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sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Jornal do Otávio Frias mostra como apoiar, disfarçadamente, um candidato


A Uol, do grupo do jornal Folha de São Paulo, que ainda não escreveu editorial apoiando o candidato tucano Aécio Neves,  estampou a manchetona na capa: “Venda diária de carros em julho é a pior do ano; queda é de 13,6% frente a 2013
O jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) que em 2010 assumiu em seu editorial que apoiava o então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, saiu com a manchete:“Venda de veículos sobe 11,7% em julho, diz consultoria
Que a Folha faz campanha para Aécio, até o TRE sabe. Tanto é que, em maio desse ano, a Folha de São Paulo foi  condenada pelo TRE/RJ por campanha eleitoral antecipada para Aécio Neves. A Coluna que o tucano mantinha no jornal apresentava compromissos eleitorais do partido para as próximas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) determinou  ao jornal Folha de São Paulo a retirada de uma coluna de Aécio Neves, publicada no dia 26 de maio no site do jornal. De acordo com o juiz Guilherme Pedrosa Lopes, o senador realizou, com o apoio da Folha, campanha eleitoral antecipada.

No texto, intitulado “O fim da miséria”, Aécio, como sempre, fazia críticas ao  governo e apresentava  elogios ao PSDB, deixando claro o intuito eleitoral  da publicação. Aécio era   colunista da Folha desde 2011 e seus textos sempre, eram, e são, carregados de ataques ao PT e ao governo da presidenta Dilma Rousseff.A decisão do Tribunal foi publicada no dia 28 de maio, e o jornal informava  que não retiraria o texto do ar e que ia recorrer da decisão.

Distorções e manipulação

À semelhança do que ocorreu em eleições passadas, a grande imprensa brasileira assume uma postura clara de apoio à candidatura do PSDB à presidência da República.

 Essa preferência partidária manifesta-se por meio da construção de uma agenda e de um imaginário que tem o objetivo de alavancar a campanha do candidato adversário de Dilma.

A imprensa  tem nos vendido diariamente uma imagem negativa do  governo  Dilma. Deixando de publicar assuntos que seriam de grande interesse para a população. Dessa forma os jornais, todos eles, se desvirtuam do verdadeiro objetivo da imprensa que é o de simplesmente informar. Cabe ao leitor a capacidade de interpretar as informações recebidas.

Mas, não  interessa aos donos da comunicação informar ao povo. Acreditam que  povo desinformado é mais fácil de ser manipulado.Pensam que a  informação é um poder que não deve estar em nossas mãos porque pode contrariar vontades “nobres”. 

1 Comentários:

Paulo de Esteio RS disse...

Esta informação, baseada no número de carros vendidos é meia verdade. Os meus amigos, funcionários da construção civil, que antes olhavam carros só pelo preço, agora querem ar cond., sensor, direção, motor acima de 1.0, e, se couber na prestação até câmbio aut. São menos carros, mas com valor agregado maior.

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