Pages

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Baile neoliberal de Aécio e Campos ficou para trás: Europa estuda moratória da dívida.

Em jantar para banqueiros e megaempresários, Aécio prometeu "medidas amargas" para o povo, seguindo a cartilha neoliberal (leia-se desemprego, arrocho salarial e nas aposentadorias).
Apresentou como garantia de cumprir o arrocho que o banqueiros pedem, o financista Armínio Fraga, a seu lado, apresentado como czar da economia, caso fosse eleito.
Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) abriram a sanfona para tocar a balada do neoliberalismo quando o baile já acabou.

Enquanto os dois demotucanos só falam em aplicar "medidas amargas" neoliberais, na União Européia já se estuda exatamente o contrário. Um plano de reestruturação da dívida dos países membros do Banco Central Europeu para ser paga em 100 anos.

A proposta é uma forma de moratória que seria conduzida pelo próprio Banco Central Europeu.

Eis a notícia do portal português Público:

PADRE propõe baixar a dívida para metade da noite para o dia. E não é milagre.

Plano Politically Acceptable Debt Reestructuring in the Euro Zone coloca BCE a comprar parte da dívida dos países em dificuldade, que seria paga com os lucros que recebem do banco central.

É francês, é economista e é um dos co-autores de um programa que tem dado bastante que falar por essa Europa fora. O plano PADRE – Politically Acceptable Debt Reestructuring in the Euro Zone proposto pelo economista Charles Wyplosz sugere uma reestruturação da dívida pública nos países mais endividados da Europa e que para economias como a portuguesa representaria uma redução para metade do nível de endividamento.

Nesta altura, a Europa discute as vantagens e desvantagens de uma reestruturação da dívida e o próprio presidente da Comissão Europeia nomeou um grupo de especialistas para estudar o tema. Em Portugal, o assunto saltou para a ribalta quando um grupo de personalidades apresentou o Manifesto dos 74 e mais de trinta e cinco mil portugueses assinaram uma petição para que o assunto fosse discutido no Parlamento.

Charles Wyplosz tem uma proposta concreta, que tem tanto de simples como de polémica. E vai apresentá-la esta sexta-feira no IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal, num debate que terá com Victor Bento, João Cravinho e José Maria Castro Caldas. Antes Wyplosz falou com o PÚBLICO sobre o PADRE.

A sugestão que Charles Wyplosz faz aos governos europeus é de colocar o BCE a comprar parte da dívida dos estados-membros mais endividados, como Portugal, e transformar essa dívida em obrigações perpétuas e sem juros. Isto permitia que, de um dia para outro, a dívida remunerada de países como Portugal caísse para metade.

E como é que o BCE seria ressarcido? O BCE, que passaria a ser o credor, seria pago com dinheiro do próprio BCE. Confuso? A sugestão de Wyplosz é que os países que beneficiarem desta reestruturação possam usar os lucros do BCE que são distribuídos aos estados-membros através da emissão de moeda (os chamados direitos de seignoriage) para repagar essa dívida, sendo que a maturidade desse pagamento teria de ser estendida por um período que poderia chegar a 100 anos

Charles Wyplosz, que também é Director do International Centre for Money and Banking Studies, de Geneve, propõe que a “tomada” de dívida por parte do BCE seja feita na proporção da quota que cada país tem no banco central. E para evitar os chamados riscos morais, ou seja, que os países aproveitem esta ajuda para descurar a subida do endividamento, o economista propõe que a dívida perpétua do BCE seja reconvertida em dívida normal e com juros, caso os estados-membros ajudados voltem a aumentar o endividamento.

Esta solução de Wyplosz, segundo o próprio, é compatível com o Tratado Orçamental, e não implica pressões inflacionistas já que a emissão de dívida nova por parte do BCE não seria monetarizada. O grande problema é passar os encargos da dívida actual para gerações futuras. Mas a isso, o economista francês responde ao PÚBLICO, numa entrevista por email, que “não existe uma outra alternativa que seja credível”.

Defende a reestruturação da dívida pública na zona euro. O que vai acontecer se a Europa recusar essa via?

A alternativa a uma reestruturação seria uma lenta erosão das dívidas actuais através de excedentes orçamentais. Este processo iria demorar 20 anos ou mais, período durante o qual o nível de endividamento continuaria extremamente elevado, o que naturalmente poderia despoletar uma nova crise das dívidas soberanas. Este é o risco que me preocupa mais. E é preciso não esquecer que, apesar de tudo, todas as dívidas públicas dos países são hoje maiores do que eram em 2007, ou seja, antes da crise.

Que países da zona euro precisam hoje de reestruturar a dívida?

Seriam sobretudo nos países mais endividados como o Chipre, a França, Grécia, Itália, Irlanda, Portugal e Espanha. A Bélgica e a Alemanha também têm níveis elevados de endividamento

Portugal seria um dos candidatos naturais já que tem um rácio de dívida da dívida sobre o PIB de 130%.

Ninguém [nenhum país] precisou de reestruturar a dívida até a crise ter chegado. O plano que eu defendo não propõe nenhum perdão ou não pagamento da dívida. Propõe antes uma reestruturação na qual todo o pagamento da dívida é honrado, mas durante um longo período de tempo. E o pagamento dessa dívida é garantido pelas receitas que cada país ganha através da quota nos lucros do BCE. E o BCE “cria” dinheiro novo respeitando estritamente o seu mandato de garantir a estabilidade dos preços.

No plano que propõe, caso este venha a ser aceite, qual é a percentagem da dívida que seria alvo de uma reestruturação? Por exemplo, no caso de Portugal que actualmente tem um rácio de 130%

No meu plano eu proponho uma reestruturação de metade da dívida dos governos da zona euro, aplicando a cada país uma quota igual à quota que tem no capital do BCE. Para o caso específico de Portugal, o cenário pós- reestruturação, implicaria ficar com uma dívida de 55,6% do PIB.

2 Comentários:

Norton Eust?quio disse...

O Mundo Financeiro, ha que equacionar urgentemente, a questão do capital imobilizado e sem dono transparente, de origem criminosa, cujo montante não se pode mensurar, e que se expropriado resolveria financeiramente o endividamento Mundial, sem prejuízo pra ninguém!

Valdirio Guerra disse...

FURO DE REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO E DA REVISTA VEJA. Em um voo de carreira, dois repórteres entrevistaram o Aécinho e conseguiram em primeira mão em furo de reportagem a lista com os nomes dos ministros do governo do futuro presidente da republica. Os repórteres JURAM que desta vez, entrevistaram a pessoa certa, verdadeiro FURO DE REPORTAGEM.
Fazenda: Mazzaropi
Banco Central: Beto Rockfeller
Itamaraty: Juscelino Kubitschek
Cultura: Professor Raimundo.
Guerra: Churchill
Trabalho: Getulio Vargas.
Transporte: Lusitana.
Educação: Bocage.
Porta voz: Frank Sinatra.
Policia Federal: Cabo Bruno
Meio Ambiente: O Homem do Tempo.
Direitos Humanos: Madre Tereza se Calcutá.
Aeronáutica: Santos Dumont
Justiça: Pôncio Pilatos
Comunicação: Chacrinha
Segurança Nacional: General Emílio Garrastazu Médici
Comercio Exterior: Al Capone
Saúde: Dr. Mengheli

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração