Pages

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Tucano que prometeu "arrancar cabeça de Dilma" terá que reafirmar ameaças à PF


O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou, nesta segunda-feira, um conjunto de requerimentos à Polícia Federal, Ministério da Justiça, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que seja apurada a ameaça de morte à presidente Dilma Rousseff feita por um advogado de Brasília, e que em 2014 concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSDB. 

 Rejeitado nas urnas, tucano promete arrancar cabeça de Dilma à "foice e martelo"

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Matheus Sathler Garcia, candidato a deputado federal pelo PSDB do Distrito Federal em 2014 e rejeitado nas urnas. afirma que, caso a presidente Dilma não saia do Brasil até a véspera do dia 7 de setembro, "sangue vai rolar", e prossegue dizendo que "com a foice e o com o martelo nós vamos arrancar sua cabeça e pregar e fazer um memorial pra você".


No pedido remetido à PF, o deputado Pimenta solicita que o advogado filiado ao PSDB seja ouvido para que reafirme diante da autoridade policial as ameaças feitas à presidente Dilma. "Ele terá uma oportunidade para reafirmar as ameaças e esclarecer o teor de sua manifestação", enfatizou Pimenta, lembrando que recentemente, em um caso idêntico, um americano foi detido após ameaçar de morte o presidente Barack Obama. Nos EUA ameaças dirigidas ao presidente são punidas com até 10 anos de prisão.

Em outro documento enviado ao Ministério da Justiça, o parlamentar requer "instauração de procedimento investigatório adequado". De acordo com o Código Penal cabe, exclusivamente, ao ministro da Justiça proceder quando crimes contra a honra forem dirigidos à presidente da República.
O deputado Pimenta fez ainda mais três encaminhamentos: ao Gabinete de Segurança Institucional do Ministério da Justiça, responsável pela segurança do 7 de setembro; um pedido de providências ao Ministério Público Federal, por incitação ao crime; e à Ordem dos Advogados do Brasil, para que o Tribunal de Ética e Disciplina instaure processo disciplinar contra Matheus Sathler Garcia.

 De acordo com Pimenta, além das ameaças, o advogado prega mecanismos violentos de rompimento da ordem constitucional, com flagrante escárnio pelos princípios do Estado Democrático de Direito. "O Código prevê ainda que o advogado 'deve ter consciência de que o Direito é um meio de mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas e que a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos' (artigo 3º). O advogado Matheus Diniz Sathler Garcia, ao contrário, prega mecanismos violentos e que se valem até mesmo de tortura e da morte para finalidades políticas", diz o pedido do deputado Pimenta enviado à OAB. 

Ministro determina que PF apure ameaças à presidenta Dilma

‌ O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar as ameaças proferidas contra a presidenta Dilma Rousseff pelo advogado Matheus Sathler Garcia, candidato a deputado federal pelo PSDB do Distrito Federal em 2014.

O advogado chegou a divulgar um vídeo na internet em que ameaça promover um golpe militar e decapitar a presidenta da República. No vídeo, o advogado se identifica e sugere à presidente que fuja do Brasil ou cometa suicídio.A decisão do ministro foi encaminhada ao Diretor-Geral da Polícia Federal. As medidas legais serão aplicadas ao caso para que, realizada a investigação policial, possam ser tomadas as sanções penais cabíveis.

 

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração