condena Valério, mas Azeredo continua impune.


Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios nas agências de publicidade SMP&B e DNA Propaganda, foram condenados a penas na Justiça Federal de Minas pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Já o ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) continua sem ser julgado, uma vez que o ministro Joaquim Barbosa deixou o mensalão tucano em segundo plano.

Os fatos foram descobertos pela Força-Tarefa Banestado, cujos trabalhos apontaram que, de 1998 a 2001 (governo FHC), bilhões de dólares foram remetidos do Brasil para o exterior, na mais gigantesca evasão de divisas de que se tem notícia. O esquema começou a ser investigado quando se descobriu um número irregular de transações financeiras operadas pela agência do Banco do Estado do Paraná (Banestado) em Nova Iorque/USA. Uma das contas para as quais eram destinados os recursos era a notória Beacon Hill, conta sediada no banco JP Morgan Chase, para onde eram enviadas as remessas clandestinas.

Segundo a denúncia do MPF, Marcos Valério e sócios promoveram a saída clandestina de recursos financeiros do país, em montante superior a 628 mil dólares, por intermédio da Beacon Hill Service Corporation e da subconta Lonton.

Os investigadores identificaram 23 transferências em que a empresa SMP&B, comandada pelos réus, foi a beneficiária, ordenante e/ou remetente das divisas.

A magistrada lembrou que o crime de lavagem envolveu o branqueamento dos valores arrecadados no contexto do esquema que ficou conhecido como mensalão tucano, “uma estrutura organizada para favorecer a chapa composta por Eduardo Azeredo e Clésio Andrade na campanha ao pleito de Governador do Estado de Minas Gerais no ano de 1998, por meio do desvio de verbas públicas e obtenção de recursos privados, em cuja implementação eram peça-chave as empresas DNA Propaganda Ltda, SMP&B Comunicação Ltda e seus sócios”. (da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal em Minas Gerais)

3 Comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

O VALOR QUE VALERIO FOI CONDENADO ALIAS BEM CONDENADO DIZ EM VALORES DE 628 MIL DOLARES. MAIS SE FALA DE TRANSAÇOES DE BILHOES QUE NATURALMENTE NAO TEM NADA A VER COM VALERIO E SIM COM O PSDB ONDE EDUARDO AZEREDO E FHC PEGARAM MUITO DINHEIROS PARA SUAS REELEIÇOES. ATE O AECIM TAMBEM LEVOU SUA BOLADA

Edmar Lima disse...

Os sujeitos aí foram condenados por "lavagem" de 700 mil. Sendo que o total da fraude de remessas do Banestado foi de cerca de 19 bilhões, quando os EMBARGADORES (de obras públicas do PT) do MPF vai PUBLICIZAR os nomes dos responsáveis pelos demais 18,3 bilhões? Ou também tá sob SIGILO JUDICIAL? Êta M. Públicozinho de merda! Porisso que Demóstenes e Joaquim Barbosa demonstram ser o que são!

Atelie Dalva Gonçalves disse...

E dez por cento que Dilma deu pra cuba

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração