Pages

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dilma dobra vantagem sobre Marina e diminui chance de 2º turno


A presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem na pesquisa Datafolha de primeiro turno da eleição presidencial e, pela primeira vez na série do instituto, aparece quatro pontos a frente de Marina Silva (PSB) na simulação de segundo turno.

Se a eleição fosse hoje, a petista terminaria a primeira etapa da disputa com 40% dos votos totais, agora 13 pontos a frente de Marina, que alcança 27%. Na pesquisa da semana passada, a dianteira de Dilma era de 7 pontos.

Em relação ao levantamento anterior, Dilma avançou três pontos percentuais (de 37% para 40%), Marina variou três para baixo (30% para 27%), e o senador tucano Aécio Neves oscilou um para cima (17% para 18%).

A tendência de crescimento das intenções de voto em Dilma fica mais evidente olhando para a série mais longa do instituto. No fim de agosto, ela tinha 34%. Foi oscilando para cima seguidamente até atingir os atuais 40%.

No teste de segundo turno mais provável, o Datafolha mostra Dilma com 47% contra 43% de Marina.

É um empate técnico no limite máximo da margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos. Mas é também a primeira vez que Dilma surge numericamente a frente da pessebista nesse tipo de simulação. Na semana passada, o placar era 46% a 44% para Marina. No fim de agosto, a ex-ministra do Meio Ambiente tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma (50% a 40%). Informações do Estadão

O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios. O registro no TSE (tribunal Superior Eleitoral) é BR-00782/2014.

 Diminui chance de 2º turno, avalia Datafolha

O resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 26, indica que pode diminuir a chance de a eleição presidencial ser definida no segundo turno. "O resultado é importante porque indica a diminuição da chance de ter segundo turno", destacou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em entrevista à TV Folha, após a divulgação dos novos números da pesquisa que indicam Dilma Rousseff (PT) subindo de 37% para 40%, Marina Silva (PSB) caindo de 30% para 27% e Aécio Neves (PSDB) oscilando positivamente de 17% para 18% no primeiro turno. Em termos de votos válidos, Dilma tem 45%, Marina tem 31% e Aécio, 21%.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição no primeiro turno. "A questão é saber se o tucano terá fôlego para alcançar Marina." Apesar da avaliação, Paulino reiterou que, se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% das intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita. "Se Dilma subir mais 5 ou 6 pontos, liquida a fatura no primeiro turno", emendou.

Segundo o diretor do Datafolha, o Nordeste foi a região que deu maior vantagem a Dilma e, consequentemente, a perda de intenção de votos para Marina. No Nordeste, Marina perdeu 9 pontos e Dilma cresceu 6 pontos

Os 13 pontos que a presidente abriu no Datafolha equivalem a cerca de 15 milhões de votos. Para recuperar uma desvantagem desse tamanho, Marina precisaria converter 3 de cada 4 eleitores de Aécio. Por isso Dilma aparece à frente de Marina na simulação de segundo turno do Datafolha, com 47% a 43%. A chance de empate técnico com uma diferença de 4 pontos tende a zero.

1 Comentários:

Unknown disse...

eu sou franco a dizer que dilma sempre esteve a frente pronta para ganjhar em 1 turno os numeros forao inflados criados para tentar ganhar votos mas nao funcionou entaoos indtitutos agora teem que correr contra o tempo para nao ter que fazer como na eleicao passada quando o mesmo datafolha teve que dar acho que 10 pontos de reopente a dilma assim de repente e do nada e a agora ta sendo a mesma coisa a verdade [e nunca marina suiu nem dilma deceu marina tem seus 20 milhoes de votos assim coo o psd sempre teve seus 30 milhoes sempre os mesmo e pt saudacoes

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração