Pages

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lula recebe 27º título de doutor honoris causa

O ex-presidente Lula ganhou nesta quarta-feira o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. O título é o 27ª honoris causa recebida por Lula. "A instituição te honra, e você, presidente, honra esta universidade", disse o professor-padrinho Gonzalo Gomez Dacal, titular de educação que foi o patrono da escolha do ex-presidente para ganhar a distinção em educação e filologia, pelo desempenho do governo em divulgar a língua espanhola, adotada no ensino do Brasil.

De acordo com o Instituto Lula, no pronunciamento, o ex-presidente discursou sobre a emoção de ganhar a denominação honorífica de uma instituição de ensino superior "tão tradicional", com quase oito séculos, e de como o Brasil tem nos últimos 11 anos trabalhado para crescer no ensino, depois de "séculos de atraso", com projetos como o Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que aumentaram o ingresso dos alunos na educação de terceiro grau. "Tivemos de enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo brasileiro", afirmou o ex-presidente.

2 Comentários:

Rita Candeu disse...

essa foto das capas no chão para Lula passar (vi ontem no FB) é emocionante
diz o texto que acompanhava essa foto::

"Uma das coisas que mais me emocionaram em Coimbra foi o relato de estudantes brasileiros e portugueses, além das fotos exibidas em galerias, da premiação de Lula como Doutor Honoris Causa. A Universidade surgiu em 1290, ainda em Lisboa, sendo transferida para Coimbra em 1308.
Todos sabem que os alunos usam uma capa preta, oficialmente chamada de "Traje Nacional", mas que chamam informalmente de "capa e batina". Pois na visita de Lula, num gesto inédito, os estudantes prostraram suas capas ao solo, para que o ex-presidente do Brasil, aquele que alguns chamam de analfabeto, caminhasse sobre elas, ao lado de sua esposa.
Prá mim, esta homenagem a um conterrâneo nosso vale tanto quanto o honorável título que a ele foi concedido. Até hoje me arrepio ao relembrar essas cenas. Os turistas tb podem usar uma capa, para tirar fotos de lembrança, que os estudantes vendem para fazer finanças. Somos avisados de que não se pode esbarrar a capa no chão, pois seria um desrespeito ao símbolo. A minha foi na escadaria da Reitoria:"

texto do perfil que divulgou essas fotos ontem no FB
https://www.facebook.com/antonio.barbosafilhojorn

Unknown disse...

A classe média se remoendo....

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração