Pages

sábado, 5 de abril de 2014

Snowden denunciou espionagem sobre a Petrobras. Ontem TV Globo publicou emails da empresa. E agora?


Ontem o Jornal Nacional da TV Globo publicou emails entre gestores da Petrobras.

Há poucos meses Edward Snowden, o ex-analista da NSA (agência de espionagem estadunidense), revelou ao mundo que os emails da Petrobras foram espionados. O próprio jornalão "O Globo" publicou.

Seria só coincidência?

Sabemos que o jornalismo tem direito a proteger o sigilo da fonte, mas tem pulga atrás da orelha nessa história, principalmente quando um documento de 1965 confirma que o então dono das Organizações Globo passava segredos para o embaixador estadunidense sobre conversas confidenciais que ele tinha com o general-presidente da ditadura.

Mais um capítulo do novelão tucano em que se transformou o Jornal Nacional

Curioso é que os emails são de 2008 e sobre um assunto que já foi usado pela oposição na campanha eleitoral de 2010. Foi o custo do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, mais alto do que o orçamento inicial. O gasoduto ficou pronto em 2009. Se não me engano as contas já foram auditados pelo TCU (estavam sendo contestadas na época), e explicado os acréscimos nos custos, devido a complicações de logística na floresta Amazônica.

As mensagens mostradas sequer falam de irregularidade, nem mostram nenhum acerto escuso, nenhum dôlo. Apenas mostram a preocupação natural entre os dois gestores com os custos mais elevados e atraso das obras do gasoduto e o receio disso comprometer a competitividade do gás como insumo para as termoéletricas de Manaus.

No máximo o JN tinha uma pauta. Teria que apurar mais para virar notícia, se realmente encontrasse alguma coisa que justificasse. Parece que já se deram conta que a Refinaria de Pasadena foi um negócio normal e estão apenas assoprando a brasa do denuncismo anti-Petrobras para não apagar.

O desespero para levar ao ar qualquer coisa, antes mesmo de apurar, mostra o quanto o JN está pautado pelos demotucanos a ponto de se tornar um novelão tucano com um capítulo a cada dia.

Mas essa ansiedade anti-Petrobras pode ter sido um tiro no pé. Se o desejo era requentar uma pauta eleitoral demotucana de 2009, coloca a TV Globo no olho do furacão da espionagem sobre emails da Petrobras.

2 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração