Pages

domingo, 29 de junho de 2014

Tucanos escondem que Aécio foi nomeado diretor da Caixa por Sarney, aos 25 anos


O Partido Pirata do Brasil, ainda em processo de criação, divulgou a página 15 de um suposto relatório interno do PSDB cujo teor contém estratégias e análise de conjuntura da pré-candidatura presidencial. Não há confirmação da autenticidade do relatório, não há assinatura que identifique a autoria, por isso não é possível tomá-lo como verídico, nem levá-lo a sério.


Mas não deixa de ser curioso um parágrafo, onde diz: "A execução da campanha será feita por Andrea Neves, irmã do nosso candidato. Ela já deu as dicas para não se associar de forma alguma com Sarney, e está estritamente ligada as pesquisas para prover a candidatura de forma dura contra o PT. Deve se encaminhar toda informação para o grupo que ela está trabalhando. O cuidado deve ser redobrado com os grupos ligados a Sarney".

Independentemente da veracidade ou não deste texto, em recente entrevista de Aécio Neves (PSDB), quando perguntado se o PMDB e Sarney comporiam sua base de apoio caso ele fosse eleito, o tucano deu uma resposta em cima do muro, dizendo que não fariam parte do núcleo central do governo.

Na entrevista dá para perceber uma preocupação do tucano em desvencilhar-se da imagem de proximidade com o senador José Sarney (PMDB), hoje em palanque oposto, mas com quem teve uma longa história de relacionamento político.

Ao fim da ditadura em 1985, o PMDB da época lançou a candidatura de Tancredo Neves, avô de Aécio, a presidente ainda em eleições indiretas pelo colégio eleitoral. Dissidentes do PDS, partido de apoio à continuidade civil da ditadura, criaram o PFL e Sarney foi escolhido vice. Tancredo adoeceu, faleceu, e Sarney tornou-se presidente.

Antes da missa de 30o. dia de Tancredo, no dia 14 de maio de 1985, o Diário Oficial da União publicava decreto do então presidente José Sarney nomeando um jovem recém-formado de 25 anos para Diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal. Era Aécio Neves.

O decreto era assinado também pelo então ministro da Fazenda, atual senador Francisco Dornelles (PP-RJ), primo de Aécio.

A nomeação política, e com nepotismo, do inexperiente Aécio Neves há 29 anos para um cargo tão alto, em uma espécie de primeiro emprego, desconstrói todo o discurso do tucano sobre gestão, meritocracia, aparelhamento político do estado, e outros bordões que os tucanos gostam de dizer, mas não praticam.

Por isso, o relatório divulgado pelo Partido Pirata pode ser ou não verdadeiro, mas a preocupação em não associar o nome de Aécio ao de Sarney faz sentido, pois traz de volta um passado que os tucanos preferem manter abafado, longe do conhecimento e da memória do grande público.

7 Comentários:

Adilson disse...

Helena, por acaso você tem o link que leva até essa nomeação no Diario Oficial. É porque quero fazer um Post e colocar a fonte caso algum coxinha venha dizer que é mentira. Se puder passar agradeço.

Helena™ disse...

Adilson
Não encontrei o link do Diario Oficial. Mas, a informação sobre a nomeação de Aécio voce poderá confirmar na página oficial do Aécio na parte "biografia" http://aecioneves.com.br/biografia/
Ou também, na página oficial de Aécio na wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9cio_Neves
Lá diz o seguinte:
Aécio foi nomeado pelo presidente Tancredo Neves, como secretário de Assuntos Especiais da Presidência da República. Com a morte de Tancredo e a posse do vice-presidente José Sarney, Aécio e todos os ministros e assessores nomeados por Tancredo renunciaram, para que o novo presidente pudesse escolher livremente a composição de seu gabinete. Aécio então foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal.

Zé Augusto disse...

Aqui tem o link do diário oficial:
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3457005/pg-1-secao-2-diario-oficial-da-uniao-dou-de-15-05-1985

Gabriela disse...

Jogo sujo, mais um motivo para votar em Aécio.

Unknown disse...

Boa tarde, gostei de receber esse contato, espero mais informações para que eu possa divulgar fico no aguardo, obrigado

Manoel disse...

A continuidade da Capitania Hereditária destrói o povo e a distribuição de renda no país..

Silvia Souza disse...

informações sobre o Senador Aecio as quais não deveriam excluir do currículo. Relembrando!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração